Aretha Louise Franklin (Memphis, Tennessee, 25 de março de 1942, Detroit, Michigan, 16 de agosto de 2018) foi uma cantora americana de soul, R & B e gospel. Apelidada de "Lady Alma" (Lady of Soul) ou "Rainha do Soul" (a Rainha do Soul), foi um dos maiores expoentes do gênero, e uma das maiores operadoras de Evangelho de todos os tempos e um dos artistas mais influentes da música contemporânea.
Em meados da década de 1960, ela se consolidou como a estrela feminina da alma, algo que ela usou em favor dos direitos raciais nos Estados Unidos, sendo um elemento influente dentro do movimento racial e da libertação das mulheres. Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll.
Foi selecionado em primeiro lugar dos 100 Maiores Cantores de todos os tempos de acordo com a Rolling Stone em 2008. Além disso, a mesma publicação o colocou no 23º lugar dos melhores artistas, da lista dos 100 Grandes Artistas. Foi premiado com 18 prêmios Grammy.
Infância e Formação de Aretha Franklin
Ele nasceu em 25 de março de 1942 em Memphis, Tennessee, e cresceu em Detroit. Ela era filha do pregador Clarence LeVaughn Franklin e da cantora gospel Barbara Franklin. Sua mãe abandonou sua família quando Aretha era criança e, pouco depois, ela morreu. Seu pai logo viu o talento de Aretha, então ela queria que ele fizesse aulas de piano, mas ela rejeitou e preferiu aprender sozinha com a ajuda de gravações. Neste momento, ele ficou em turnê gospel, onde uma das primeiras músicas que ele tocou foi "Precious Lord". Os gênios do evangelho Clara Ward, James Cleveland e Mahalia Jackson eram amigos íntimos de sua família, então Aretha cresceu cercada por eles. Com doze anos ele teve seu primeiro filho, e dois anos depois ele teve o segundo.
Casa onde Aretha nasceu, em Memphis
A Mudança Artistica de Aretha Franklin
Princípios do Evangelho e Influências em Checker (1956-1960)
As raízes do evangelho de Franklin foram uma das pegadas mais pessoais e influentes de sua carreira. Com suas irmãs Carolyn Franklin e Erma Franklin (ambos também realizou carreiras solo) cantou na Igreja Batista de Detroit (New Bethel Baptist Church), fundada e dirigida por seu pai, CL Franklin, um pregador batista, apelidado de "A Voz milhões de dólares "e um dos principais confidentes do líder Martin Luther King. Aretha passou toda a sua infância neste ambiente gospel e cercada por vozes de jazz como Dinah Washington e Ella Fitzgerald. Com apenas 14 anos, ele fez sua primeira gravação para JVB / label batalha Records, em seguida, reeditado pela Checker, A alma evangelho de Aretha Franklin, que podia ser ouvido composições Evangelho com um som alma poderosa, cheia de melodias para piano, instrumento que dominou desde a infância. Em 1960, ele viajou para Nova York para ter aulas de técnica vocal e dança. Neste momento, ele começou a gravar demos para enviar para gravadoras.
Estágio em Columbia e Harmony (1961-1966)
Depois de um tempo em que Aretha começou a ser considerado um jovem prodígio, ele comentou que a Motown estava interessado em ficharla, mas acabou assinando com a Columbia Records, sob a direção de John Hammond7. Aretha entrou Columbia como uma alma artista, mas ao longo do tempo, a empresa começou adentrarla em seu catálogo de jazz, como demonstrado em Unforgettable: A Tribute to Dinah Washington (1964), que presta homenagem a uma das suas grandes ídolos Aretha não concordava com este guia porque parecia uma alma artista e não como uma senhora de jazz, embora naquele momento em que foi encontrada a versatilidade musical que possuía e onde você pode encontrar muitos de seus mais belas melodias como por exemplo, "Sweet amargo amor", "Skylark", "Tente um pouco de ternura" e muitos outros. Este foi o motivo da saída por decisão própria de Aretha em 1964. Neste momento, tem menores hits mais notavelmente "Operação Heartbreak", "Rock-a-bye seu bebê com uma Dixie Melody", "Lee Cruz" e «Soulville». Após sua saída da Columbia, ele editou Songs of Faith (1964) com o disco no qual ele estreou e onde o sentimento do evangelho continuou. Um ano depois, Onze na vida, sob o rótulo Harmony.
