A História dos Computadores - Retro Nostalgico

ULTIMAS

O Retro Nostalgico tem o proposito de mostrar como era o passado e como as pessoas eram felizes

ANUNCIOS

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Retro Nostalgico , A História dos Computadores , Informatica ,
A História dos Computadores 4 5 1

A História dos Computadores




ÁBACOS

Os primeiros registros dos ábacos foi no ano de 5.500 antes de Cristo. Foi construído pelos povos da metopônia, mas também utilizados por outros povos: Egito, Grécia, Índia, China, Babilônia, e até mesmo pelo Japão. Os Ábacos Foram considerado os primeiros computadores da história, Existe vários variedades de ábacos que foram desenvolvidos na antiguidade, o mais popular foi o de números bases de 2 e 5 que representam os números decimais.
Na Grécia e no Egito existiu outras tipos de ábacos, esses usavam números sexagesimais que utilizavam os números de 5,2,3 e 2 por cada dígito.
Na Roma Antiga era conhecido como "Calculus" este termo foi utilizado para derivar o nome cálculo utilizado na atualidade. William Oughtred criou uma tabela de régua para grandes multiplicações nos ábacos.
 Na atualidade o ábaco é usado atualmente  para ensinar crianças com as operações de somar e atribuir. 

ábaco

BLAISE PASCAL

A primeira calculadora mecânica da história foi criada pelo matemático Francês Blaise Pascal no ano de 1642. A máquina de Pascal foi criada para utilizar as quatros equações básicas da matemática, mas na prática ela somente fazia cálculos de Somar e Subtrair e por isso não foi muito aceitada na época.
A Maquina era conhecida como a "Maquina de Pascal". 
Atualmente a Máquina de Pascal está no Museu de Artes e Oficio de Paris.




GOTTFRIED LEIBNIZ

Anos depois de Claise Pascal ter criar sua calculadora mecânica, Gottfried Leibniz criou a sua própria calculadora Mecânica.
A diferença entre as duas  maquinas era que a de Gottfried fazia todas as equações da matemática "Somar, Subtrair, Multiplicação e Divisão.


JOSEPH MARIE JACQUARD

Joseph Marie Jacquard

No ano de 1804 Jopesh Marie Jacquard construiu um tear, a diferença desse tear  dos outros teares da sua época, era que maquina feita  por Jaqcuard era automatizada e podia fazer desenhos muito mais sofisticados que os outros feitos por maquinas da época.
Para ter esse feito, Jaqcuard usava cartões com perfurações,  por seus cartões serem perfurados em formas de desenhos de figuras e apos isso era inserido em suas maquina e e no final suas maquinas reproduziam  vários tipos de desenhos. Foi dada a sua maquina o nome de maquina programável.

maquina de Joseph maria jacquard

ALAN TURING


Alan Turing nasceu em Junho de 1912 na Inglaterra. Turing foi considerável o pai dos computação e influenciou o desenvolvimento da Ciência da Computação. 
Turing trabalhou na Segunda Guerra Mundial e trabalhou para a inteligência britãnica em Bietchley Park no centro de quebra de códigos. Participou na quebras do códigos feito pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.
"Os computadores atuais com os seus funcionamentos (memoria, e aspectos lógicos para os usos de funcionamento, Turing foi o responsável para criações dos computadores atuais.


Primeiros Computadores


PRIMEIRA GERAÇÃO

Nas primeiras gerações  computadores modernos tinha as principais características válvulas eletrônicas.
As melhores maquinas na época era a Eniac (Eletrical Numerical And Calculator).
Seu peso era de 30 toneladas.Seu preço na época era de 500 mil dólares e suportava um hardware de 70 mil resistores e com 18 mil válvulas no seu funcionamento e com 200 mil watts de energia. 
Seu sistema operacional era cartões perfurados (iguais ao sistema de tear feito por Joseph Marie Jacquard). Foi feita em 1943 mas somente em 1946 ser mostrada e ligada em 1947.

SEGUNDA GERAÇÃO

Na Segunda Geração de computadores as válvulas foram trocadas por transistores e isso fez diminuir muito os tamanhos dos hardwares desses computadores,  
Foram colocasd várias linguagens nesses computadores como Fortran, Cobol, e o Algol.
O Pdp 8 foi o mais conhecido computador da Segunda Geração e com um valor muito mais baixo

Pdp 8 Computer
computador anos 60


TERCEIRA GERAÇÃO

Na Terceira Geralção os Computadores eram menores e compativeis entre si, e utilizava as mesmas instruções de programação.Foram criados os circuitos elétricos e com isso mas maquinas suportavas vários hardwares diferentes ao mesmo tempo.
E com isso esses computadores ficaram muito mais rápidos e com o seu valor muito mais baixo que os anteriores
Nos anos 60 e 70 o poder de armazenamento dos computadores aumentou em sua capacidade e funcionamentos e a sua velocidade e sua produção e eficiência melhoram em vista dos computadores anteriores.

