Frida Kahlo

a historia de Frida Kahlo


Magdalena Carmen Frida Calderon ( Coyoacán , 06 de julho como como 1907 - ibidem , 13 em julho de 1954 ) foi pintor mexicano. 
 Sua vida foi marcada pela infelicidade de contrair poliomielite e, posteriormente, por um grave acidente em sua juventude que a manteve acamada por longos períodos, chegando a 32 cirurgias. 3 Ele levou uma vida não convencional. 3Sua obra pictórica gira tematicamente em torno de sua biografia e seu próprio sofrimento. Ela foi autora de cerca de 200 trabalhos, principalmente autorretratos, nos quais projetou suas dificuldades para sobreviver. O trabalho de Frida e seu marido, o renomado pintor Diego Rivera , influenciou-se mutuamente. Ambos compartilhavam o gosto pela arte popular mexicana com raízes indígenas, inspirando outros pintores mexicanos do período pós-revolucionário.

Em 1939 , ele exibiu suas pinturas em França graças a um convite de André Breton , que tentou para convencê -la de que eram "surreal" Kahlo disse que, embora esta tendência não correspondia à sua arte desde que ela não pintar sonhos, mas sua própria vida. Uma das obras desta exposição ( Auto-Retrato-A moldura , que atualmente está no Centro Pompidou ) tornou-se a primeira pintura de um artista mexicano adquirida pelo Museu do Louvre . Até então, Frida Kahlo tinha pintado apenas em particular e ela teve dificuldade em admitir que seu trabalho poderia ter um interesse geral. Embora apreciasse a admiração de pintores e intelectuais de destaque de seu tempo comoPablo Picasso , Vasili Kandinski , André Breton ou Marcel Duchamp , seu trabalho alcançou fama e reconhecimento internacional após sua morte, especialmente desde a década de 1970 .

Primeiros anos (1910-1925) 

familia de frida kahlo guilherme kahlo

`Guillermo Kahlo - Pai de Frida Kahlo


Família e origem

Frida foi a terceira filha do fotógrafo Guillermo Kahlo , imigrante alemão nacionalizado mexicano e Matilde Calderón, mexicana. 2 4 As duas irmãs mais velhos eram Matilde (nascido em 1899 ) e Adriana (nascido em 1902 ); depois deles nasceu seu único irmão, Guillermo (nascido em 1906 e que sobreviveu apenas alguns dias). Em julho de 1907 Frida nasceu e apenas onze meses depois, em junho de 1908sua irmã mais nova, Cristina. Ela era sua companheira constante e a única das irmãs Kahlo que deixavam descendentes. Em adição, Frida tinha três irmãs mais velhas pelo pai: Luisa (nascido em 1894), Maria (nascido em 1896 e morreu poucos dias após o nascimento) e Margarita, todas as filhas do primeiro casamento de seu pai com Maria Cardena Espino (chamado Sardenha também em algumas fontes), que morreu no parto em 1898. 

Há muitas publicações que apontam para o pai de Frida como um alemão de origem judaico-húngara . 2 4 Entre eles, o mais difundido é a versão que recolhe Hayden Herrera em sua famosa biografia de Frida Kahlo, que afirma que os avós de Frida veio da Hungria , precisamente Arad , uma região que hoje pertence à Roménia e eles teriam estabelecido na Alemanha, na cidade de Baden-Baden (agora pertencente ao da Terra de Baden-Wuerttemberg ), que nasceram pai de Wilhelm em 1872. 7

Na verdade, eles vieram de Pforzheim , uma pequena cidade no estado de Baden-Wuerttemberg , e ambos os seus avós Jakob Wilhelm Kahlo e Henriette Kaufmann como o resto de seus antepassados pertenciam à nobreza local e eram de Luterana religião . Research conseguiu a estabelecer uma árvore de família com antepassados verificadas até 1597. 

