Humphrey Bogart - Grande ator da era de ouro do cinema

Humphrey Bogart - Grande ator da era de ouro do cinema


Humphrey-Bogart-biografia-filmes

 Humphrey DeForest Bogart nasceu em 25 de dezembro de 1899 em Nova York, no seio de uma família abastada da alta sociedade. Filho do renomado cirurgião Belmont DeForest Bogart e da ilustradora comercial de sucesso Maude Humphrey, o jovem Bogart cresceu em um ambiente privilegiado, mas marcado pela frieza emocional. Sua mãe, uma mulher austera, costumava vesti-lo com roupas de veludo e renda na infância, algo que ele mais tarde confessou detestar.
Estudou na elitista Phillips Academy em Andover, Massachusetts, onde desenvolveu sua personalidade rebelde e inconformista. Foi expulso da escola em 1918, pouco antes de se alistar na Marinha dos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial. Seu serviço militar marcaria profundamente sua vida - foi durante esse período que adquiriu sua característica cicatriz no lábio superior, embora as circunstâncias exatas permaneçam envoltas em mistério. Alguns biógrafos afirmam que ocorreu durante um combate naval, enquanto outros sugerem que foi resultado de uma briga em um bar ou mesmo de um acidente durante o transporte de prisioneiros.
Ao retornar à vida civil em 1919, Bogart tentou seguir os passos do pai trabalhando como office boy em Wall Street, mas rapidamente percebeu que o mundo das finanças não era para ele. Foi através de um amigo da família, o produtor teatral William A. Brady, que começou a se envolver com o mundo do espetáculo. Iniciou sua carreira nos palcos como stage manager e contrarregra, aprendendo todos os aspectos da produção teatral antes de conseguir pequenos papéis na Broadway.


Humphrey-Bogart-broadway


Seu grande momento no teatro veio em 1930 com a peça The Petrified Forest, onde interpretou o gângster Duke Mantee. O sucesso foi tão grande que quando a Warner Bros. decidiu adaptá-lo para o cinema em 1936, Bogart foi escalado para reprisar seu papel, marcando assim sua transição definitiva para Hollywood. No entanto, seu início no cinema foi difícil - durante toda a década de 1930, ficou preso a papéis secundários como vilão em filmes de gângsteres, muitas vezes perdendo papéis principais para atores como James Cagney ou Edward G. Robinson.
A virada em sua carreira veio em 1941 com High Sierra, dirigido por Raoul Walsh, e especialmente com The Maltese Falcon, dirigido por John Huston. Foi nesse período que Bogart desenvolveu sua persona cinematográfica definitiva: o homem durão e cínico exteriormente, mas com um código de honra interior. Em 1942, estrelou Casablanca, filme que se tornaria sua obra mais icônica, embora ele pessoalmente não o considerasse especial durante as filmagens.
Sua vida pessoal era tão dramática quanto seus filmes. Casou-se quatro vezes, sendo seus primeiros três casamentos (com Helen Menken, Mary Philips e Mayo Methot) marcados por brigas e alcoolismo.



Humphrey-Bogart-era-de-ouro


Foi com Mayo Methot, sua terceira esposa, que viveu um relacionamento particularmente tempestuoso - os dois eram conhecidos como "o casal que batalha" em Hollywood, com brigas tão violentas que frequentemente terminavam com objetos sendo arremessados e vizinhos chamando a polícia.
Tudo mudou quando conheceu Lauren Bacall, então uma jovem atriz de 19 anos, durante as filmagens de To Have and Have Not em 1944. Apesar da diferença de idade (ele tinha 45 anos), os dois desenvolveram uma química inegável, tanto nas telas quanto fora delas. Após um conturbado divórcio de Mayo Methot, Bogart casou-se com Bacall em 1945, formando um dos casais mais estáveis e admirados de Hollywood. Tiveram dois filhos juntos, Stephen e Leslie.
Profissionalmente, os anos 1940 e início dos 1950 marcaram o auge de sua carreira. Em 1948, fez uma de suas atuações mais aclamadas em The Treasure of the Sierra Madre, novamente dirigido por John Huston. Em 1951, conquistou o Oscar de Melhor Ator por The African Queen, onde contracenou com Katharine Hepburn. Curiosamente, Hepburn inicialmente não queria Bogart no papel, considerando-o "muito urbano" para interpretar um barqueiro canadense, mas acabou desenvolvendo uma profunda amizade com ele durante as difíceis filmagens na África.


Humphrey-Bogart-filmes

Nos bastidores, Bogart era conhecido por seu senso de humor ácido e sua lealdade aos amigos. Em 1947, fundou o "Clube dos Ratos", um grupo informal de artistas que se reuniam para beber e discutir política. Foi também um crítico ferrenho do Macarthismo - em 1947, fez parte da Comitiva de Washington que protestou contra a Comissão de Atividades Antiamericanas, posição que lhe custou algumas amizades em Hollywood.
Nos últimos anos, fundou sua própria produtora, a Santana Productions, buscando maior controle criativo sobre seus projetos. Entre seus filmes menos conhecidos mas igualmente notáveis está In a Lonely Place (1950), onde interpretou um roteirista violento e perturbado, mostrando uma faceta mais sombria de seu talento.
Sua saúde começou a declinar rapidamente em meados dos anos 1950, vítima de décadas de consumo excessivo de álcool e tabagismo. Diagnosticado com câncer de esôfago em 1956, submeteu-se a uma dolorosa cirurgia, mas a doença já estava avançada. Humphrey Bogart faleceu em 14 de janeiro de 1957, aos 57 anos, em sua casa em Los Angeles, cercado pela família.
Seu legado transcendeu sua morte - frases como "Here's looking at you, kid" se tornaram parte do imaginário popular, e sua persona do anti-herói romântico influenciou gerações de atores. Em 1999, o American Film Institute o elegeu a maior lenda masculina do cinema americano. Apesar de ter morrido jovem, Bogart deixou um catálogo de filmes que continua a fascinar novas gerações, provando que seu status de ícone é verdadeiramente atemporal. Sua vida foi, em muitos aspectos, tão complexa e fascinante quanto os personagens que interpretou - um homem de contradições, que combinava um exterior durão com uma vulnerabilidade emocional que sempre transparecia em seus melhores papéis.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement