biografia-de-bruce-lee


Bruce Lee, nascido Lee Jun-Fan (San Francisco, Califórnia, 27 de novembro de 1940-Kowloon, Hong Kong, 20 de julho de 1973) foi um artista marcial excepcional, mestre de artes marciais, ator, cineasta, filósofo e escritor americano de origem chinesa, reconhecida em todo o mundo por ser o inovador e expoente das artes marciais dedicando sua vida a esta disciplina, buscando a perfeição e verdade, chegando a criar o seu próprio método de combate e filosofia de vida em Jun fã Gung-Fu, que mais tarde e se juntou ao seu conceito filosófico chamado Jeet Kune do, ou "o caminho do punho interceptor".

Seus filmes, entrevistas e principalmente seu carisma e influência, infectado e espalhar a ascensão da paixão de artes marciais em todo o Ocidente, gerando uma onda de seguidores através mundo.
Bruce Lee nasceu em Chinatown (San Francisco), em 27 de novembro de 1940, no ano do dragão; No entanto, Bruce foi levantada em Kowloon (Hong Kong), onde ele começou a treinar aos 13 anos e artes marciais formalmente chinesas de tai chi com seu pai e, em seguida, estilo Wing Chun, com o Mestre Ip Man.4 De muito pequena, apareceu em filmes de crianças e adolescentes mais tarde. Aos 18 anos, Bruce voltou para os Estados Unidos, onde começou a estudar filosofia na Universidade de Washington, chegando a alcançar um doutorado nesta área. Bruce sendo um inovador e pensador aplicou à sua arte o que ele aprendeu; Ele estudou o pensamento de vários filósofos ocidentais e orientais dos taoístas como Lao-tzu e Chuang-tzu, 6 de maio também começou a treinar seus colegas de faculdade na arte do kung fu chinês.

Durante esse tempo, Bruce abriu sua primeira escola de artes marciais chamada: o Instituto Jun Fan Gung Fu, localizado em Seattle; e mais tarde abriu mais duas escolas em Oakland e Los Ángeles.4 rapidamente e com base em suas experiências em disciplinas marciais: boxe, esgrima ocidental (por seu irmão Peter Lee), Judo (de seu amigo e aluno Taki Kimura), Filipino Eskrima (mão do seu amigo e aluno Dan Inosanto), muay thai e Tangsudo (de seu amigo, o ator Chuck Norris); Bruce começou a desenvolver novas idéias sobre o treinamento de artes marciais, o que levou à criação de seu sistema, o Jun Fan Gung-Fu. Que depois evoluiu para conceitos físicos e filosóficos, levando a seu próprio método de combate, que ele chamou de Jeet Kune Do, ou "o caminho do punho interceptor ', que sempre pregou que você não deve tomá-lo como um simples" estilo 'ou' sistema "time prefijado.4 mais tarde se arrependeu de ter colocado um nome e que o fez uma arte marcial e mais de lá insistiu que o Jeet Kune do era apenas um nome, enfatizando a" sem estilo "ou "não forma".
Enquanto isso, Bruce se tornou uma celebridade através da série americana, The Green Hornet, além de seu posto e filmes populares: The Big Boss, Fist of Fury, maneira do dragão, entra no dragão e Game da Morte, conseguindo a exposição de artes marciais chinesas para o mundo occidental.4 Bruce se tornou um ícone reconhecido em todo o mundo, especialmente entre os chineses.
Bruce Lee se casou com Linda Cadwell em 1964 e, posteriormente, teve seu filho Brandon Lee nasceu em 1965, além de sua filha Shannon Lee, nascido em 1.969,4 The Bruce Lee foi cortado a 20 julho de 1973, quando ele morreu conseqüência de um edema cerebral causado por uma reação alérgica a um medicamento para dolor.3 09 de abril Seu corpo repousa no cemitério Lake View de Capitol Hill, Seattle; ao lado de seu filho Brandon, que morreu em 1993 depois de receber uma bala acidental em filmagens do filme The Crow.
O legado de Bruce Lee varia de filmes para livros como O Tao do Jeet Kune Do, onde grande parte da sua filosofia e métodos de lucha.3 Sua duradoura imagem tempo mostrado e passou para a história como um grande lenda artes marciais, mesmo sendo escolhido pela revista Time como um dos homens mais influentes do século XX 100, além de ser considerado um dos heróis e ícones da história.
Bruce Lee nasceu entre 6 e 8 da manhã, em 27 de novembro de 1940, no Hospital Chinês, localizado na Jackson Street (Jackson Street) em Chinatown, São Francisco (Califórnia). Ele nasceu na hora e no ano do dragão, que segundo as tradições da astrologia chinesa, é um prenúncio de boa sorte; Os nascidos sob este signo são considerados pessoas: nobres, carismáticos, poderosos, sábios e criativos.15
O casamento entre seu pai, Lee Hoi-chuen, da etnia Han e sua mãe, Grace Ho, descendente de chineses e alemães, resultou em cinco filhos.16 Bruce era o quarto desses filhos; seus irmãos eram: Phoebe Lee, Agnes Lee, Peter Lee e Robert Lee. O nascimento de Bruce nos Estados Unidos ocorreu por acaso, já que seu pai, que trabalhou como ator de filmes e comediantes cantoneses na ópera chinesa, estava em turnê apresentando um trabalho da "Companhia de Ópera" que aconteceu naquela época. para San Francisco.
De acordo com os documentos emitidos pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, Lee foi inscrito com um nome chinês e um americano.18 O nome chinês Jun-Fan foi dado por sua mãe e ele foi registrado como Lee Jun-Fan, enquanto que o nome em inglês, Bruce, foi sugerido por uma enfermeira do Hospital Chinês, Maria Glover, para que o recém-nascido tivesse um nome ocidental, a fim de evitar qualquer tipo de problema com sua certidão de nascimento americana; finalmente seus pais concordaram com o que foi dito pela enfermeira e também foi registrado com esse nome, Bruce Lee.

Quando Bruce completou três meses de idade, seus pais receberam uma correspondência de Hong Kong, onde foram instruídos a não retornar porque a invasão japonesa na Manchúria tornou a situação muito complicada, mas Lee Hoi-chuen escolheu fazê-lo já que havia outros. filhos Peter, Agnes e Phoebe.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, Lee Hoi-chuen retornou ao seu trabalho como ator e muitas vezes foi acompanhado por seu filho Bruce, que tinha então 6 anos de idade; através dele é que Bruce passou por um casting e participou do filme O nascimento da humanidade
Já em Hong Kong, a família Lee vivia em uma residência de apenas dois quartos em 218 Nathan Road, Kowloon, mas teve problemas com a ocupação japonesa durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945); Grace Ho passou aqueles anos preocupados porque os acampamentos militares japoneses estavam do outro lado da rua e constantemente, Bruce desafiou-os a levantarem os punhos em uma luta, também, quando os japoneses japoneses "Zero Zero" voaram baixo. Bruce foi até o telhado do prédio onde residiam para tentar acertá-los com o que estivesse ao alcance deles.

Os Nomes Chineses

Como é costume chinês colocar o sobrenome antes do nome, Bruce foi inscrito como "Lee Jun-Fan", mas o nome "Jun-Fan" tem sua própria explicação. O significado do nome "Jun" está despertando ou fazer algo próspera enquanto a sílaba "Fan" refere-se ao nome chinês da cidade de San Francisco, mas o seu real significado é defender pequenos países abusar do grande; o nome "Fan" foi amplamente utilizado pelos chineses nascidos em Hong Kong desde aqueles dias me senti inferior aos países invasores e seu desejo foi para ofuscar e ser superior contra potências estrangeiras, além de recuperar a idade de ouro da China.15 assim, o verdadeiro significado do nome "Jun-Fan" era acordar e fazer uma pequena nação próspera, bem como protegê-los de abusos dos países invasores, sendo estes o Japão e os Estados Unido.15


No entanto, durante os primeiros anos de sua vida, a mãe de Lee Hoi-Chuen, decidiu chamar sob o pseudônimo feminino "Sai Fon", o que significa pequenas fênix, seguindo uma antiga tradição, supersticioso que ele estava escondendo o sexo do recém-nascido diante dos espíritos malignos que roubam o bebê do sexo masculino; Os pais de Bruce já haviam sofrido a perda de um primeiro filho nos primeiros anos de casamento, motivo pelo qual os pais e a avó de Bruce começaram a chamá-lo para que os espíritos passassem.

Seus nomes eram Lee Siu Lung tela (em cantonês) e Li Xiao Long (Hanyu Pinyin 李小龙 mandarim simplificado), que significa literalmente "Li o pequeno dragão". Estes nomes foram usados ​​pela primeira vez no filme de 1950, My Son, A Chung
O nome ocidental "Bruce" foi utilizado pela primeira vez, quando ele virou 12 e foi matriculado na escola La Salle, uma escola católica em Hong Kong, onde começou a ensinar a língua inglés. Até então, ele não sabia qual era o seu nome ocidental e, na época em que os alunos foram solicitados a escrever seu nome, Bruce copiou o nome do aluno da casa ao lado.

Praticante de Wing Chun e estudante de Ip Man

Bruce Lee  e o professor Ip Man

bruce lee e seu professor ip man


Bruce Lee  e o professor Ip Man china


Durante sua infância, ele começou a freqüentar Tak Sun Elementary, que ficava a poucos quarteirões de sua casa e quando ele tinha cerca de 12 anos de idade ele foi matriculado em um instituto católico de língua inglesa, La Salle College, onde foi expulso por mau comportamento; Naquela época, ele não estava interessado na escola, sua atitude em relação aos professores e diretores da escola La Salle era desafiadora, suas notas não eram altas e sua reputação como membro de gangue resultou em uma expulsão.

Um dia, quando voltava para casa da escola, Bruce, não suportado por sua banda, foi surpreendido por alguns bandidos que tentaram vencer depois de sair ileso dessa situação, seu pai lhe ensinou os princípios básicos da arte marcial de tai chi chuan como um sistema de defesa e também para tirá-lo do caminho da violência, mas Bruce achou esse estilo um pouco lento e muito complicado, então ele pensou em aprender outra arte marcial.