QUARTA GERAÇÃO

A Quarta geração surgiu nos anos de 1970, nos anos 70 os computadores diminuiram muito seu tamanho e preço e nisso surgiu o interesse das pessoas em comprar.
E com isso o uso domésticos nos estados unidos muito tiveram a oportunidade de comprar os computadores.



O um dos primeiros computadores foi o Altair 8080 lançado nos anos de 1970, praticamente no  ano de 1974.
No seu modelo básico seu preço era de 439 dólares e o comprador precisava soldar os componentes. Foram vendidos 4000 unidades em apenas 3 meses.
Sua memória somente era de 256 bytes, muito pouca memória, mas os padrões na época era uma grande tecnologia, tinha uma expansão para sua memoria de 4 kb e seu preço era de 264 dólares.
Bill Gates desenvolveu  uma versão do Basic para o Altair.

COMPUTADORES DA MICROSOFT

Bill Gates e Paul Allen se conheceram no tempo da universidade, eles descobriram os interesses em comum entre os dois e então em 1975 fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft ( Microcomputer and software) tinha o proposito de desenvolver um software na linguagem Basic para o computador Altair 8800 da IBM.


O Windows começou no em 1981,  o windows chega no mercado em 1985 com a versão Windows 8.1 e isso fez um grande aumento de usuários domésticos, com o Mouse aumentar a posiblidade de uso de outros programas com o recurso de multi-tarefa e uma interface colorida diferente do Ms-DOs, com calendários e bloco de notas, calculadora, Paint.

Windows 8.1
windows 8.1

Windows 8.2

A segunda versão do Windows, o Windows 2.0 Surgiu no ano de 1987, e também nesse mesmo ano foi criada o PowerPoint e o Excel.
A interface dessa nova versão era parecida com a versão anterior, mas seus gráficos era melhores, e com outros novos recursos e ferramentas.
O MS-DOS foi incluido, e o MINIMIZAR e o MAXIMIZAR foram adicionados.

Windows 8.0
microsoft



A Microsoft conquistou os mercados e lançou outras versões: Windows 3.0, 3.1 e os We Windows 95 e 98, Me (Millenium Edition) XP, Vista e o Windows Seven para detalhes dos desses windows (Link).




COMPUTADORES APPLE

Os primeiros computadores da appe foi o Apple I, feito por Steve Wozniak no ano de 1976, em Palo Alto na california 
Podia ser adaptado com gabinetes. O aparelho tinha um processador de 1 MHz e uma memoria Ram de 8 KB. O preço na época era de 667 dólares.

apple

Apple II


O Apple II foi a invenção de Steve Wosniak, essa versao teve melhorias e sua carcaça foi feita de plástico na cor branca. Uma raridade para os computadores daquela época, por causa que os concorrentes usavam sempre a cor bege. O Computador feito pela Apple vinha com um teclado incorporado, e uma memória Rom maior e e sua memória RAM podia ser alterada.
Seu preço na época era de 1.298 dólares.

apple


Lisa - Apple

O Computador Lisa foi criado em 1983, e foi o  primeiro desktop a usar a interface gráfica. Seu processador tinha 5 MHz e 1 MB de RAM, 2 unidades de disquetes de 5.25 polegadas.
O monitor tinha 12 polegadas e era imbutido, e com uma resolução de 720 x 360 Pixels.
A configuração do Lisa era muito melhor do que a dos concorrentes na época.
O único problema era o preço de 9.995 dólares e isso fez que o Lisa tivesse problemas de vendas.

apple


Macintosh

Em 1984 o apple criou o Macintosh, foi o considerado o primeiro computador a ter um interface gráfica mais acessivel. Seu processador era de 8 MHZ, 64 KB de memória ROM e 128 KB de RAM.
Para aumentar as Venda do Macintosh a Apple fez um comercial e colocou durante um jogo da Super Bowl de 1984 e fez estourar as vendas nos Estados Unidos, e ainda até hoje é lembrado como uma das melhores publicidades.

apple


Imac - Apple

Steve Jobs foi expulso da empresa que criou em 1985, mas em 1998 ele retornou ao lugar onde nunca poderia ter saido e voltou com classe, a mesma classe que sempre teve em suas conquistas.
Então foi lançado o Imac G3, e tinha o proposito de ser o computador do novo milênio. 
Foi fabricado em um gabinete azul transparente com um monitor integrado com 1024 x 768 pixels e foi o primeiro a eliminar o uso dos disquetes.
Sua memória era de 256 de Ram. e seu preço era de 1.3 dólares. 
Houve grande publicidade, inclusive no Brasil.



     apple

Power Macintosh


Em 1999, a apple lançou o Mac G3, um cpu para o mercado com poder mais exigente.
Seu processador trabalhava de 300 e 450 MHZ e placa de video de 128. Seu preço era de 1.6 dólares.

apple


Para ver mais sobre outras novas versões do Apple vejam neste link 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial