Éder Jofre - O brasileiro que foi o melhor lutador da era Moderna


Éder Jofre - O Melhor lutador de boxe do Brasil

Éder Jofre é um ex-pugilista brasileiro, foi conhecido por muitos especialistas de vários lugares do mundo como o maior peso-galo de boxe da era moderna, no ringue ficou conhecido como o "Galinho de Ouro", recebeu este apelido do escritor Benedito Ruy Barbosa.
Éder nasceu em São Paulo e logo foi morar bairro paulistano do Peruche, sua família ja era de boxeadores.
Seu pai, o argentino José Aristides Jofre, era conhecido como o "Kid Jofre" (1907 - 1974), seu pai ja tinha sido um respeitável pugilista, e ensino tudo o que sabia a seu filho Éder Jofre.
Éder Jofre na sua juventude tinha escolhido o curso de arquitetônico, mas o houve um acidente no Liceu de Artes e Oficios, e com isso Éder perdeu seus materiais. e após isso ele escolheu melhorar seu Boxe.

Éder Jofre - O brasileiro que foi o melhor lutador da era Moderna

No ano de 1993, Éder entrou na sua primeira vez nos ringues como amador, no torneio de "Forja de Campeões que era particionado pelo Jornal A Gazeta Esportiva. Éder Jofre disputou os Jogos Olímpicos de 1956 em Melbourne na Austrália. Nas olimpíadas chegou como um dos favoritos, pois estava invicto como amador, mas na olimpíadas a organização o fez lutar com um lutador muito maior que ele, e isso fez seu nariz quebrar, e Éder lutou sem condições, só respirava por sua boca, e isso o fez ser derrotado.

Na sua segunda luta na Olimpíada os jurados deu a vitória para o chileno Claudio Barrientos, após o chileno se tornar profissional voltou novamente a lutar contra Éder Jofre e foi derrotado, e levou 8 Knock downs.

Éder Jofre peso Galo

Éder Jofre entrou como professional em 1957 na categoria Peso-Galo. No ano seguinte, já era Campeão brasileiro na categoria. Em 1960 lutou contra o argentino Ernesto Miranda e conquistou o titulo sul-americano dos galos e logo seu nome escreveu seu nome na História do Boxe Mundial.
No mesmo ano mudou-se para o Estados Unidos e se tornou o campeão mundial pela National Boxing Association quando venceu por nocaute o mexicano Eloy Sanchez no Olympic Auditorium. Em 1970 venceu o irlandês Jhony Caldwell que era campeão da versão europeia. Éder conseguiu manter o titulo mundial até 1965, ganhando todas as lutas por nocaute. No mesmo ano lutou contra o japonês "Fighting Harada".
Em 1966, na luta de revanche, perdeu novamente em uma luta controversa, Éder ficou muito triste por essa perda.


 Encontro de Eder Jofre e o lutador Fighting Harata

Encontro de Eder Jofre e o lutador Fighting Harata

Em 1970 todos esperavam que Éder Jofre tinha saido de vez do Boxe, mas voltou a lutando peso-pena. No peso-pena teve 25 vitórias, uma dessas lutas foi em cima do grande lutador cubano Jose Legre e o fez novamente a ganhar o titulo mundial do conselho Mundial de Boxe. 
Em 1974 seu pai e treinador José Aristides Jofre (O Kid Jofre) faleceu e em 1976 após o falecimento de seu irmão  Dogalberto. Éder jofre se aposenta das lutas de Boxe profissional. 
E até Hoje é lembrado como um dos melhores lutadores de Boxe  mundial Vivo.