Naquela época, Bruce conhecia um garoto de sua idade, ou pouco mais velho, William Cheung, que estava sempre envolvido em brigas e nunca perdia. Um dia, Bruce perguntou por que ele sempre venceu e ele lhe disse que era devido ao seu treinamento em artes marciais. Naquela ocasião, William propôs aprender o estilo chinês do wing chun e Bruce aceitou. O comportamento de Bruce quando ele entrou pela primeira vez na academia do Ip Man não foi muito respeitoso, especialmente no caso de um garoto oriental, então Ip Man decidiu que Bruce não foi treinado para aprender a arte do wing chun, e então eles comunicaram através de William Cheung. Bruce decidiu voltar no dia seguinte com humildade e respeito e, em seguida, o professor Ip Man deu-lhe uma chance. Bruce estava entre três e quatro anos aprendendo wing chun sob a tutela de Ip Man, embora a maior parte de seu treinamento tenha sido recebida de um de seus melhores alunos, Wong Shun Leung.
Depois de ser expulso do Colégio de La Salle, seus pais rapidamente o matricularam em outra escola católica chamada São Francisco Xavier (College of San Francisco Javier) em Kowloon, 17 de março na época tinha torneios interescolares no esporte, já que era de escolas de influência marcada Inglês, onde eles realizaram torneios de boxe ocidentais entre eles. Bruce decidiu participar de um deles, que foi realizado no St. George's College; ele ganhou depois de vencer na terceira rodada e por KO três vezes campeão, Gary Elms. Antes de chegar à final, Bruce tinha nocauteado pugilistas: Yang Huang, Shen Yuen Lo lieh eo primeiro round.3 também foi introduzida por seu irmão Peter Lee na arte da esgrima ocidental que seu irmão foi campeão . Todas essas influências tiveram sua repercussão ao criar seu próprio estilo anos depois.

Deixando a China e indo viver nos Estados Unidos


No início de 1959, uma escola de kung-fu desafiou a escola Ip Man para uma briga e eles se reuniram no telhado de um dos prédios de apartamentos. Bruce representam a asa chun, e confrontado com representante da escola Choi Li Fut do menino; 17 19 durante o combate, Bruce foi atacado com um golpe ilegal ficar com o olho ferido, mas reagiu rapidamente e deu uma série de sopra seu oponente deixando-o inconsciente, a ponto de quebrar alguns dentes. Os pais desse garoto não hesitaram em denunciar Bruce à polícia, algo que o levou a ser detido até que sua mãe foi buscá-lo.


Com o tempo, os pais de Lee decidiram que a única alternativa que lhes restava era mandar o problemático Bruce de Hong Kong para que ele pudesse ter uma vida mais segura e saudável. Seus pais temiam que Bruce foi atacado ou recrutados por uma organização criminosa como a Tríade como previamente discutido com os membros da banda enquanto tentava ajudar seu amigo; 19 policiais também a sua luta de rua constante haviam causado Eu tinha isso na minha mira e havia a possibilidade de ele ir para a prisão.

"O policial veio e disse ao meu pai: Com licença, Sr. Lee, seu filho está brigando muito na escola, se ele entrar em mais uma briga, vou ter que colocá-lo na cadeia."


Robert Lee no retorno de Bruce para os Estados Unidos.



Em abril daquele ano, e depois dessa luta, Bruce foi com destino aos Estados Unidos para ficar com sua irmã mais velha, Agnes Lee, que estava vivendo com alguns amigos da família em San Francisco. Seus irmãos mais velhos Peter e Agnes já estavam nos Estados Unidos com vistos de estudante e terminando o ensino superior. Bruce não tinha formalmente se formou no colegial e estava mais interessado em artes marciais, dança e atuação, no entanto, sua família decidiu que era hora de voltar para a terra onde ele nasceu e conseguiu encontrar o seu futuro lá.


Nova vida nos Estados Unidos

Em 29 de Abril de 1959, com 18 anos de idade com US $ 100 no bolso, Bruce deixou Hong Kong e partiu para San Francisco, Estados Unidos sobre o barco a vapor "presidentes americanos Line" .15 Bruce começou sua jornada o convés inferior do navio, mas foi rapidamente convidado para as acomodações de primeira classe para os passageiros aulas de dança como professor de cha-cha-cha e, incidentalmente, ganhar alguns dinero.15 18 dias depois de ser carregado para barco e depois de uma breve escala em Osaka, onde Bruce levou vantagem de ir a Tóquio, o navio chegou a San Francisco.24 a razão oficial para a sua viagem foi para obter a cidadania norte-americana como tendo nascido em San Francisco, ele poderia obter se ele já residem lá para alcançar a maioria dos age.19 Quando ele estava em San Francisco, Bruce fez todos os procedimentos necessários para obter a cidadania americana e em seguida, mudou-se para a cidade de Seattle no estado de Washington , onde você Vo acomodação mais trabalho no restaurante de um velho amigo da família, Ruby Chow.

Naquela época, Bruce não estava pensando em agir, ou dançando desde que ele pretendia terminar o ensino secundário, por que ele se matriculou na Edison Technical School (Escola de Edison), onde se formou em 1960 . ele se matriculou na Universidade de Washington, onde se matriculou na faculdade de filosofia, teatro e psicologia, entre outras coisas, 3 e alcançou 1.961,15 conseguir um doutorado.

Carreira como artista de Luta Marcial

Carreira como artista de Luta Marcial


Durante os quatro anos (1961-1964), ele estudou na universidade, Bruce teve vários pequenos trabalhos em restaurantes, jornais e muito mais; no entanto, teve de desistir estes assim, para ganhar a vida, ensinando-wing chun kung-fu sala sem janelas que lhe emprestou ocasionalmente, Ruby Chow e em parques públicos, além de ensinar em garagens vazios do Sábados dias.19 15


Lá Bruce Lee tinha instalado um saco e uma boneca de madeira para treinar sempre que o tempo permitia, embora os vizinhos se queixassem do barulho que ele fazia ao treinar e saíssem. Desde que eu não tinha amigos, ele começou a participar de reuniões de uma sociedade chinesa, onde havia pessoas que também praticavam kung fu e outros estilos do norte da China, em que predominou o uso de suas pernas, use Bruce desconhecido desde a asa Chun trabalha as pernas em um nível muito baixo. A empresa decidiu dar uma demonstração e, assim, Bruce poderia encontrar-se com um dos seus melhores amigos em Seattle, Jesse Glover.

Jesse sempre se interessou por artes marciais (ele havia feito judô), mas quando viu Bruce sentiu que deveria treinar com ele. Bruce aceitou a proposta para ensiná-lo. O primeiro lugar onde eles treinaram foi a sala de jantar do apartamento de Jesse Glover. Em seu primeiro encontro, Bruce pediu a Jesse para mostrar-lhe tudo o que sabia sobre o kung fu. Jesse nunca havia treinado kung fu com um professor; todo o conhecimento que eu tinha sobre kung fu havia sido tirado de um livro de James Yimm Lee. Bruce pediu-lhe para mostrar-lhe o livro e depois de passar folheando um bom tempo para que ele saiba que o estilo mostrado pertencia à família Hung, e que ele tinha praticado na ocasião em Hong Kong, como era um estilo conhecido lá.
Mais tarde, Jesse teve a oportunidade de viajar para a Califórnia com dois amigos. O principal objetivo de Jesse era visitar James Yimm Lee. Uma vez em Oakland, eles foram para a casa de James e apareceram dizendo que o conheciam do livro que James havia escrito. Ele os convidou para vir e imediatamente começou a mostrar seus conhecimentos. Essa visita se tornaria um fator determinante na vida de Bruce, pois tornava mais fácil para Bruce Lee e James se conhecerem.

Jun Fan Gung Fu Institute


Em Seattle, Bruce aceitou um novo aluno, foi Ed Hart, colega de quarto de Jesse Glover e essa foi a faísca para Bruce aceitar mais e mais estudantes, então Jesse e Ed convenceram Bruce a cobrar mais por suas aulas. Logo eles tiveram que encontrar um lugar que logo se tornou pequeno demais para eles. Por esse tempo, ele conheceu o japonês Taky Kimura (que também tinha treinado Judo ganhando a faixa preta 1 Dan), que se tornou o primeiro instrutor assistente de Bruce Jun Fan Gung Fu Institute, o nome pelo qual ele batizou sua sala de treinamento ou kwoon. Portanto, o nome do instituto era alusivo ao sistema de combate que na época era ensinado por Bruce Lee, o fan gung fu de junho, ou seja, o kung fu de Bruce Lee; Este, desde então, o kung fu é uma frase sinónima de kung fu, enquanto a frase jun fan se refere ao nome chinês de Bruce Lee.

Allan Joe, um estudante de James Y. Lee, foi visitar Bruce. Era 1962 e Bruce estudava filosofia na Universidade de Seattle. Bruce convidou Joe para ver algumas das técnicas de wing chun na boneca de madeira que ele tinha no quintal do restaurante de Ruby Chow. Allan Joe ficou impressionado e achou que James Lee seria parecido se visse. Depois disso, James ligou para Bruce, de Oakland, perguntando se ele poderia lhe fazer uma visita para lhe ensinar algo sobre seu kung fu; Ele aceitou, considerando-a uma boa oportunidade para estender seus ensinamentos. Na semana seguinte ele foi para Oakland, ficando na casa de James.

Bruce continuou viajando várias vezes para Oakland, para ensinar wing chun a James Lee, e até passou suas férias lá treinando com James. O grupo de Seattle continuou crescendo e Taky Kimura estava assumindo mais responsabilidade, não em vão era o instrutor assistente de Bruce Lee. Dado o sucesso, ele pensou em expandir os horizontes do seu ensino e sonhava com uma cadeia de ginásios espalhados por toda a área da Califórnia, então James propôs a ser a cabeça de Jun Fan Gung Fu Institute em instrutor de Oakland.
Lá ele teve a oportunidade de conhecer Wally Jay, um praticante de jiu-jitsu com quem conseguiu trocar conhecimentos e aprender algumas das técnicas de deslocamento e submissão. James tinha sua garagem cheia de mecanismos de treinamento inventados por ele. Lá eles estavam praticando e Bruce deu-lhe algumas sugestões sobre como melhorar esses dispositivos. Em uma viagem posterior, Bruce conheceu dois outros artistas marciais, que eventualmente seriam os mais famosos dos Estados Unidos, Ralph Castro e Ed Parker, com quem ele compartilhava conhecimento e de quem ele ganhava respeito. Esta reunião também foi vital na vida e no futuro de Lee, foi Ed Parker quem abriu as portas para Hollywood.

O livro foi finalmente preparado pouco antes de Bruce retornar a Hong Kong para visitar sua família e se intitulava Chinese Gung Fu, A Arte Filosófica da Defesa Pessoal. Uma vez em Hong Kong, Bruce aproveitou a oportunidade para visitar seu mestre Yip Man. Eles passaram muitas horas chá, que Yip Man informando Bruce sobre assuntos não sabe beber, como história da arte, etc. Bruce achava que Yip era velho demais para se defender, mas durante essa estada em Hong Kong ele percebeu que ainda estava em forma, apesar de sua idade, especialmente depois de ter praticado Chi Sao com ele. Há na escola Yip Man também pode ver os outros de seus colegas, como William Cheung, que estava de férias na Austrália desde viveu desde os 18 anos. Bruce passou cinco semanas em Hong Kong, depois do qual ele retornou a Seattle para continuar seus ensinamentos.
James compartilhado com seu aluno, Al Novak, uma academia chamado Hayward Califórnia, e pensou em transformá-lo em um Fan Gung Fu Institute junho, convencido de que seu pupilo iria compartilhar planos de conversão. Naquela época, James estava pensando em publicar um livro para Bruce. Quando os testes estavam prontos, ele o chamou para ir a Oakland para checá-los e desta vez Bruce foi acompanhado por Taky Kimura. Os três estavam treinando na garagem de James e Bruce ficou surpreso que James se adaptasse tão bem aos movimentos de Chi Sao. Neutralizar as ações de rebatida e projeção de Taky no ponto de força; James tinha desenvolvido seu corpo graças ao fisiculturismo, ele até treinou com Steve Reeves, o famoso fisiculturista Mr. Universe que estrelou tantos filmes quanto Hércules. James sempre confiara na força para ser eficaz e achava difícil se adaptar aos novos conceitos de suavidade.