Revolução da alma (1967-1969)
Quando Aretha deixou a Columbia para assinar pela gravadora Atlantic Records, o produtor Jerry Wexler partiu para pegar toda a alma que havia dentro. O primeiro single que ele gravou para a Atlantic Records foi "Eu nunca amei um homem do jeito que eu amo você", pelo qual eles tiveram o acompanhamento da Seção Rhythm Muscle Shoals, no Alabama. Este tópico foi endossado por muitos críticos como uma das grandes canções da alma, ea revista Rolling Stone escreveu: "Franklin gravou sua versão da maravilha alma, um lamento sobre como-bad-me-tem-tratados com o Muscle Shoals Rhythm Section, meninos brancos do Alabama ». A única explosão em todos os rádios, mas eles fariam isso com muito mais força "Respeito" - versão da canção que Otis Redding havia gravado em 1965 - com a qual Aretha foi definitivamente consagrada. A canção foi gravada nos estúdios da Atlantic, em Nova York, em 14 de fevereiro de 1967. À versão original de Redding foi adicionada uma ponte e um saxofone solo, pela mão do rei Curtis; também as mudanças de acordes da música "Quando algo está errado com meu bebê" por Sam & Dave foram adicionados.
Em 10 de março de 1967, o álbum Eu nunca amei um homem do jeito que eu te amo foi publicado, que continha os dois singles anteriores, assim como músicas como a versão de Ray Charles "Drown in my own tears" ou as músicas de Sam Cooke "bons tempos" e "uma mudança vai vir". Mas Aretha também contribuiu para este álbum como compositor, com as canções "Não me deixe perder este sonho", "Baby, Baby, Baby", "Save Me" e "Dr. Feelgood (amor é um negócio sério)". Nesse mesmo ano, ela ganhou dois prêmios Grammy, sendo a segunda mulher a fazê-lo. Também em 1967 (4 de agosto), ele editou o álbum Aretha chega, do qual os temas "Satisfaction" e "Baby, I love you" podem ser destacados. Este segundo álbum no Atlantic atingiu o número um, mas não foi tão popular quanto o seu antecessor.
Em uma apresentação em 1968 no Teatro Regal de Chicago, a apresentadora Pervis Spann deu o título de "Rainha da Alma" a Franklin, apresentando-o com esse nome8.
Em 1968 ele lançou Lady soul, com o qual ele retornaria ao sucesso em massa. O disco continha hits da soul music como "Chain of fools", "Uma mulher natural" ou "Não é de jeito nenhum". Houve também colaborações de Eric Clapton na música "Bom para mim como eu sou para você", canções de Ray Charles "Volte, amor", James Brown "Dinheiro não vai mudar você" e clássico de Curtis Mayfield, "As pessoas pronto. " No álbum colaborou nos coros das inspirações doces, composto por Doris Troy, Dionne Warwick, sua irmã Dee Dee Warwick e primo de ambos Cissy Houston (mãe de Whitney Houston). Seis meses depois, Aretha agora foi lançado, que continuou com uma série de sucessos com "Think" e a popular canção de Burt Bacharach "Eu rezo uma pequena prece", que Dionne Warwick havia interpretado anteriormente. Em 1969, o álbum Soul'69 fechou a década com o sucesso dos singles "River's invitation" e "Bring it to home to me".
Evolução para novos tempos (1970-1979)
No final da década dos 60 e princípios dos 70, Aretha começou a fazer versões de temas rock, pop e soul que já tinham sido grandes sucessos; entre eles, os temas dos Beatles como "Let it be" ou "Eleanor Rigby", e Simon & Garfunkel, como sua famosa versão como o original "Bridge over troubled water"; ou artistas de soul como Sam Cooke ou The Drifters. No início dos anos 70, o sucesso de Aretha continuou sem diminuir, sendo já um artista totalmente consagrado no panorama musical internacional.
Em 1970, ele lançou dois álbuns. O primeiro foi Esta menina está no amor com você, um álbum versão completa: "Compartilhe de seu amor With Me", Bobby Blue Band, o já multiplicar versionamento "Son of a Preacher Man", os sucessos dos Beatles "Que seja "e" Eleanor Rigby "o tema interpretado por Connection Rotary e os Staple Singers" o peso "" Dark End of the Street "de James Carr. Mas neste álbum um dos maiores sucessos foi" Call me "escrito pela própria Aretha. O título do álbum foi um remake do tema de Burt Bacharach "This Guy's in Love With You". Nesse mesmo ano (1970) ele também publicou o Spirit in the dark, no qual ele retorna para fazer versões de B.B. Rei, Jimmy Reed e Dr. John. Neste álbum contou com uma instrumentação luxuosa da parte de The Muscle Shoals, The Dixie Flyers e do guitarrista Duane Allman. Os dois singles extraídos do álbum foram "Don't play that song" e a música escrita por Aretha que deu nome ao álbum. Em 1971, a gravação de uma performance ao vivo foi lançada: Aretha Live no Fillmore West, onde ele cantou seus maiores sucessos, assim como as versões de Stephen Stills de "Love the One You're With" e Bread "Make It With". Você ".