Após a morte de sua mãe (avó Frida) em 1878 devido a divergências com a nova esposa de seu pai, Wilhelm Kahlo navegou em Hamburgo e chegou em Veracruz (México) em 1890. Como parte da ruptura com o seu família de origem, o nome foi alterado para o seu equivalente em espanhol: Guillermo. Em 15 de agosto de 1893, ele se casou com María Cardeña, que ficou viúva quatro anos depois. Em 21 de fevereiro de 1898 realizou seu casamento eclesiástica com Matilde Calderón, a mãe de Frida, união legitimada civilmente recentemente em 29 de setembro de 1904. Nesse mesmo ano, três anos antes do nascimento de Frida, a família se mudou para a cidade de Coyoacánno centro geográfico do DF, à bem conhecida Casa Azul da 247 London Street, agora convertida no Museu Frida Kahlo . 11 At o pedido de Matilde, as duas irmãs mais velhas Frida (filhas do primeiro casamento de Guillermo Kahlo) estudou os presos em um colégio de freiras, assim feriados só passou casa da família Kahlo-Calderón. 

Infância


Frida Kahlo Criança

Frida Kahlo aos 11 anos


A vida de Frida foi marcada desde cedo pelo sofrimento físico e pelas doenças que ela sofreu. O primeiro destes infortúnios consistiu em uma poliomielite que se contraiu em 1913 , dando origem a uma série de doenças sucessivas, várias lesões, acidentes e operações. Essa primeira doença obrigou-a a ficar na cama por nove meses e deixou uma seqüência permanente: a perna direita muito mais fina que a esquerda. Incentivada por seu pai e como parte de sua reabilitação, Frida praticava vários esportes, alguns incomuns na sociedade mexicana de seu tempo para uma garota, como o futebol ou o boxe.

No entanto, a limitação motora evidente, bem como as operações cirúrgicas constantes e os tratamentos médicos, fizeram com que Frida se desenvolvesse de maneira diferente e fosse frequentemente impedida de participar com outras crianças. Várias das pinturas que mais tarde pintou em sua vida adulta refletem o tema da solidão de sua infância. Um exemplo que é freqüentemente citado é o trabalho de 1938 Quatro habitantes da Cidade do México , 13 um óleo sobre metal de 32.4 x 47.6 cm, que mostra uma pequena menina sentada em uma superfície de altura e vestida de tehuana . A menina parece abandonada e triste, chupando o dedo com desolação. Outra pintura que mesmo ano ( menina com uma máscara de morte ou ela joga sozinho) 14 Frida pintou em duas versões mostra uma menina de cerca de quatro anos, com uma máscara de caveira. Embora este seja o Dia dos Mortos , uma celebração que no México tem um caráter de celebração popular, o sentimento de solidão que, apesar disso, o pequeno desta pintura, que é suposto representar o Frida.

Enquanto a ambivalência dos sentimentos de amor e ódio caracterizava o vínculo de Frida com a mãe, o relacionamento com o pai sempre foi de grande afeto e proximidade. E ela se aproximou ainda mais após a doença de poliomielite de Frida, pois foi seu pai que a acompanhou principalmente em seus exercícios e a orientou nos programas de reabilitação. Frida, por sua vez, testemunhou o contínuo e misterioso desmaio de seu pai, para quem, em sua infância, ninguém lhe ofereceu qualquer explicação. Foram as frequentes crises epilépticasque seu pai sofreu como resultado de uma lesão cerebral precoce. Com o tempo, Frida aprendeu a ajudá-lo nessas circunstâncias e finalmente aprendeu sobre sua causa. A experiência compartilhada de lidar com a infelicidade das doenças uniu pai e filha com um forte vínculo de solidariedade e empatia. 