Quando ele retornou a Seattle, uma carta de recrutamento o esperava e ele começou a temer pelo futuro se tivesse que ir ao exército. Ele pediu conselhos a James para evitar entrar nas fileiras, embora parecesse muito difícil, já que pessoas ágeis e fortes são exatamente o que o Exército exige. Bruce foi ao exame médico no Centro de Recrutamento e, para sua surpresa, foi declarado inapto para o serviço militar porque seu arco no pé era muito pronunciado, um defeito congênito e ele estava fora de vista.

Torneio de Karate em Long Beach



Em 1964, o fundador do Kenpo Karate, Ed Parker, organizou o campeonato Long Beach Karate Tournament e para a ocasião convidou Bruce Lee, que surpreendeu o público com seus shows e habilidades como fazer flexões com dois dedos de uma mão (usando o polegar e o dedo indicador da mão) e o golpe de uma polegada contra Bob Baker.3

"Eu disse a Bruce para não repetir este tipo de demonstração novamente ... A última vez que ele me bateu, eu tive que ficar em casa e não fui trabalhar porque a dor no meu peito era insuportável".

Bob Baker lembra o soco de uma polegada recebido por Bruce Lee.
Foi nesse campeonato de 1964 que Lee se encontrou pela primeira vez com Dan Inosanto, que atuou como parceiro ocasional de sparring nas demonstrações de Bruce. Inosanto ficou impressionado com o estilo deste, também pediu-lhe para acompanhá-lo nas demonstrações que ele faz. Bruce Lee Inosanto aceito como um estudante do Instituto Jun Fan Gung Fu, em Los Angeles, ensinou-lhe e instrutor certificado como seu primeiro (e que atualmente tem certificação completa para ensinar o estilo de Lee). Enquanto Bruce fazia filmes, Inosanto ensinava no instituto.

"Eu não conseguia dormir pensando como aquele homem me derrotou tão facilmente, tive a sensação de ter aprendido um ofício por anos, e de repente, alguém vem e diz: não precisamos mais dele, ele é demitido.

Dan Inosanto, sobre como ele conheceu Bruce Lee.

Bruce também conheceu o mestre de "karate coreano" ou taekwondo, Jhoon Goo Rhee. Os dois desenvolveram uma amizade de que, eles se beneficiaram como artistas marciais. Goo Rhee ensinou Bruce com o chute lateral alto e outros, enquanto Lee mostrou a Rhee seu punho "não telegráfico" .
Lee voltou ao torneio em 1967 e realizado várias manifestações, incluindo o famoso "punch imparável" (ataque imparável) contra o campeão mundial de caratê Estados Unidos Karate Association, Vic Moore. Bruce deu oito socos em Vic Moore, que era faixa-preta, 10º dan; Moore não conseguiu deter nenhum golpe, embora Bruce tenha dito a ele onde seus golpes estavam apontados.

Os verdadeiros desafios na vida de Bruce Lee



Bruce Lee recebeu muitos desafios durante a sua vida, mas só aceitou alguns deles que foram posteriormente relatados. O pensamento de Bruce sobre os desafios que ele recebeu foi ganhar ou ganhar porque, estando em uma luta real, ele poderia morrer.

"Eles sempre me perguntam: Hey Bruce, você é realmente tão bom assim? e eu digo: bem se eu disser sim, você vai pensar que eu estou me gabando e se eu disser que não sou, tenho certeza que você vai me chamar de mentiroso ... bem, vou tentar ser honesto, vou dizer de outra forma ... não tenho medo de nenhum adversário Eu sei que sou auto-suficiente e que não me preocupo. Quando eu tomar a decisão de lutar ou me defender, não há mais o que conversar, acabou, e é melhor você me matar primeiro. "

Luta com Yoichi Nakachi


Nakachi Yoichi, um parceiro japonês Bruce Lee em Edison Technical School (onde participou alta), usado para assistir a demonstrações de que Bruce fez. Em uma ocasião, Bruce mencionou que os estilos internos de kung-fu são considerados melhores do que os estilos externos, com isso, Yoichi, que na época era faixa preta em caratê, incomodado (desde karate vem o último) e Ele começou uma campanha para lutar contra ele. Muitas vezes ele costumava incomodar Bruce com gestos e olhares, e até enviou seus amigos para desafiar Bruce; então o desafiou abertamente em público, onde quer que este irá demonstrar kung-fu.30 Bruce perguntou aos seus alunos se eles achavam que seria bom para lutar com esse cara, mas todos o aconselharam a ignorá-lo. Mas, apesar do que seus alunos disseram, Bruce aceitou a luta com Yoichi. No início, a luta seria no último andar da escola, mas Jesse Glover convenceu-o a lutar na quadra de basquete do YMCA. As regras de combate foram três rodadas de dois minutos, e se alguém foi abatido, terminaria a luta; também se uma pessoa não pudesse continuar, o oponente acabaria com a briga.30

Segundo conta Glover, Bruce queria ir lutar com tudo, mas isso foi recomendado não fazê-lo porque ele poderia matá-lo. Então, ele decidiu usar apenas seus punhos e pés, enquanto isso Yoichi começou a luta a partir de uma posição de caratê clássica profunda e longa, mas rapidamente mudou para a posição tomada. Bruce estava de pé com a clássica postura alta e curta do Wing Chun. Yoichi jogou um chute frontal, mas Bruce bloqueou com o antebraço e respondeu com uma série de golpes na ala cadeia própria chun que fez Yoichi passo para trás através da quadra de basquete. Quando Yoichi colidiu com a parede, ele tentou agarrar Bruce, mas se esquivou e acertá-lo com um golpe duplo no peito e na cabeça. Desequilibrada Yoichi voou pelo ar, Bruce rapidamente o perseguiu até que ele chutou o joelho abdômen e, finalmente, Yoichi tocou o chão, e rindió.30

Glover, que era o árbitro da luta, gritou para eles pararem. Yoichi se levantou, mas caiu inconsciente no chão. Depois de muito tempo, ele recuperou a consciência. Os assistentes naquele combate viram como o rosto de Yoichi parecia ter sido atingido por tacos de beisebol; além do crânio, que foi quebrado e sangrado pelo olho.

"Ambos foram para a mesma escola em Seattle. E sempre que Bruce fez uma demonstração deste tipo levou para o lado pessoal (...) em exposições, levantou-se e desafiou Bruce abertamente no palco. Finalmente chegou o ponto em que Bruce tinha que lhe dizer que, se continuasse assim, teriam que consertar essa situação. Claro, Yoichi estava pronto e Bruce lhe disse: "Eu vou te dizer diretamente, eu são um desafio, certo?" O karateka japonês (que anos mais tarde se tornaria o sensei Yoichi Nakachi) respondeu "Sim, eu sou um desafio".


Então eles decidiram ir para um campo de handebol local e se trancar lá. "Quando eles começaram, o karateca abriu o jogo com um pontapé que Bruce bloqueado e, em seguida, bateu-lhe com os punhos direcionar toda a propriedade. Quando bateu na parede e foi caindo, Bruce chuta.
Tudo terminou em onze segundos.

Entrevista com Taky Kimura por Paul Bax. (Os anos de Seattle: A entrevista de Takura Kimura)
"Depois disso, esse cara queria se tornar um membro da nossa classe. Eu queria tornar-se um discípulo de Bruce. Para mostrar-lhe que tipo de cara era Bruce, ele deixá-lo ir para a nossa classe por um período, após o qual o karateka, não é conhecido bem porque, provavelmente por causa da humilhação que isso implicava, não apareceu de novo "".


Esse Glover, o primeiro aluno de Bruce Lee, também relatou esse encontro no livro "Bruce Lee Entre Wing Chun e Jeet Kune Do" (1976), onde, segundo Glover: "o karateca que estava no chão depois de receber o chute que desfigurou seu rosto, ele perguntou preocupado com a duração da luta e Ed Hart, seu parceiro também presente e encarregado de controlar o tempo, mais piedoso, ele dobrou e disse: 22 segundos ".

Luta com Wong Jack Man

Em Chinatown (Chinatown) Oakland, Califórnia, Bruce Lee foi desafiado oficialmente um desafio contra o qual comunidade tradicional chinesa, ele não concorda que Bruce ensinou estudantes de kung fu que não eram chineses; Bruce foi uma luta polêmica com Wong Jack Man, um estudante direto de Ma Kin Fung, conhecido como Mestre Yi Xing Quan, wushu e tai chi chuan.

De acordo com o oficial, disse sua viúva, Linda Emery, a comunidade chinesa deu um ultimato para Bruce para parar de ensinar suas tradições a que eles não eram chineses, considerado na época como bárbaros, algo que Bruce não cumprir o que foi desafiado a uma briga com um expoente famoso de Kung Fu San Francisco na época, Wong Jack Man, treinados no estilo Shaolin do norte (que tem um vasto repertório de técnicas de chutes, ao invés de wing chun usado por Bruce Lee em que então). Em seguida, uma data foi marcada para a luta (a data foi em dezembro de 1964), que teria lugar na sala onde o pequeno dragão deu suas aulas. A disposição da luta era que, se Bruce perdesse, ele teria que parar de ensinar estrangeiros, além de fechar suas escolas; mas se ele ganhar, seria livre para ensinar caucasianos brancas ou qualquer outra pessoa, com ou sem china.23 32 Embora mais tarde, Wong Jack Man negou e disse que seu amigo lhe entregou um papel onde Bruce dele Ele convidou para lutar; Neste Wong assistiram a uma demonstração de que Bruce realizado em um teatro em Chinatown e ali, depois de ouvir dizer Bruce que ele poderia vencer qualquer artista marcial, ele concordou em lutar e lhe entregou um papel Lee.33 Wong também menciona que não discrimina caucasianos e não chinos.34 em uma entrevista, Bruce disse: "que o papel tinha todos os nomes do Sifus Chinatown (Chinatown), mas não me assusta."

O lutador que representa a comunidade tradicional chinesa em San Francisco, Wong Jack Man, tentou colocar certas regras de combate, como não bater os órgãos genitais ou olhos, mas Lee disse a ele que as condições de colocá-los, quem foi desafiado e o combate se desenvolveria sem regras.
Entre na filmagem do dragão

Durante as filmagens de Enter the Dragon (Dragão), que foi o último filme que Bruce Lee filmou e terminou apenas algumas semanas antes de sua morte, o produtor Fred Weintraub, e co-estrelado por Bob parede e Bolo Yeung têm relatado publicamente a constante desafios que Bruce Lee recebeu nos bastidores dos extras chineses contratados para o filme, muitos dos quais eram artistas marciais que eram membros de organizações criminosas locais ou tríades chinesas. Bruce geralmente tentava ignorá-los, mas às vezes era difícil.