Neste álbum aparecem o saxofonista King Curtis, e uma versão de "Spirit in the dark" com Ray Charles. Até este momento, Aretha ainda estava fazendo sua alma dos anos sessenta, com apenas algumas variações, como a inclusão de versões de canções de rock; mas, em 1971, com "Young, gifted and black", seu som começou a se adaptar aos anos 70, com um som que precedeu a discoteca e a inclusão de novos ritmos, além de uma nova imagem. Três dos maiores sucessos deste álbum são escritos por Aretha: "Day dreaming", "Rock steady" e "All the king's horses". Incluiu novamente versões, como "A estrada longa e sinuosa" dos Beatles e "Eu tenho amado você por muito tempo" de Otis Redding. Em 1972, o primeiro álbum totalmente gospel de sua carreira chegou, gravado ao vivo com o Southern California Community Choir e James Cleveland. Este álbum é famoso por suas versões gospel de "You've got a friend", "Wholy Holy" de Marvin Gaye, "How I Got Over" de Clara Ward ou as tradicionais "memórias preciosas".
Um ano depois, em 1973, Hey Now Hey (O Outro Lado do Céu) chegou, o último álbum de Aretha antes de sucumbir quase totalmente à música disco. Além de sucessos como "Angel" (composta por Carolyn Franklin), "Somewhere" (compositor e pianista Leonard Bernstein) ou "Master of Eyes (a profundidade de seus olhos)" (escrito por Aretha e Bernice Hart), um dos Os maiores impactos do álbum produzido foram devido à sua capa original e estranha. "Let Me in Your Life", de 1974, mostrou uma nova imagem de Aretha, com uma capa na qual ela já aparecia como uma "diva", envolta em um casaco de pele. Continuou a soar alma, mas sua inclusão na música disco estava crescendo. Este álbum saiu dois hits: "Until You Come Back to Me (que é o que eu vou fazer)", anteriormente realizada por Stevie Wonder, e "Estou apaixonado", escrito por Bobby Womack e se transformou em sucesso em 1968 por Wilson Pickett. Nesse mesmo ano publicou com tudo que eu sinto em mim, com o qual, de alguma forma, começou o declínio do artista, graciosamente apenas dois assuntos modestos "Sem amor" e escrito por Aretha que dá canção faixa-título. Com "você", em 1975, veio a queda momentânea; Foi um álbum em que o esplendor vocal continuou, mas a produção e composição não tinha nada a ver com o feito anteriormente, e, portanto, só ouvi de um curto período de tempo o primeiro single, "isso só acontece (quando eu olhar para Você) ". Mas depois de um ano de trabalho, Aretha cruzou no caminho de Curtis Mayfield, e com ele criou a trilha sonora do filme faísca, que o cantor recuperado estado um tanto musical. O single "Sparkle" foi um grande sucesso; "Dar-lhe algo que ele pode sentir" tornou-se um hino; e "Jump to it" quebrou na pista de dança. Parte do sucesso do disco foi pelas letras criadas por Mayfield, além de uma boa produção e dos coros de Kitty Haywood Singers.
Em 1977, ele lançou dois álbuns que tiveram um sucesso modesto, sendo bastante fugaz: Satisfaction e Sweet passion (o último destaca o single "Break It to Me Gently"). Nesta época de sucesso limitado para o cantor, em 1978 ele se juntou novamente com Curtis Mayfield, que escreveu "Eu precisava de bebê" no álbum "Todo-Poderoso Fire". Aretha fechou a década com um álbum que levou pelo nome que de alguma forma o fez cair, La Diva (1979), em que as canções escritas foram incluídos por si só Aretha como "Ladies Only", "Só Star", " Eu fui feito para você "ou" Querida, eu preciso do seu amor ", dos quais nenhum foi bem sucedido. Este declínio musical deveu-se principalmente à produção de seus álbuns, para a promoção ruim e os pequenos esforços de carreira de Atlantic Aretha; então, em 1979, ele decidiu deixar a empresa para assinar com Arista e o produtor Clive Davis.