Juventude de Frida Kahlo

Não foi possível identificar exatamente a escola que Frida freqüentou antes de 1922. Tem sido repetidamente mencionada, entretanto, que ela era uma estudante na Escola Alemã até 1921 e que ela teria obtido seu certificado escolar lá. 16 No entanto, registros escolares não fornecem evidência disto, nem Frida proficiência em língua alemã espera, como ela escreveu em uma carta - elaborado no idioma Inglês de 1949 a Hans-Joahim Kahlo, onde Eu estava tentando descobrir sobre seus antepassados ​​e familiares na Alemanha. 
Em 1922, ele entrou para a Escola Nacional Preparatória da Cidade do México , uma prestigiada instituição de ensino no México , que recentemente começara a admitir estudantes do sexo feminino. Havia apenas 35 mulheres, de um total de dois mil alunos. 18 Então eu aspirava estudar medicina. Nessa escola ele conheceu futuros intelectuais e artistas mexicanos, como Salvador Novo , e fez parte de um grupo de estudantes conhecido como Los Cachuchas , em homenagem aos chapéus que usavam. Apenas duas mulheres pertenciam a este grupo: Carmen Jaimee a própria Frida. Os outros eram todos os homens em suas vidas adultas tiveram sucesso intelectual ou profissional na sociedade mexicana: Agustín Lira, Miguel Lira , Alfonso Villa, Manuel Gonzalez Ramirez, Jesus Rios y Valles, Jose Gomez Robleda e que se tornou seu namorado, Alejandro Gómez Arias Os cachuchas eram rebeldes, definiam-se como um grupo político, criticavam a autoridade, protestavam contra as injustiças e eram mobilizados pelas reformas do sistema escolar. Mas eles também se divertiram e brincaram na escola com grande entusiasmo. Sua atividade e posição política pairavam em algum espaço entre idéias românticas anarquistas e revolucionárias. 19Mais tarde, Frida iria capturar na tela uma cena típica de seus encontros com esses amigos. Óleo, pintado em 1927 e estilo cubista, intitulado Os Cachuchas (ou, alternativamente, se Adelita ... ) e transmite, utilizando símbolos, a atmosfera de grupo e os interesses dos membros do grupo 

Accidente e inicio de su pintura (1925-1928)
Em 17 de setembro como como 1925Ela sofreu um grave acidente quando o ônibus em que estava viajando foi atropelado por um bonde, esmagado contra uma parede e completamente destruído. Ela voltou para casa da escola com Alejandro Gómez Arias, seu então namorado. Sua coluna foi fraturada em três partes, também sofrendo fraturas em duas costelas, na clavícula e três no osso pélvico. Sua perna direita foi fraturada em onze partes, o pé direito foi deslocado, o ombro esquerdo foi deslocado e um corrimão a atravessou do quadril esquerdo até sair pela vagina. A esse respeito, Kahlo comentou que essa teria sido a maneira brutal pela qual ela perdera a virgindade. A medicina do seu tempo atormentou-a com múltiplas cirurgias (pelo menos 32 ao longo da vida), espartilhos de gesso e de diferentes tipos.
No início de 1925 , pouco antes do acidente, ele tinha trabalhado como um aprendiz na oficina of Engraving and Printing Fernando Fernández Domínguez, um amigo de seu pai, que, no meio de trabalho, ensinou a desenhar por copiar impressões por Anders Zorn , dado que ela acreditava ter detectado em seus dons especiais para esta arte. 19 22Além dessa experiência, Frida não demonstrou nenhum interesse especial em pintar antes de seu acidente. Ele também não seguiu o assunto das artes plásticas na escola com maior interesse. A batalha contra as conseqüências da poliomielite fez com que ela se inclinasse mais para atividades esportivas: quanto mais ela se movia e quanto mais exercício físico sistemático ela fazia, maiores as chances de recuperação. Após o acidente, no entanto, ele tentou se mover o mínimo possível para ajudar na cura. É assim que a pintura ocupa um lugar central em sua vida. 22 Durante sua longa convalescença, ele começou a pintar mais constantemente. Em setembro de 1926 ele pintou seu primeiro auto-retrato em óleo que ele dedicou a Alejandro Gómez Arias. 23Neste primeiro trabalho ele empreendeu uma dinâmica que continuaria o resto de sua vida: refletir em suas pinturas os eventos de sua vida e os sentimentos que o produziram. 
Em 1927 sua pintura tornou-se mais complexa. Nesse mesmo ano pintou o Retrato de Miguel N. Lira , um óleo sobre tela de 99,2 x 67,5 cm onde mostra seu boné em um fundo muito particular e simbólico cheio de objetos e signos que aludem ao seu nome. Apenas um ano depois, ele fez o retrato de sua irmã Cristina com linhas muito puras e tons muito suaves. 
A essa altura, Frida já havia começado a freqüentar ambientes políticos, artísticos e intelectuais. Através Germán de Campo, um líder estudantil muito admirado por Frida, conheceu o comunista cubano Julio Antonio Mella , que viveu no exílio no México com seu parceiro de origem italiana, fotógrafo Tina Modotti , por meio de quem Frida conheceu o pintor Diego Rivera . Frida e Tina rapidamente se tornaram amigos e este último começou a trazer Frida reuniões políticas do Partido Comunista do México, organização da qual já faziam parte de vários de seus amigos você cachuchas e também formalmente juntou Frida. Diego Rivera era membro do Partido Comunista desde 1922.