A co-estrela do filme, Bob Wall, relata um desafio que ele testemunhou em que, apesar da perda de filmagens e do tempo de trabalho envolvido, Bruce Lee aceitou:

Bob Wall, sobre os desafios que Bruce Lee recebeu para o documentário The Curse of the Dragon (1993) .26
"O homem mostrou um salto e foi muito maior do que Bruce, eu definitivamente queria machucá-la, mas começou a luta e Bruce começou a espancá-lo, para dar chaves pés, chaves na mão, brincando com ele. Bruce não era ruim, mas mostrou-lhe quem era o chefe ... patrão Bruce era um lutador de rua excelente ... então ele terminou e disse "vá em frente, vamos trabalhar" ... esta luta com extra, foi documentada. Bruce Lee literalmente varreu o chão com ele ».

"Quando estávamos filmando Enter the Dragon (Dragão), um duplo desafio para Lee Siu Lung (" O pequeno dragão "em chinês), este queria experimentar o Jeet Kune Do, e Bruce diz:" Ok, desce então " . Eles se moveram um pouco, até que ele foi chutado por Bruce Lee. Isso foi o suficiente. E tudo acabou ... muito rápido ».
Bolo Yeung, que também participou Enter the Dragon, que durante as filmagens desse filme, enquanto Bruce Lee ensinou a coreografia de seus colegas, que o rei fez-lhe comentários indiretos e ofensivo para Lee nos bastidores, fazendo-o entender que seu estilo A luta não foi real. Em vista disso, Yeung relaciona-se em cantonês:


Bolo Yeung, sobre os extras que desafiaram Bruce Lee para o documentário The Life of Bruce Lee (1994)
Fred Weintraub, que era o produtor do filme e também foi constantemente com Bruce Lee, durante as filmagens de tal também fala sobre os desafios que ocorreram durante as filmagens:
Na entrevista com Bruce Lee, entre 1971 e 1973 por seu discípulo George Lee (Saber não é suficiente: Entrevista com Bruce Lee) mencionou um artista marcial filme e extra mencionado, chamado Lo Tai Chuen que desafiou Bruce Lee abertamente pela mídia.
"Eu estava preocupado que alguém se machucar porque havia desafios todos os dias ... eles tinham um rito que desafiam onde cruzando as mãos e bater os pés ... mas felizmente lutas não durou muito, porque Bruce PA-, pa, pa !, nocauteou e continuou andando ”.

Fred Weintraub, sobre os desafios apresentados a Bruce Lee para o documentário The Curse of the Dragon (1993) .26

você também pode encontrar outros relatos de testemunhas oculares, tais como Paul Heller, o outro produtor de Enter the Dragon, que refere-se a Bruce Lee como alguém "incrivelmente rápido".

Carreira no Cinema do Bruce Lee

Carreira no Cinema do Bruce Lee





Sua primeira aparição no cinema foi de dois meses de idade no Golden Girl Portão também conhecido como Lágrimas de San Francisco; 20 deste filme foi gravado em San Francisco em 1940, mas foi lançado um ano depois, 1941,20


Mais tarde, Bruce filmou cerca de 20 outros filmes e em todos eles apareceu seu nome artístico, Lee Siu Lung, que significa o Pequeno Dragão Lee; esse apelido acompanhou pelo resto de sua vida e foi adquirida no filme de 1948, A riqueza é como um DREAM.17 O filme de 1950, The Kid é o único em que ele trabalhou com seu pai, mas curiosamente não aparecem juntos em alguma cena.


Lee aos dez anos no filme The Kid (1950).


Bruce Lee aos dez anos no filme The Kid (1950)

Em fevereiro de 1965, Bruce e sua esposa Linda, teve seu primeiro filho, Brandon, e seis dias depois, Lee Hoi-Chuen (pai de Bruce) morreram em Hong Kong por isso ele foi imediatamente para assistir ao funeral ; quando voltou para Oakland, Bruce recebeu um telefonema de Ed Parker, que lhe disse para fazer um teste em Hollywood com William Dozier, produtor executivo da série de televisão Batman, que o tinham visto um ano antes da exibição de artes marciais ele tinha dado em Long Beach.3 Então Bruce Dozier perguntou se ele estaria interessado em jogar o papel de Lee Chan (o filho do número um) em uma adaptação para a TV de Charlie Chan.35 Bruce expressou seu interesse projeto e apenas uma semana depois, ele foi para Hollywood, onde fez os testes.35 Bruce assinou uma opção de contrato e imediatamente começou as aulas de teatro; o estudo, 20 Century Fox ensinou drama e agir, a fim de explorar melhor suas habilidades e se adaptar à expressão do cinema americano, mas suas esperanças de mercado foram frustradas quando ele recebeu o telefonema de Dozier informando-o que a série teve suspendido.35 Dozier sabia Bruce graças à mediação de um amigo comum dele e Parker (Jay Sebring, barbeiro Hollywood que era um amigo de Sharon Tate, os dois mortos no massacre liderado por Charles Manson).


filme bruce lee besouro verde
Em fevereiro do ano seguinte (1966), Bruce foi oferecido um papel de apoio na série de TV The Green Hornet (The Green Hornet), onde jogou Kato, aqui ele trabalhou com Van Williams. Após a assinatura do contrato, ele manteve suas coisas e saiu com sua família para Los Angeles, onde ele comprou um pequeno apartamento no Wilshire Boulevard, em Westwood.35 Seu amigo, James Y. Lee, estava muito triste, mas Bruce prometeu visita tantas vezes quanto podia, para treinar com ele e seus alunos. O sucesso que esta série obteve foi além das telas desde Bruce estava mostrando uma técnica inovadora de luta desconhecida, naquele momento, para o público americano que estava acostumado a lutas de boxe; Este durou uma temporada e terminou com sucesso em 1967. Da mesma forma, Bruce retornou com seu personagem de Kato e apareceu em três episódios da série Batman.

Bruce não gostou das classes carregadas com as pessoas, ele pretendia que as aulas eram a coisa mais próxima de formação pessoal, deu o exemplo de um treinador de boxe que só poderia ensinar dois ou três, no máximo, se ele queria o boxeador responder-lhe se no ringue. É por isso que ele rejeitou a oferta de fundar uma rede de ginásios com o nome de Kato.


Naqueles anos, Bruce teve pequenos papéis em Ironside e Lá vem a brides.3 Em 1969, Lee fez uma breve aparição em seu primeiro filme americano Marlowe, o que representou um bandido contratado para intimidar detetive particular Philip Marlowe, que foi interpretado por James Garner.3
Em 1970, depois de sofrer uma lesão dorsal enquanto levantava pesos e os resultados não encorajavam os médicos, Bruce começou a se recuperar em questão de meses. Ele queria retomar sua carreira para que ele começou a trabalhar no roteiro de The Silent Flute em conjunto com James Coburn e Stirling Silliphant, o filme tinha de ter lançado estrellato.24 Este roteiro foi enviado para a Warner Brothers e então alguns meses dar luz verde ao projeto na condição de rolar na Índia tão Bruce Coburn e Silliphant viajar para o local mencionado, não exatamente a Nova Delhi.24 passar 10 dias em busca de locações para o filme sem sucesso alguno.24 Já no início de 1971, o Bruce tinha em mente a Warrior (Guerreiro), que é de cerca de um monge Shaolin do oeste americano em busca de conhecimento e aventura.36 Paramount Pictures e Warner Brothers receberam a proposta Bruce mas ambos queriam que ele atuar em um tipo de série mais no tempo, o que não está relacionado com o velho oeste.24 por junho de 1971, Bruce sentiu mal fechaduras emocionalmente não podia mais ser encontrados jo no mundo da atuação, também queria capturar suas telas do sistema de combate tão seu amigo Stirling Silliphant escrever um script exclusivamente para ele em que Bruce pode mostrar a sua visão da luta e filosofia da marciales.24 artes Lee começou as gravações do primeiro episódio da série de televisão Longstreet que se titulou "O Caminho do Punho Interceptador", mesmo nome que o de seu sistema de luta.

" ... Você sabe, eu fiz Longstreet para a Paramount e Paramount quer estar em uma série de televisão. Por outro lado, a Warner Brothers quer que eu em outro lugar. Mas tanto, na minha opinião, eles querem um tipo moderno foi de algo e eles pensam que a idéia ocidental está fora ... "

Bruce Lee, na Paramount Pictures e na Warner Brothers.

Finalmente, a Warner Brothers aceitou a idéia de The Warrior e conduzidas com o nome principal de Kung-fu, no entanto, Bruce uma grande decepção foi quando soube que o criador da série não foi ele, mas alguém chamado Ed Spielman, 38, além de ABC da rede, trabalhando em conjunto com a Warner Brothers, nomeado ator americano David Carradine no papel principal, sendo discriminado por causa de ascendência chinesa não bem recebido nos fóruns americanos. depois, o executivo da Warner Brothers, Harvey Frand reconheceu que ele e Jerry Thorpe, que era o diretor da série, queria Carradine estrelando alegando que não usou a Bruce como o principal ator que era para ser uma aposta muito arriscada comercialmente, mas Mesmo assim, grande parte do estudo queria Lee como Caine.

Consagração do Bruce Lee



Em meados de 1971, ao visitar Hong Kong, Bruce ficou surpreso ao saber que a série tinha gravado há alguns anos atrás, O Besouro Verde (The Green Hornet),
foi um sucesso e até onde eles chamaram o show Kato.36 24 Depois disso, ele voltou para sua casa em Los Angeles, mas imediatamente recebeu um telefonema de um produtor de cinema na China, Raymond Chow de Golden Harvest; 39 este ofereceu Bruce, $ 15.000 comissão se ele concordou em participar como ator principal no tiroteio em dois de seus filmes, algo que Lee aceita, mas antes de sair, terminou de gravar o primeiro episódio da série Longstreet, "o Caminho do punho de intercepção" .

Naquela época, decidiu ir viver em Hong Kong, e solicita Taky Kimura (responsável pela escola de Seattle), James Lee (Chefe da Escola de Oakland) e Dan Inosanto (chefe da escola em Los Angeles), que feche suas atividades e não se dedique mais a ensinar comercialmente o que ele lhes ensinara.