O novo som da alma (1980-1997)
Em 25 de outubro de 1980 começa uma nova etapa para Aretha Franklin; Nesse dia, seu primeiro álbum é lançado em Arista, Aretha. O álbum foi produzido por Clive Davis e Chuck Jackson, ea promoção foi muito amplo, desde que ela foi a primeira grande artista que estava carregando este rótulo. Existem versões, como nos anos anteriores, mas desta vez com um som mais pop e totalmente alinhado com os anos 80; entre estas versões são "O que um tolo acredita que" pelo The Doobie Brothers e "I Can not Turn You Loose" Otis Redding. O maior sucesso extraído do álbum foi a música "United together".
Em 1981 veio o amor toda a dor de distância, que fez o seu caminho no mercado com o single que dá faixa-título, um dueto entre Aretha e George Benson. Com este álbum, Aretha retornou ao topo da cena musical com um novo som que misturou soul, rock, tempestade urbana e tranquila. O álbum entrou nas paradas duas questões, para além do primeiro single, "É a minha vez" e "! Espere Eu sou Comin '", através do qual ganhou um Grammy. Mas em 1982, com o álbum "Jump to it", o grande sucesso veio novamente. Com o tema "Jump to it", ele conseguiu seu primeiro número um em mais de meia década. "Love me right" foi outra das músicas que saiu do álbum, também recebendo uma boa aceitação. Neste álbum eles trabalharam sobre a composição Luther Vandross, The Isley Brothers, Smokey Robinson e Aretha próprio; Além disso, todos sob a produção de Clive Davis, o que fez que esta era a Aretha mais bem sucedido depois de muito tempo na sombra. Devido ao sucesso do álbum anterior "Get It Right" (1983) Luther Vandross criado a maior parte do material para o disco. "Toda garota" e "Faça certo", ambos os temas escritos por Vandross gozava de grande audiência, como, em menor medida, a capa de The Temptations "Eu desejo que choveria". Em 1984, a gravadora Chess, com a qual Aretha tinha começado a trabalhar no evangelho, publicou um álbum gravado com o pai, Clarence LeVaughn Franklin, viver durante um evangelho sessão. Foi intitulado "Nunca envelhece".
Em 1985, Aretha veio com um álbum muito mais pop, Who's Zoomin 'Who? Desde a carreira de Luther Vandross por esta altura tomou seu próprios rédeas solo de trabalho de composição feito nos dois últimos álbuns, neste fez Narada Michael Walden. Este álbum foi até agora o mais premiado de Aretha na companhia. Ele contém alguns dos mais fortes hits da década, como o protesto "As irmãs estão fazendo isso por si mesmos" ao lado de Eurythmics. Três outros singles teve grande impacto sobre o público: "Quem é zommin 'que" "Freeway of Love", "Another Night" e. Sobre o tema "Freeway de amor conseguiu ganhar dois Grammy Em 1986 um novo álbum intitulado Aretha foi lançado, mas desta vez com uma muito mais rock também visível na atmosfera aparência colhida dois grandes sucessos com este álbum .. A música" Jumpin ' Jack flash "produzido por Keith Richards e pertencente à trilha sonora do mesmo nome, eo dueto com George Michael" Eu sabia que você estava esperando (para mim). "Outras questões com muito menos impacto foram" Jimmy Lee "ea dupla juntamente com Larry Graham "Se precisa do meu amor hoje à noite". Quinze anos após a gravação de "Amazing Grace", em 1987 lançou "Um só Senhor, uma fé, um só batismo", o segundo álbum completamente evangelho de sua carreira. ele colaborar Erma Franklin, Carolyn Franklin, Mavis Staples, CL Franklin, Joe Ligon, Jesse Jackson e Jasper Williams.
Após dois anos de descanso, em 1989 ele lançou Através da tempestade, um álbum em que faz um dueto com grandes estrelas do momento foram incluídos: "Through the Storm", com Elton John: "Não é, não foi, ele ain ' t Nunca Gonna Be "com Whitney Houston," Gimme seu amor "com James Brown e" Se alguma vez houve um amor ", em companhia dos Four Tops e Kenny G. do trabalho e presença nas cenas de Aretha já começou a ser menos constante e seus álbuns não eram tão freqüentes quanto antes. Em 1991, ele lançou "O que você vê é o que você sua", dos quais três singles.
Assimilação ao R & B contemporâneo (1998-2007)
Desde o lançamento de seu álbum anterior, Aretha demorar muito para voltar ao estúdio para gravar, mas naquela época tinha uma intensa atividade no cenário americano. Em 1993 e 1997, cantou na cerimónia da administração Clinton abertura; e em 1995 ele receberia um Grammy por toda a sua carreira. Também nessa época ele gravou um dueto com Frank Sinatra, "What Now My Love". Em 1998, ele provou que ele era uma das estrelas da música do nosso século no show VH1 Divas Live, onde ela se apresentou com alguns dos artistas que tinham quebrado as cartas na última década como Mariah Carey, Celine Dion ou Shania Twain "A Rainha do Soul", com apenas duas performances se tornou a estrela da gala, pagando o público a seus pés.
