a-historia-dos-primeiros-rádios.jpg
O rádio foi, sem dúvida, uma das invenções mais importantes do ser humano. Pela primeira vez na história, uma grande parte da população pôde ser informada em tempo real. Atualmente, um dispositivo de rádio quase não ocupa espaço graças aos avanços eletrônicos, mas isso nem sempre foi o caso. Por exemplo, o primeiro rádio portátil pesava 10 quilos.
Em 1865, James Clerk Maxwell escreveu como uma declaração teórica: É possível gerar ondas eletromagnéticas que se propagam à velocidade da luz.
Duas décadas mais tarde, Heinrich Hertz demonstrou que era possível usando radiação alternada faíscas actuais geradores de alta tensão entre as duas esferas de metal: faíscas produzidas radiação electromagnética detectada por aquele anel com uma abertura.
Heinrich R. Hertz realizou as primeiras transmissões de rádio em 1886. No começo, muito pouco: envie uma transferência de energia na forma de uma faísca, essa foi a primeira mensagem.

Não havia nada para pensar sobre a transcendência do que acabara de acontecer, então o transmissor foi encurralado em um laboratório da universidade alemã.
Em 1894, uma série de pesquisadores estavam interessados ​​nos experimentos de ondas do rádio: Inglês Oliver Lodge e russo Alexander S.Popov, a 24 de março de 1896 foi transmitido pela rádio em primeiras palavras de Morse.
Mas, finalmente, o engenheiro elétrico Guglielmo Marconi, nascido na Itália, seria o primeiro a encontrar teorias Hertz aplicação prática: o rádio. Por esse motivo, Marconi é considerado o inventor do rádio. Embora seja um fato que cria grande controvérsia.
A primeira coisa que ele pensou e fez foi aplicar o rádio às transmissões marítimas e, em 1897, enviou trinta quilômetros adiante um sinal recebido por um rebocador.Alguns anos mais tarde, muitos navios navegaram equipados com o transmissor sem fio Marconi, que na verdade era um rádio, embora a mensagem estivesse codificada em Morse. Talvez te interesse: para que serve um navio?

As-primeira-transmissão-de-rádio-do-mundo


A primeira transmissão de rádio para o público geral ocorreu na véspera de Natal de 1906 pelo professor Reginald Aubrey Fessenden.
Foi feito usando uma antena de 128 metros de altura instalada pela empresa americana National Electric Signalling. Foi uma saudação de Natal com música de Handel. Embora esse fato tenha passado praticamente despercebido.
Tivemos que esperar por uma invenção criada pelo físico americano Lee De Forest, o triodo, que ele chamou de Audion, o que permitiu a música e as palavras poderiam ser transmitidos de forma fácil e certa fidelidade.

O triodo possibilitou a transmissão, recepção e amplificação, três conceitos básicos da mesma ideia: radiocomunicação. O triodo foi o rei indiscutível na transmissão até 1950, quando os transmissores começou a ser equipado com milagre eletrônico do momento: o transistor (ver quem inventou o transistor).

A Rádio Galena


o rádio galena


Em 1910 as investigações dos americanos Henry H.C. Dunwoody e Greenleaf Whittier Pickard levaram à invenção da rádio Galena, a primeira estação de rádio da história.
A galena, cristal de sulfeto de chumbo, associada a outros elementos simples tornou possível para muitos fãs construir seus próprios aparelhos de rádio.
ainda não era possível alterar o disco porque a primeira mudança de freqüência receptor, o superheterodyne, foi uma ideia do Francês judaica Lucien Lévy, que em 1917 ficou simplesmente girando um botão pode parecer diferentes estações de rádio naquele tempo muito escasso.
O ajuste auditivo também foi facilitado. O rádio ainda era uma questão de poucos nutters solitários, em parte porque não era possível transportá-lo de um lugar para outro, o que poderíamos fazer em 1922 com a invenção do operadio, o americano John M. Stone.
Foi o primeiro rádio portátil da história ... mas é claro que era necessário ser forte e rico, pois pesava dez quilos e custava cento e oitenta dólares.

 Os Primeiros Carros com Rádio


Os Primeiros Carros com Rádio

Uma das descobertas mais importantes dessa história ocorreu em 1948: três engenheiros americanos da empresa Bell publicaram seu trabalho sobre o transistor. Seus nomes, todos os prêmios Nobel de Física de 1956, são: John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley.

Esses homens iriam revolucionar o mundo do rádio e da eletrônica. Em 1955, surgiram os primeiros "transistores", minúsculos aparelhos que substituíram as lâmpadas de rádio, permitindo a miniaturização dos receptores.
Mesmo os primeiros alto-falantes não eram nada além de fones de ouvido conectados a um megafone. Somente quando tudo estava bem conectado e pronto e os elementos permaneciam imóveis, você podia ouvir alguma coisa.
Mediada Douradas e rádio pioneira 1920-1930 década, os americanos Chester W. Rice, e Edward Washburn Kellogg inventou um novo alto-falante bobina móvel que resolveu muitos problemas.
Meios de audição foram vários, mas a recepção de ouvido difícil e dificultado o prazer de ouvir Nellie Melba em seu rádio recitais em junho 1922. 
Foi necessário ter muito interesse para se preparar para ouvir ópera no rádio com sistema de som Clément Ader, mas os tempos estavam cutucando o nariz que vai além do homem e onde a novidade e moda andam.
Nesse mesmo ano (1922) o rádio foi aplicado ao carro, a ocorrência de um menino da Filadélfia, que nem curto nem preguiçoso instalou um rádio em seu modelo Ford T, 1922.
Em 1927, esses rádios foram produzidos e anunciados com o nome de Philco Transitone por uma empresa de baterias.
A partir desta data, após uma grande recepção, várias empresas norte-americanas começaram a trabalhar arduamente na fabricação e distribuição de rádios para veículos cada vez mais eficazes. 
Até 1921 as primeiras estações de rádio não apareceram. Naquela década, possuir um receptor era um feito: a recepção era fraca e fraca, e tinha tão pouca sensibilidade que era necessário instalar no jardim uma antena a dez metros do chão, que parecia um arame para pendurar a roupa.
De fato, a antena já tinha sido inventada em 1895 pelo russo Alexander Stepánovich Popov, a quem seus compatriotas consideram o inventor do rádio, ainda que a baixa potência só permitia escutar através de fones de ouvido.

 Fonte: curiosfera