Após chegar em Hong Kong, Bruce sai imediatamente para Pak Chong na Tailândia para filmar seu primeiro filme The Big Boss (O Big Boss ou Karate à morte em Bangkok) .24 Na primeira reunião em pessoa, que tinha Bruce Lee Raymond Chow, para apertar sua mão, Bruce disse: "Eu vou ser a maior estrela chinesa no mundo" .39 do tiroteio do filme, que durou seis semanas, iniciado em duras condições, e com um orçamento de US $ 100.000; durante a primeira semana do filme, Bruce torceu o tornozelo e pegou uma gripe forte durante o processo de recuperação, às vezes gravações por invasão de cucarachas.39 Bruce e os outros atores foram cortadas peso perdido durante as filmagens; eles não comer por causa das más condições em que os alimentos são preparados e, em vez tomaram pílulas enriquecidos com vitaminas para suportar o rodajes.39 Finalmente, o diretor, Wu Chai Wsaing é substituído por seu mau caráter e vem como um substituto Lo Wei ; problemas entre ele e Bruce começou rápidamente.39 Depois de terminar as gravações, Bruce e parte do equipamento de gravação retornou a Hong Kong, e imediatamente uma conferência de imprensa improvisada, ainda no aeroporto de Kai Tak, que anunciou conduzida data de estréia de 3 de outubro do mesmo ano em Hong Kong.

Três dias depois, Bruce voltou para os Estados Unidos apenas para registro 3 episódios mais Longstreet, onde ele apareceu como o mestre das artes marciais Mike Longstreet (James Franciscus) .24 No início de outubro, Lee voltou para Hong Kong para estréia de The Big Boss; filme se tornou um enorme sucesso conseguindo arrecadar em seu primeiro dia $ 372 000., três dias atinge um milhão e chega a um total de US $ 3 200 000.24 Após a estréia de The Big Boss, Bruce o topo da popularidade ganhou China, que o considerava um herói nacional.39

Depois do filme, vários produtores queriam ter Bruce em suas fileiras; Eles até fizeram obter um cheque em branco para deixar Chow.39 Além disso, a Warner Brothers queria retomar e acelerar o projeto The Silent Flute, oferecendo 25.000 dólares, 39 no entanto, Lee decidiu rejeitar todos e cumprir o seu contrato com a Golden Harvest, dedicando-se inteiramente ao seu próximo filme Fist of Fury (Fúria de Leste ou Fists of Fury), onde a superioridade de Kung Fu em japonês karate artes marciais explodiu, judô e Esgrima de samurai. Como uma forma de afastar o sentido chinês de inferioridade contra a invasão da Manchúria dos japoneses durante a guerra.24 O sucesso no Fist of Fury, ele superou todas as expectativas e arrecadou 4,431,423 dólares em seu Hong nativa -Kong, batendo um recorde de bilheteria definido pelo seu filme anterior The Big Boss, 39 com isso, Bruce Lee se tornou uma estrela bem estabelecida de filmes de artes marciais.

Em 1972 e já terminou o contrato com a Golden Harvest, Raymond Chow ofereceu um novo contrato, a fim de voltar a trabalhar com o diretor Lo Wei no filme Yellow Tigre enfrentado, 24 40, mas Bruce recusou porque ele queria dirigir sua Seus próprios filmes, então Bruce e Chow criaram a Concord Production Inc., na qual Bruce trouxe o aspecto criativo e Chow, o econômico.


O primeiro projeto de Lee e Chow foi Way of the Dragon (Return of the Dragon ou a fúria do dragão), um filme que Bruce era um ator, escritor, co-produtor e diretor, também tratadas percussão jogo sobre o tema da sonora.24 banda gravando esse filme teve lugar em Roma, onde ele também atuou atriz Nora Miao, ator Bob Wall e sete vezes "karate desportivo" campeão do mundo na forma de contacto total, e estilista Tang Soo do, ator norte-americano Chuck Norris.24 após um mês de registros em Roma, Bruce voltou para Hong Kong com Norris e Wall.24 um dia depois, os três apareceu no programa de TV "Enjoy Yourself Hoje à noite "promover o filme.24

Bruce Lee pretendia que Way of the Dragon fosse o primeiro de uma trilogia, mas antes disso começou o que seria seu próximo filme, Game of Death (Jogo da Morte); gravando cenas com seus amigos e discípulos Dan Inosanto, Tse Hon Joi e Kareem Abdul Jabbar.

Poucos dias após a estréia de Way of the Dragon, Bruce teve a intenção de continuar com as gravações de jogo da morte, mas este foi interrompido depois que ele recebeu uma oferta de US $ 500.000 por Ted Ahley, presidente da Warner Brothers, para ser o ator principal e co-diretor das cenas de luta em artes marciais filme, sangue e aço; 40 15 Bruce não gostou do nome e pediu para ser chamado Enter the Dragon (Dragão), o título produtores aceitos.42 Esse foi o primeiro filme de artes marciais chinesas a ser produzido por um grande estúdio de Hollywood (Warner Brothers) em associação com a Concord Production Inc;
Em dezembro do mesmo ano (1972), Bruce assistiu à estréia da Way of the Dragon, o filme tornou-se outro grande sucesso no circuito chinês, como Bruce não queria sair dela, arrecadando mais de 5 000 000 dólares e quebrando todos os recordes estabelecidos por seu películas.24 anterior Este filme é novamente considerado um clássico das artes marciais e lutar no Coliseu romano é um dos mais memoráveis ​​nos filmes de Bruce Lee; É conhecido como o combate do século.

Jogo da Morte foi colocado em espera para abrir caminho para as filmagens de Enter the Dragon, que começou em janeiro de 1973 em Hong Kong.24 15 A produção cinematográfica deste novo filme foi melhor do que o anterior, mas ainda assim, Bruce foi nervoso como foi seu primeiro projeto internacional, o que atrasou o início da producción.40 houve problemas com a tradução do roteiro, bem como alguns conflitos culturais desde a equipe americana não comer comida chinesa típica, lesões também tiveram freqüente falta de equipamento especial para garantir a segurança em cenas mais arriesgadas.40 Bruce sofreu várias lesões e acidentes durante a gravação, como um corte com uma garrafa que o atingiu e da picada de um cobra.40 ele Ele se preocupou e trabalhou em todos os aspectos do filme, tanto que em março, quando as gravações do filme terminaram, ele perdeu peso, Eu estava inquieto e nervoso; Eu queria que o filme fosse bom e aceito pelo público ocidental.
Bruce e alguns cineastas assistiram a todo o projeto Enter the Dragon em uma estréia especial, onde nem a música nem os efeitos especiais foram adicionados; Bruce sentiu que finalmente se tornaria uma estrela internacional. A estréia foi agendada para 29 de agosto de 1973, no Teatro Chinês de Grauman (Hollywood Chinese Theatre).

"... Bruce foi capaz de ver a versão final de Enter the Dragon e ele podia ver seu trabalho finalizado, ele gostou muito." Entre o dia de sua morte em julho e a estréia em agosto, algumas cenas do filme foram cortadas, Ele tinha muita determinação e sabia o que ele queria comunicar sobre as artes marciais e sua filosofia, ele estava determinado que seu sonho seria parte do filme ... Estou muito feliz que o público conhece Bruce A versão que ele mais gostou, Bruce teria muito orgulho de poder dizer e ter pessoas falando sobre ele: Ele era um ser humano verdadeiro, ele era vibrante e cheio de vida sendo fiel a si mesmo ".


Linda Lee Cadwell, sobre Bruce Lee e Dragão - A História do Bruce Lee


Dragão - A História do Bruce Lee foi exibido em Hong Kong 6 dias após sua morte, enquanto a estréia dos EUA foi apenas em agosto desse ano. Isto teve um sucesso de bilheteria avassaladora arrecadando 200 milhões de dólares em sua estréia, correndo em segundo lugar, atrás apenas de The Exorcist (que arrecadou 357,5 milhões de dólares em sua estréia), mas batendo 44 outros filmes como Serpico por Al Pacino, Drifter de High Plains por Clint Eastwood, Cahill US Marechal de John Wayne, entre outros; Bruce Lee ganhou uma fama póstuma entre o público americano e é considerado sua maior conquista. Uma das cenas mais lembradas neste filme é a luta que Lee, o nome do personagem de Bruce, tem diante de Han (Shih Kien) no salão de espelhos. Este filme foi considerado em 2004 como "culturalmente significativo e importante" pela Biblioteca do Congresso (Library of Congress) e foi selecionado para preservação no National Film Registry (Registro Nacional de Cinema) do país.45 46 47


Game of Death foi,a o próximo filme de sua filmografia; Este começou a gravar no final de 1972, antes de iniciar Enter the Dragon, Bruce Lee tão somente gravou 40 minutos do filme antes de sua prematura e controverso death.15 O filme foi completado por Golden Harvest e estreada em 1978, fazendo uso de uma dupla e notória - mesmo bruta - montagens. Apenas 11 minutos da filmagem inicial foram adicionados.

Últimos meses e morte de Bruce Lee 


cemiterio onde está interrado bruce lee


O túmulo de Bruce Lee é ao lado de seu filho Brandon no cemitério de Lakeview, em Seattle.
Bruce Lee teve uma vida muito curta, morreu em Kowloon, Hong Kong, 20 de julho, 1973, com apenas 32 anos de idade devido a uma hipersensibilidade alérgica a meprobanato, um dos componentes químicos do Equagesic, um analgésico para a dor cabeça. 15 Meses antes de sua morte, Bruce teve vários desmaios, exatamente desde o começo de 1973, de onde conseguiu se recuperar rapidamente.

Em 10 de maio de 1973, durante uma das sessões de dublagem Enter the Dragon em estúdios Golden Harvest, Bruce começou a se sentir mal e decidiu ir ao banheiro para refrescar-se, neste lugar que ele começou a ter convulsões e vômitos até que finalmente sofreu uma colapso, como resultado do qual ele perde a consciência.49 As pessoas que estavam nos estudos da Golden Harvest notaram que Bruce demorou muito para o que procuravam. Quando entraram, encontraram-no no chão e rapidamente o levou para um hospital, onde ele examinou merits.49 24 O neurocirurgião Peter Woo, médico que o tratou, não sabia exatamente o que tinha o inchaço do cérebro era devido, mas, Para tratá-lo e reduzir a inflamação, ele recebeu manitol; eles salvaram sua vida naquela ocasião.49 Bruce começou a recuperar seus sentidos imediatamente; no entanto, ele não conseguia falar e demorou vários dias para se recuperar completamente.