No final dos anos 90, Aretha tinha movido permanentemente para Detroit, e falou para começar a formar um registro em si. Uma das principais razões para isso foi promover as carreiras musicais de seus filhos; Kecalf Cunningham, Eddy Teddy Richards e Richards.
Em 1998, ele lançou Uma rosa é ainda uma rosa, produzido por P. Diddy e Lauryn Hill; É o primeiro álbum de Aretha dentro do R & B contemporâneo e alma neo com as tendências do hip-hop.
Em 2005, depois de receber a Medalha Presidencial da Liberdade.
Em 2003 ele retornou com "tão feliz", colaborando com Mary J. Blige e com um som alma completamente neo que de alguma forma voltou às suas raízes. Desde então, ele embarcou na turnê "The Queen Is On", que leva todo os Estados Unidos com grande sucesso.
Em 2007 planejado lançar Uma mulher caindo fora do amor, o primeiro álbum lançado em Aretha Records, e em que os artistas colaborar evangelho como Shirley Caesar ou The Clark Sisters, Fantasia Barrino e Faith Hill estrela country-pop; mas ainda está aguardando a confirmação de uma nova data para o lançamento. Em novembro de 2007 lançamento jóias da coroa da rainha, um álbum de duetos, que inclui duas novas faixas com Fantasia Barrino e John Legend, e que parecem colaborações anteriores com artistas como Whitney Houston, George Michael, George Benson, Luther Vandross ou Mary J. Blige. Ao mesmo tempo, ele começa a perceber castings para encontrar cantores para encarnar sua vida em um musical autobiográfico, rumores de que alguns dos potenciais poderia ser Jennifer Hudson ou Fantasia Barrino.
Em 2008 ele foi escolhido como Personalidade Musical do Ano no 50º aniversário dos Grammy Awards, onde ele marcou seu prêmio XX, graças ao dueto com Mary J. Blige, "Você nunca vai mudar a minha fé". Também em 2008 ele gravou o tema promocional de uma empresa privada, intitulado "Levante-se a si mesmo", que serve simultaneamente como um avanço para o álbum preparado.
Aretha Franklin durante a inauguração do presidente Obama (2009).
Terça-feira 20 de janeiro de 2009 participou da inauguração do presidente dos EUA, Barack Obama, para cantar a canção "My Country dizer de ti".
Vida pessoal de Aretha Franklin
Ela se divorciou duas vezes e foi mãe de quatro filhos. Dois deles, Kecalf e Teddy, são personagens ativos dentro do mundo da música. Teddy foi o artístico e latão diretor da banda Aretha em turnê, além de tocar a guitarra elétrica.
Ela ficou grávida aos doze anos e deu à luz seu primeiro filho, Clarence, em 28 de janeiro de 1955. Seu pai era um colega de escola, Donald Burk. Em 22 de janeiro de 1957, aos quatorze anos, teve o segundo, Edward, filho de Edward Jordan. Ele não gostava de falar sobre suas maternidades precoces com os entrevistadores. Enquanto as crianças eram cuidadas por sua avó e sua irmã Erma, Aretha fora e consolidou seu carrera.9 De 1962-1969 ela foi casada com Teddy Branco, com quem teve Teddy Jr. em fevereiro de 1964 e divorciou-se alegando que a violência doméstica Sua quarta e última criança, Kecalf, nascido em 1970, de seu relacionamento com o diretor da turnê Ken Cunningham.10 Em 1978 ela se casou com o ator Glynn Turman, que se divorciaria em 1.984,
Depois de um pequeno incidente em 1984, ela tinha medo de voar assim desde que ele restringiu suas viagens apenas para os Estados Unidos. Aretha Franklin passou por uma cirurgia no início de Dezembro de 2010, uma doença que não iria oferecer detalles.
Morte de Aretha Franklin
Aretha Franklin morreu em 16 agosto de 2018 em sua casa em Michigan aos 76 anos devido a cancro pancreático sofrendo há anos. A notícia foi confirmada pelo seu representante, Gwendolyn Quinn, que disse Franklin morreu às 9:50 a. m. em sua residência localizada em Detroit. "Em um dos momentos mais sombrios de nossas vidas, não podemos expressar a dor em nossos corações. Perdemos a matriarca e a rocha de nossa família ", disse a família em comunicado
0 Comentários