Janet Leigh - Uma das atrizes mais aclamada do cinema

Flávio
0

Janet-Leigh-aclamada-atriiz


Janet Leigh foi uma aclamada atriz americana, conhecida tanto por seus belos traços quanto por seu talento no cinema clássico de Hollywood. Nascida em 6 de julho de 1927 em Merced, Califórnia, seu nome de nascimento era Jeanette Helen Morrison. A carreira de Leigh começou na década de 1940 e durou mais de cinco décadas, com um apogeu significativo nos anos 50 e 60.
A descoberta de Leigh para o cinema ocorreu quando a atriz Norma Shearer viu uma fotografia dela em um chalé de esqui que pertencia a seus pais. Shearer recomendou-a para o agente Lew Wasserman, que ajudou a lançar a carreira de Leigh no estúdio da MGM. Seu primeiro filme foi "The Romance of Rosy Ridge" em 1947. Ela rapidamente se tornou uma jovem estrela em ascensão, aparecendo em diversas produções e ganhando papéis que mostravam sua versatilidade.

Janet-Leigh-filmes.png



Janet Leigh fez várias películas notáveis, incluindo "Pequena Cabana" (1949), "O Grande Houdini" (1953), onde interpretou a esposa de Harry Houdini, Bess, e "Amar é Sofrer" (1953), que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de comédia ou musical.
No entanto, o papel mais famoso e icônico de Leigh foi como Marion Crane no suspense de 1960, "Psicose", dirigido por Alfred Hitchcock. A cena do chuveiro em "Psicose", na qual seu personagem é brutalmente assassinado, é uma das cenas mais famosas e assustadoras da história do cinema. A performance de Leigh neste filme lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Leigh casou-se várias vezes ao longo de sua vida, sendo seu terceiro marido o ator Tony Curtis, com quem teve duas filhas, Kelly e Jamie Lee Curtis, esta última seguindo os passos de sua mãe na carreira de atriz.
Além do cinema, Janet Leigh também trabalhou em televisão e teatro, e escreveu quatro livros. Entre seus romances estão "House of Destiny" e "The Dream Factory". Ela também escreveu uma autobiografia intitulada "There Really Was a Hollywood".

Janet-Leigh-aclamada-atriz-do-cinema

A atriz reduziu a frequência de seus trabalhos a partir dos anos 80, embora tenha continuado a fazer aparições ocasionais em filmes e programas de TV. Em seus últimos anos, Leigh participou da vida pública principalmente por meio de entrevistas e eventos relacionados ao legado de seus filmes clássicos.
Janet Leigh faleceu em 3 de outubro de 2004, aos 77 anos, em Los Angeles, de vasculite. A contribuição de Leigh para o cinema a coloca entre as estrelas mais lembradas da Era de Ouro de Hollywood, e sua atuação em "Psicose" permanece eternamente gravada na memória cultural.

Janet-Leigh-filme-psicose

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Aceitar?
To Top