No mesmo mês, depois de terminar de pós-produção Enter the Dragon, Bruce retorna a Los Angeles para um exame médico completo na UCLA (Universidade da Califórnia) fez .49 O resultado mostrou um resultado positivo para Bruce e ele foi dito Eu tinha a saúde e o corpo de uma pessoa de 18 anos de idade; Além disso, nenhuma anomalia foi encontrada. Eles explicaram que a perda de conhecimento que ele tinha alguns dias antes era causada por edema cerebral, com um excesso de fluido ao redor do cérebro.49 Bruce recebeu prescrição de dilatina, um medicamento que acalma a atividade cerebral.49

Em 20 de julho de 1973 (dez dias após o incidente), Bruce Lee estava em sua casa em Kowloon discutindo o roteiro de Game of Death com Raymond Chow. Entre os dois, eles escolheram a atriz taiwanesa Betty Ting Pei para um importante papel feminino no filme. Depois disso, Chow voltou para casa, mas antes concordou com Bruce e o ator George Lazenby para jantar naquela noite; Chow queria que Lazenby trabalhasse no filme O Jogo da Morte.49 Algumas horas depois, Bruce foi até a casa de Betty Ting Pei para experimentar o roteiro do filme. Enquanto estava no apartamento de sua amiga, por volta das duas da tarde daquele dia, Lee sentiu uma dor de cabeça profunda e esmagadora. Betty, de acordo com sua versão oficial é considerada, desde um analgésico chamado Equagesic (combinação de aspirina e tranquilizante meprobanato), que ele mergulhou em uma profunda inconsciência que nunca iria voltar, entrando estado de coma.15
Em 10 de julho daquele ano, Bruce teve uma briga com seu ex-diretor, Lo Wei, nos estúdios Golden Harvest.24 Lo Wei alegou que Bruce o ameaçou com uma faca. Este incidente chamou a atenção da imprensa e causou Bruce foi convidado a "Enjoy Yourself Tonight", que fala sobre o programa incidente.24 Esta foi a última aparição na televisão que Bruce fez em vida.24

Às 9 horas da noite, Raymond Chow telefonou para a casa de Betty para descobrir por que Bruce não comparecera ao jantar conforme combinado. Betty respondeu que ela não podia incomodar Bruce porque ele estava dormindo. Quando ele foi para o quarto para tentar acordá-lo, não respondeu, ele havia entrado em um estado de coma.49 Após 10 minutos, chegou a um médico de emergência na casa de Betty e tentou ressuscitá-Bruce, mas vendo que não responde chamada uma ambulância chegou cerca de 10 pm e levou-o à rainha Elizabeth Hospital.49 Raymond telefonou para a esposa de Bruce, Linda, para contar o que estava sucediendo.49 24 Quando Bruce chegou ao hospital , os médicos admitiram aos cuidados intensivos e começou a dar massagem cardíaca para reanimação, seguido por choque elétrico, mas sem sucesso, já que Bruce Lee foi admitido na sem vida hospital.
Atualmente, ainda há especulações sobre as causas de sua morte. Chow disse em uma entrevista em 2005 que a morte de Bruce Lee foi devido a uma reação alérgica a meprobamato (componente Equagesic ele descreveu como um ingrediente comum em analgésicos), um também apoiado pela interpretação forense Donald Teare. No entanto, Filkins, um médico de grande prestígio, disse que a explicação oficial sobre a causa da morte de Lee é errado, uma vez que em reações alérgicas a medicamentos muitas vezes têm sinais como inchaço irregular no pescoço ou fracasso respiratório Em vez disso, Filkins acha que Lee morreu de uma síndrome de morte súbita inesperada, derivada da epilepsia Sudep, uma síndrome que não foi identificada até 1995.


Lee tinha quase 33 anos e os médicos afirmaram que seu corpo não representava mais de 18 a 20 anos biológicos. Recentemente, foi dito como uma outra causa atribuível à sua morte a um aneurisma que causou a dor de cabeça e, eventualmente, levou-o a morte.3 Sua morte chocou o público em Hong Kong e inicialmente foi atribuída a falsa era devido a informação. A autópsia de Lee mostrou que seu cérebro tinha massivamente inchado e comprimido dentro da caixa do crânio. Não havia ferimentos externos visíveis, mas ele tinha Equagesic em seu corpo.

Ele foi finalmente enterrado no Cemitério Lake View em Capitol Hill, Seattle, Estados Unidos. Em março de 1993, seu filho Brandon, que morreu depois de receber um tiro acidental, foi enterrado ao seu lado
Cerca de 20 mil pessoas se reuniram do lado de fora da frente da funerária de Kowloon, onde seu caixão de bronze, aberto no topo, custava US $ 40 mil. O funeral que se seguiu foi tremendo em Hong Kong; a multidão de admiradores era tão impressionante que a atmosfera onde o caixão de Lee estava sufocava. Na transferência da caixa de funeral Hong Kong para Seattle, onde ele foi finalmente enterrado, eu tive que mudar a caixa de funeral, como umidade ou condensação, forro branco foi caixa forrada azul manchado devido à Fato de Bruce


Vida privada de Bruce Lee


Bruce Lee e seu filho Brandon Lee

Em março de 1961, Bruce Lee estudou na Universidade de Washington e se especializou em filosofia; no outono de 1962, ele começou a ensinar kung fu no Restaurante "Space Needle" em Seattle e foi durante o curso de uma de suas aulas, ele conheceu uma garota chamada Linda Emery Cadwell (pais mulher caucasiano de nacionalidade britânica e Sueca), ela foi convidada por um dos amigos de Bruce.50 Depois de sair por um tempo, eles ficaram noivos. Durante o ano de 1963, Bruce abriu o "Jun Fan Gung Fu Institute" na rota da universidade 4750 em Seattle, que logo se tornou uma famosa academia de artes marciais, o preço para ser um estudante era de 22 dólares por mês. Mesmo assim, Bruce sentiu que Seattle não lhe oferecia as possibilidades que a Califórnia poderia lhe oferecer e decidiu se mudar para lá.

Em junho de 1964, Bruce Lee decidiu continuar seus estudos na Universidade de Washington, em Oakland, Califórnia, para abrir sua segunda escola de artes marciais (Oakland Gung Fu Institute) e, assim, alcançar uma maior estabilidade económica.51 Antes de sair, Bruce prometeu a Linda que voltaria, embora ela não acreditasse nele desde que seus pais se opuseram ao relacionamento.51 Depois de vários meses em que continuaram mantendo contato por meio de cartas, Bruce voltou a Seattle e perguntou: casaram-se com Linda.51 Eles se casaram em 17 de agosto de 1964, no mesmo dia em que partiram para Oakland, na Califórnia.51

No início de 1965, o entusiasmo de Bruce Lee pelas artes marciais tornou-se seu maior fardo. Seu instituto localizado em Oakland, que teve um bom começo, começou a diminuir em número de estudantes, algo que resultou em perdas econômicas. Em fevereiro daquele ano, seu filho nasceu Brandon.51 No entanto, uma semana depois é informado da morte de seu pai Lee Hoi-Chuen.51 alguns anos mais tarde, em 1969, Bruce e Linda teve que Shannon Lee.51 Então ele retomou sua carreira cinematográfica e de filme para filme, ele conseguiu posicionar-se como o melhor artista marcial, não apenas em sua vida pessoal, mas também no mundo do cinema.
Bruce e Linda viveu na casa de James Y. Lee e sua esposa na época, Bruce não tinha dinheiro para alugar um apartamento, e até mesmo colocar em operação o ginásio não tinha chance de manter sua família recém-descoberta, o que economicamente dependentes James, que estava muito contente de tê-lo em sua casa.51 eles tem um local cujo aluguel não era muito excessiva, para abrir sua Kwoon, e partiu para corrigi-lo o mais rapidamente possível para começar a escola. Logo os primeiros alunos chegaram.

Em 1973, estando em fama cheia, ele é editor técnico de um livro inteiramente dedicado a asa chun, escrito por apenas um dos três estudantes que Bruce Lee certificados para ensinar sua visão de artes marciais, que tinha ascendência chinesa James Yim Lee. J. Lee aprendeu seu wing chun com Bruce Lee, e no livro há apenas fotos de pessoas de origem chinesa, entre elas Ip Man (a quem ele é grato), Ted Wong e o próprio Bruce Lee.


Filosofia


O interesse filosófico de Bruce Lee começou quando ele estava sob a tutela de sifu Ip Man Homem de asa chun.52 Ip sempre estava interessado na filosofia de wing chun, e este foi encaminhado para Bruce, que teve grande influência sobre ele .52

"Se nada Ip Man deu Bruce e pode ter cristalizado a direção de Bruce na vida era para interessar os alunos nos ensinamentos filosóficos de Buda, Confúcio, Lao-Tse, e outros grandes pensadores e filósofos chineses. Como resultado, a mente de Bruce se tornou a destilação da sabedoria de tais professores ".

Linda Lee Cadwell em seu livro The Bruce Lee Story.
A segunda influência filosófica importante sobre Bruce Lee foi o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti.52 Bruce descobriu que a maneira de ver a vida Krishnamurti era igual ao seu, como saber que: buscam o conhecimento que conduz à auto-conocimiento.52 Bruce enfatizou esse ensinamento. Foi um dos conceitos mais importantes derivados de seu estudo de Krishnamurti.52
Algo que Bruce Lee praticou durante sua vida foi auto motivação; ele tinha vários livros motivacionais, onde ele obteve o seu pensamento positivo cotidianos.53 Em 1969, quando ele tinha 29 anos, Bruce deixou para trás idéias para ganhar dinheiro ensinando artes marciais, também foi mentalmente doente já não podia unir seus dois paixões artísticas como eles estavam agindo e artes marciais, por isso, começou a aplicar o que tinha lido nos livros de Napoleão Hill.53 Bruce Lee começou a escrever suas metas em seu diário (que transportava onde), ele ele mencionou a sua esposa Linda que precisava de um plano para trabalhar.53 Um dos objetivos que ele escreveu foi o seguinte:

"Meu principal objetivo final:

Eu, Bruce Lee, serei o primeiro superastro oriental mais bem pago nos Estados Unidos. Em troca, darei a eles as performances mais empolgantes e farei a melhor qualidade, como ator. A partir de 1970, iniciarei a rota para ser mundialmente famosa e, a partir de então, até o final de 1980, terei em minha posse a soma de dez milhões de dólares. Eu seguirei o caminho que me agrada e alcançarei harmonia e felicidade interior. "
Bruce Lee, janeiro de 1969

Jeet Kune Do

Artigo principal: Jeet Kune Do

O Jeet Kune Do usa o emblema do Taijitu que representa os conceitos de yin e yang. Os caracteres chineses indicam: "O uso do" não formulário "como um formulário e" não-limitação "como uma limitação". As setas representam a interação interminável entre o yin e o yang.
Em 1967, Bruce decidiu chamar o método de combate que vinha realizando como "o caminho do punho interceptador"; estas palavras apareceu pela primeira vez em janeiro daquele ano, seu diário e da escrita em chinês: 截拳道, que soa foneticamente como "espinha kyun dou" .24 Depois de alguns meses, exatamente em julho de 1967, Bruce decide corrigir a tradução fonética Inglês de "espinha kyun dou" (o caminho do punho interceptor), para finalmente chamar Jeet Kune Do.24 no entanto, Bruce se arrependeu de ter colocado um nome e que o fez uma arte mais marcial, algo que ele não queria, porque sua idéia era a existir fora dos parâmetros e limitaciones.24 Bruce insistiu que o Jeet Kune do era apenas um nome, como tinha sido anteriormente a Jun Fan Gung-Fu (nome que deu o método de combate antes de chamar a prática de Jeet Kune do) .24 sublinhou que "sem estilo" ou "nenhuma maneira". Como Bruce Lee disse: "A diferença entre ausência de forma e ter o" não-way "é que o primeiro e segundo mostra a incompetência além" .55

Muitos dos conceitos de Jeet Kune Do, são tomadas a partir wing chun, boxe ocidental, eskrima, judo, kickboxing, esgrima ocidental, Tangsudo, wrestling e outras artes marciais que Lee treinou durante toda a sua vida. Com a experiência adquirida com o treinamento que teve, Bruce percebeu que os estilos clássicos eram muito mecanizada e limitado por que é que cria a Jun Fan Gung-Fu (Kung-fu Bruce Lee), um sistema que tem métodos formação, técnicas e estratégias para combater, além básicos sendo usado como um personal.56 defesa também descobriram que, independentemente do estilo, há apenas cinco distâncias em que toda a luta é dividida (longo, médio, curto, corpo a corpo e métodos de solo) e cinco (ataque directo único / único angular, progressiva indirecta, por meio de combinação, a indução e a imobilização da mão) 0,55 Isso é algo que o diferencia de ser um estilo de luta ou arte marcial; para um estilo, seja o que for, marca uma certa maneira de lutar de acordo com a distância que o estilo manipula; pelo contrário, um praticante de Jun Fan Gung Fu / Jeet Kune Do, não se limita a uma ou duas distâncias, administra cinco e que lhe dá total liberdade de elección.55 Bruce sentiu seu Jun Fan Gung-Fu era bom, mas um pouco restritivo para uma luta assim, usando a filosofia e sistema que criou estudado, Bruce começou a aplicar o que funcionou melhor-lo em combate e eventualmente se tornou uma filosofia mais tarde chamado Jeet Kune Do. 56 Em outras palavras, o Jun Fan Gung Fu é a base para o processo Jeet Kune Do começar.

"Eu não ensino apenas" karate ", porque eu não acredito em estilos, eu não acho que há um estilo de luta chinês ou estilo japonês de luta ou qualquer outro país ... deve ter braços humanos com três ou quatro pernas que havia outro estilo diferente de luta. Se há outros seres humanos na terra com uma estrutura diferente da nossa, não há outros estilos de luta e por isso que eu digo isso porque nós temos dois braços, duas pernas, o importante é como usá-los para aproveitar ao máximo ... Com braços pode seguir uma linha reta, uma linha curva, desenhar círculos, você pode dar cursos lentos, mas às vezes não parecem tão lento, pernas ocorre o mesmo, para cima e para baixo ... e depois de tudo isso, você pergunta você mesmo como você pode se expressar sinceramente a cada momento ”.

Bruce Lee, e seus estilos de luta.

O Jeet Kune Do é uma ideia, mas não um sistema; com a sua prática, o indivíduo pode encontrar a causa de sua própria ignorância e buscar seu próprio caminho e tirar proveito de tudo o que é mais adequado ao seu modo de estar em forma, também ele usa todos os meios você acredita necessária em sua vida, mas não é limitado nenhum em particular.57 é um processo constante de evolução e aperfeiçoamento, sem um propósito e uma filosofia de utilice.55 total para quem as palavras de Bruce Lee em liberdade: "a arte de Jeet Kune do é simplesmente para simplificar ... " Essa foi a expressão pessoal do que funcionou melhor em combate para Bruce Lee.
«O Jeet Kune Do pode ser ensinado? Eu sempre digo sim. você pode padronizar?, obviamente, não ... O Original Jeet Kune Do é nada mais do que o Jun Fan Gung-Fu, material Bruce Lee que me aconteceu enquanto viver. O Jun Fan Gung-Fu pode ser ensinado e mais importante pode ser sistematizado para que os alunos possam compreender facilmente, o Jun Fan Gung-Fu prepara você para o seu próprio método de crescimento pessoal.
Então, deixe claro que o Jeet Kune Do não é um novo estilo de Karate ou Kung Fu. Bruce Lee não inventou nenhum estilo novo, nem modificou nenhum estilo existente, nem juntou estilos diferentes em uma espécie de estilo composto. Sua idéia principal era justamente libertar seus seguidores de estilos, moldes ou padrões fixos, é retornar às fundações, aos conceitos originais que dão eficácia às artes marciais.

De acordo com o sifu Bruce, o conhecimento em artes marciais significa autoconhecimento. O Jeet Kune Do é simplesmente um espelho em que nos refletimos. A verdade é como uma viagem sem rotas ou caminhos ... O Jeet Kune Do não é uma organização ou instituição da qual se pode ser um membro, é assim tão fácil. Minha verdade, não é sua verdade e sua verdade não é minha. O professor de Jeet Kune Do não é um possuidor da verdade, ele é apenas um guia e o aluno deve descobrir a verdade por si mesmo.

Jeet Kune Do não é um processo de acumulação ou uma adição diária de técnicas e técnicas mas, pelo contrário, é um processo contínuo de eliminar o que não sirve.57 Leve o que é útil e descartar o inútil, mas mesmo assim, uma pessoa pode segui-lo praticar várias artes marciais, como sempre, não tem a intenção de cobrir todo e deve ser usado apenas o que realmente se trabalha no sistema de combate é practicando.57 é por isso Jeet Kune Do não é uma arte marcial, porque ele não olha movimentos elaborados, complexos e estilizados que são realmente desnecessárias, mas será que vai dirigir e técnicas simples também se concentra para o realismo em combate. Bruce, técnicas complicadas e vistosas foram usadas para surpreender as exposições públicas e filmes, mas não costumava ser eficaz na defesa de uma briga de rua, que é por que ele usou com seus parceiros de sparring uma equipe de proteções que permitem aproximar o máximo possível à realidade do combate.56


"Para mim, as artes marciais são para ser capaz de expressar honestamente, isso é muito difícil de fazer ... para mim seria muito fácil de colocar em um show e se gabar, embriagada com esse sentimento e tornar-me cara duro e tudo. Poderia fazer muitas coisas falsas e deslumbrar ou ensinar movimentos muito floridos, mas honestamente se expressar sem se enganar, expressar-se honestamente, isso, meu amigo, é muito difícil de fazer ... Você tem que treinar muito, você tem que ter boa reflexões para usá-los quando necessário, quando você deseja mover, mover-se e fazê-lo com determinação ... Se eu dar um golpe com o punho, eu dou forte, que é a parte mais importante do treinamento. "
Bruce Lee, sobre seu pensamento sobre artes marciais.

Treinamento das Artes Marciais de Bruce Lee



Bruce Lee tinha uma agenda detalhada das várias formações e datas de cada dia para comparar os resultados e melhorar continuamente o registro. Ele treinou diárias 8 horas, suas atividades entre outros, foram: ginástica, exercícios com pesos e elásticos, que funcionam diariamente cerca de 16 intervalos km, e melhoria contínua de um golpe especial ou técnica contra os sacos, a boneca madeira, vários instrumentos, e ainda contra a Makiwara (tabela marcante utilizado em Karate tradicional), e funcionam aos pares (de treino). Sempre quis ser mais forte, rápido, flexível, coordenada e robusta, ele era apenas um tamanho de 1,71 metros (5 pés 7 ½ polegadas) e pesava 61 kg.2


Estátua de Bruce Lee no Museu da herança de Hong Kong.
Em um momento crucial de sua vida, a sério ele machucou o nervo ciático e sacro, então ele teve que passar por um tedioso processo de reabilitação e permanecer ociosa muito tempo, cerca de seis meses, que ele dedicou a estudar e compor notas editará após sua morte como "O Tao do Jeet Kune Do". Embora, por algum motivo, apesar de depois ter os meios para fazê-lo, na vida ele nunca publicou. E, embora o médico disse que ele nunca poderia andar de novo, ele não só andou novamente, mas seus chutes foram novamente os que antes e continuou seu treinamento árduo em busca da perfeição na arte de combate.

treinamento duro lhe permitiu fazer sem truques, proezas físicas proverbiais e incríveis, entre as quais: para fazer um grande número de flexões em dois dedos da mão, abater caças duas vezes o seu peso com seu chute lado, desenvolver o poder atingido a curta distância por (o soco de uma polegada), faça um pontapé rápido e impecável voando, desenvolver uma velocidade instantânea enorme de socos (30 centésimos de segundo), devido a que seus parceiros de sparring simplesmente não vêem a soprar, mais uma habilidade armas como o nunchaku, bo (ou vara longa) com a arte Filipina, incluindo o manuseamento ambas as metades ou "olisi" pólos derrubando-os. Segundo ele, ele disse:
"Eu não represento um estilo, mas sim todos os estilos. Você não sabe o que estou prestes a fazer, mas eu também não sei. Meu movimento é o resultado de sua e minha técnica é o resultado de sua técnica ".

Além da Ala chinês chun, e ao longo de sua vida, Lee também adotou algumas técnicas e táticas de várias artes marciais e desportos de combate, como boxe, judô, Tangsudo, o eskrima, luta greco-romana, esgrima ocidental o tailandês de Muay e Tangsudo em grande estilo, embora ele não queria classificar e chamá-lo estilo, mas disse que eles eram princípios; com base na distância, características físicas individuais e oportunidade. Para ele não existia nem tinha que existir um estilo pré-definido para lutar. Lee também desenvolveu técnicas próprias de aderência, e aprovou vários de boxe deslocamento baseado na grande coleção de filmes que tinham onde eu vi uma e outra vez, mas principalmente ele estudou como combater o famoso campeão, Muhammad Ali, que meticulosamente observado e estudado através de suas lutas gravadas, estes vídeos têm recuou e projetado para realizar cada um dos detalhes e nuances de sua movimientos.59 estas técnicas não só vai aplicar-se; Bruce destina a travar um duelo com Muhammad Ali, um fato que nunca foi consumar.59
Sua imagem, carisma e influência nas artes marciais tornaram-se um clássico. Na vida ele foi um grande estrelas de cinema e artistas marciais, incluindo seus seguidores assim como seus alunos durante a sua estadia nos Estados Unidos, entre eles São eles: James Coburn, Steve McQueen, Dan Inosanto, e Chuck Norris, que também eram seus amigos.
Lee pela perfeição técnica e equilíbrio, a coordenação, a velocidade impressionante de suas fintas e finge sua desenvolvimento físico admirável e domínio do corpo é realçado. Lee não teve rivais superiores desde 1960 o desempenho físico até hoje.


Antes da estréia de Way of the Dragon (Return of the Dragon ou do Dragão), Bruce tinha a intenção de que seu personagem, Tang Lung, foi o protagonista de um dois filmes que dão origem a uma trilogia, mas esta 40 idéia de que ele adiada até mais tarde e seus amigos foram de férias para Hong Kong e ele não perdeu a oportunidade de gravar o que, então, seria seu próximo filme, Game of Death.41 em seguida, ele foi abordado pela Warner Brothers para filmar Digite o Dragão, então ele também partiu para depois, Game of Death.

A Flauta Silenciosa e o Punho do Sul, Perna do Norte

Em 1970, Bruce sofreu uma lesão nas costas grave ao levantar pesas.24 Durante o tempo de recuperação, ele decidiu escrever o roteiro de um filme que teve que lançaram para o estrelato, The Silent Flute em conjunto com James Coburn e Stirling Silliphant. 24 60 o roteiro foi enviado para a Warner Brothers e depois de alguns meses, ele aceitou o projeto com a condição de que buscar localidades em Nova Deli, Índia tão Bruce Coburn e Silliphant viajou para o lugar.24 mencionado durante a 10 dias gasto procurando lugares para filme, foi problemas.61 a noite veio para a Índia, os funcionários do hotel onde eles ficaram, ele decidiu dar Coburn tratamento de estrela algo que incomodou Bruce então ele perguntou Silliphant você vai para reclamar, ele também mencionou que um dia ele seria a estrela de cinema mais importante do mundo, muito maior do que Coburn, mas não o fez caso.61 Silliphant Outro problema foi cuand ou Bruce começou a dar demonstrações de kung fu, este incomodado Coburn e ele queria privacidade, mas ao Bruce mostra, as pessoas vieram em quantidade. Foi por causa desses problemas que o projeto foi abandonado.
Depois de um tempo, a Warner Brothers tentou retomar o projeto, mas decidiu rejeitar Bruce e conheceu seu contrato com a Golden Harvest, dedicando-se inteiramente ao seu próximo filme Fist of Fury (Fúria Leste punhos de fúria ou) .39 Além disso, quando a imprensa sabia desse projeto, Bruce não queria filmá-lo.61 41 39


Em agosto de 1972, Bruce Lee escreveu uma carta a sua esposa Linda, onde mencionou que ele estava trabalhando no roteiro para um novo filme chamado Southern Punho, Northern Leg (do punho sul, Perna do Norte) e disse-lhe: não Sem dúvida, este filme terá um lugar no nono paraíso.

Bruce Lee escreveu Southern Punho, Perna do Norte como uma maneira de fazer o roteiro de The Silent Flute sua manera.41 No documentário Bruce Lee: The Man & The Legend (Golden Harvest / Concord Productions), que veio logo após sua morte em 1973, Bruce fala a língua cantonesa, alguns dados sobre trama.62 o significado do filme é sobre a origem das artes marciais. Como em The Silent Flute, Bruce tentou jogar um herói que viaja em busca de um objeto externo, em outras palavras, um livro para mostrar-lhe toda a verdade sobre artes marciais. Depois de passar por vários testes e lutar com vários mestres de artes marciais, ele percebe que a resposta está dentro de si mesmo e sempre foi allí.62

Cinco anos após a morte de Bruce, a Warner Brothers voltou ao The Silent Flute mas substituiu alguns conteúdos cenas violentas e eróticas cómico.61 O título mudou filme e foi nomeado o Círculo de Ferro (Iron Circle). Este foi estrelado por David Carradine e Christopher Lee em 1.978,61 Ainda assim, o conteúdo filosófico de Bruce Lee.61 O enredo deste filme é considerado um dos melhores artes marciais, porém, os críticos permaneceram, a coreografia do lutas do filme eram muito ruins elaboradas.61 momento não é conhecida, porque não foi realizada Southern Punho, Norte Perna, apesar da existência de um guion.61

Jogo da Morte

Game of Death (Jogo da Morte) foi lançado em 1978, mas a realidade é que até a morte de Bruce, não havia um roteiro original, só tinha idéias do que o filme seria, além de storyboards.41 A idéia principal com quem ele estava trabalhando Bruce Lee era um artista marcial internacional chamado Hai Tien, que está se aposentando depois de vencer o torneio mundial.41 mob coreana aprende de sua luta capacidade e fazer o seu melhor para formar parte de um grupo enviado para um pagode de 5 andares, fortemente vigiado pelos artistas marciais qualificados que, estão protegendo algo (não identificado em tudo em qualquer material sobre o filme) deitado em sua última nivel.41 Então não ter dito a máfia coreana e estar de volta para casa, Hai Tien é informado do sequestro de sua família pela máfia coreana, forçando-o a se envolver. Hai Tien é acompanhado por mais dois artistas marciais (James Tien e Chieh Yuan), e entre 3 passo através do pagode aberta, encontrando diferentes desafios em cada piso.41 O lugar onde o pagode está localizado é o templo Peobjusa no Parque Nacional de Songnisan, na Coréia do Sul.

"Atualmente estou trabalhando no roteiro para o meu próximo filme, eu ainda não decidi o título, mas o que eu quero mostrar é a necessidade de adaptar-se a mudanças nas circunstâncias, a incapacidade de se adaptar traz destruição. A primeira cena em minha mente, quando o filme começa, o público vê uma grande extensão de neve, então a câmera se concentra em um grupo de árvores, enquanto os sons de um forte vendaval enchem a tela. A tela é coberta com neve espessa, de repente, há um estalo alto e um grande galho da árvore cai no chão, não pode suportar o peso da neve, por isso quebra. que está se curvando com o vento, enquanto se adapta ao ambiente, o salgueiro sobrevive ".

Bruce Lee no início do Jogo da Morte (Palavras do Dragão, 16 de agosto de 1972)

Bruce concebeu sua idéia depois de uma visita à Índia em 1971 com o ator James Coburn eo escritor Stirling Silliphant enquanto busca de locações para seu projeto The Silent Flute.41 Enquanto estava lá, Bruce percebeu que os pagodes tinham níveis crescentes . Isso deu a ele a ideia de realizar cenas de luta em um pagode, onde cada nível teria uma ameaça diferente e mais difícil.


As lutas neste filme, deu graças à disponibilidade de atores Dan Inosanto, Tse Hon Joi e Kareem Abdul-Jabbar, que estava de férias em Hong Kong, que teve Bruce.41 Essas lutas, ele planejou para inserir ao longo do filme. Bruce também perguntou a seu amigo Taky Kimura participar neste filme, mas a luta nunca foi dada pela morte de Bruce Lee.41 Este filme veio para filmar o completamente desde os Warner Brothers ofereceu-lhe atirando Enter the Dragon (Operação Dragon).

"Copiei as cenas do meu pai, Game of Death, e joguei o resto da fita ... Parecia uma boa ideia."
- Brandon Lee, ator e filho de Bruce Lee em Game of Death.
Irmãos Shaw
Em 1977 e, a fim de retomar o projeto permaneceu inacabado, o Golden Harvest contratado para 8 roteiristas para levar por diante a ideia de Bruce e 3 americanos para dar ao filme uma aparência escritores internacionais, até chegou a contactar o ex-jogador de futebol Pelé, a fim de ter uma aparência pequena, mas as negociações cayeron.41 Após meio ano estudando o caráter de Bruce Lee e dando-lhe um novo plano para o filme, que estreou em 1978, Game of Death.41

No início de 1971, pouco antes do retorno de Hong Kong Bruce Lee, ele decidiu explorar suas opções e assim encontrar um estúdio capaz de dar tudo o que ele queria se tornar uma estrela internacional.63 era assim, através de seu amigo unicórnio Chan, Bruce conhecemos o proprietário e presidente da Shaw Brothers, Run Run Shaw, que ofereceram Bruce um contrato que incluía um salário de US $ 2000 por película.63 Bruce recusou e decidiu ir com o produtor Raymond Chow, que estava indo à falência até dinheiro emprestado e começou a ganhar gravar filmes com Bruce.63 Durante esse ano, Run Run Shaw ofereceu um cheque em branco para Bruce, a fim de deixar Chow mas Lee não aceitou desde que ele tinha uma palavra de acordo e isso era mais importante para ele.

Em 1972 e após o lançamento de Way of the Dragon, Run Run Shaw aceito os termos de Lee e preparou todos os detalhes necessários para introduzir um novo projeto de filme, isso daria vida a duas personagens, um bom e um malo.63 One os personagens seria Nian Kan Yao, uma lenda militar da dinastia Qing, conhecido como um dos maiores e mais cruéis heróis de guerra de seu era.63

A última carta que Bruce escreveu para o dono da Shaw Brothers mostrou a facilidade que ele teve nas negociações com Run Run Shaw:
"Caro Run Run A partir de agora, considere os meses de Setembro, Outubro e Novembro (1973). Um período de três meses, dedicado a Shaw Bros. termos específicos (de negociação) após a minha chegada será discutido."

Legado de Bruce Lee


Seu legado pode ser encontrado em filmes, entrevistas, livros e mais objetos que servem para aprender um pouco do seu treinamento, além de sua filosofia. O fato de ter criado um método de combate como Jun Fan Gung-Fu e depois aplicar sua filosofia de vida, onde descartado como estilo de luta desnecessário fazê-lo evoluir e dar origem a Jeet Kune Do, faz com que seja considerada a pioneiro de lutas de contato e sem regras como artes marciais mistas.
Outra coisa cobrindo o grande legado é ter sucesso na abertura para o Ocidente das artes marciais chinesas e da divulgação de Kung Fu em sua verdadeira dimensão, que antes dele eram desconhecidos e só prevaleceu em filmes chineses fantasiosas com acrobacias produzido, sendo Karate e Judo as únicas artes marciais orientais conhecidas no Ocidente nos anos 50.
Você também pode dizer que Lee, sua popularidade foi responsável pela propagação internacional de asa sistema chun, que juntamente com o tai chi chuan, é o estilo do mundo kung fu mais praticado. Muitos praticantes atuais de artes marciais, fazer pelo menos uma vez por revisionismo comparativa de sua técnica de combate e Lee, aplicando assim alguns de seus conceitos ao seu próprio estilo. Depois de sua aparição explosiva através de suas escolas e filmes subsequentes, começou a seguir a esteira deixada por este artista marcial singular.

Ainda assim, a indústria cinematográfica chinesa explodiu venda comercial infinitamente insatisfeita de público ocidental e oriental ansioso para ver filmes de gênero e estilo levantada nos famosos filmes que estrelou Bruce Lee. Após sua morte, a indústria chinesa colocado artista como marcial que era fisicamente como Lee e sua técnica para fazer filmes de qualidade duvidosa e guionística termo técnico para exploração excessiva com o mercado de filme de sua figura, até chegou a colocar máscaras Lee tamanho natural na face do ator.

Bruce Lee para a revista Black Belt.

Revistas dedicadas às artes marciais também caíram na superexploração da figura de Lee, revelando suas técnicas, treinamento, vida pessoal, espancamentos, pensamentos, etc. Suas idéias, filosofia e métodos de treinamento foram revisados ​​e aplicados em muitas das modernas academias de artes marciais ao redor do mundo. Hoje em dia, ainda é possível encontrar seu retrato ou pôsteres de sua pessoa em muitas academias de artes marciais.

Eu devo meu estado atual de desenvolvimento ao meu treinamento anterior no estilo wing chun, um ótimo estilo. Essa arte foi ensinada a mim pelo Sr. Ip Man, o atual líder do Sistema Ving Tsun em Hong Kong, onde fui criado.

Fonte: wikipedia