Frida Kahlo e seu marido Diego Rivera em 1932

Primeiro casamento com Diego Rivera (1929-1939) 

Frida Kahlo com Diego Rivera em 1932 , fotografado por Carl van Vechten .
Frida conheceu Diego Rivera através de Tina Modotti . Anteriormente, em 1922, ele teve a oportunidade de observá-lo durante a realização de seu primeiro mural no Anfiteatro Simón Bolívar da Escola Nacional Preparatória. Em 1928, ele havia conhecido Diego Rivera novamente em algumas noites e reuniões que ele participou com Tina Modotti, mas ele nunca havia falado diretamente com ele. Um dia ele visitou-o espontaneamente, enquanto trabalhava em uma série de murais para a construção da Secretaria de Educação Pública, a fim de mostrar-lhe seus próprios trabalhos. Diego ficou impressionado com suas pinturas e incentivou-a a continuar pintando. Desde então, ele tem sido um convidado constante na casa do Kahlo.

O artista Diego Rivera se casaram em 21 de agosto como como 1929 . Seu relacionamento consistia em amor, aventuras com outras pessoas, vínculo criativo, ódio, divórcio em 1939 e um segundo casamento um ano depois. 24

O casamento veio a ser chamado de união entre um elefante e uma pomba, porque Diego era enorme e obeso enquanto era pequena e magra. Por outro lado, Frida, devido a seus ferimentos, nunca teve filhos, o que levou muitos anos para ser aceito. 25

Em 1930, Frida ficou grávida pela primeira vez. No entanto, devido à posição anômala do feto e as conseqüências do acidente de 1925, a gravidez de três meses teve que ser interrompida, de acordo com o médico Jesús Marín. Naquela época, outros médicos pensavam que Frida nunca poderia ter filhos.

Apesar das aventuras de Diego com outras mulheres (que vieram a incluir a própria irmã do pintor, Cristina 26 ) e as infidelidades de Frida, o casal conseguiu se complementar de muitas maneiras.

Os trajes tradicionais mexicanos, consistindo de longos vestidos coloridos e jóias exóticas que Frida usava, se tornaram, junto com seu rosto carrancudo, sua imagem de marca. Ele amava sua pintura e também era seu maior admirador. Frida, por outro lado, foi o maior crítico de Diego.

Residência nos Estados Unidos
(1931-1934) 

O ambiente político do México para os simpatizantes de esquerda tornou-se complicado devido ao governo de Plutarco Elías Calles . As comissões de murais a Diego Rivera iniciadas pelo ministro da Educação José Vasconcelos foram paralisadas. Como a fama e a reputação de Rivera haviam crescido nos Estados Unidos , ele tinha comissões no país vizinho, mudando-se para lá entre 1931 e 1934 e passando a maior parte do tempo em Nova York e Detroit . 18

Em 1932, Diego Rivera foi contratado com murais para um museu de Detroit. Em abril Frida pintou Sideboard em uma rua em Detroit muito influenciado por Giorgio de Chirico . Ele se torna crítico do modo de vida americano e o deixou refletido em suas pinturas da época. 27 Em agosto do mesmo ano, ele contemplou um eclipse solar , para o qual incorporou a alguns de seus quadros o dualismo dia e noite, tornando-se um elemento iconográfico frequente e recorrente de sua obra. 28

Sendo nesta cidade Frida sofreu outro aborto. Durante sua recuperação, ele pintou seu auto-retrato Aborto en Detroit , feito em um estilo mais penetrante, inspirado pelas pequenas pinturas votivas da arte popular mexicana que eram chamadas de retábulos. Essa pintura era totalmente independente do que o marido estava fazendo. Rivera, ciente do valor do trabalho e desse período, disse:

rida começou a trabalhar em uma série de obras-primas sem precedentes na história da arte, pinturas que exaltavam a qualidade feminina da verdade, da realidade, da crueldade e do pesar. Nunca antes uma mulher colocou uma poesia tão atormentada na tela como Frida nessa época de Detroit.

Primeiras exposições (1935-1939) 


Casa de Diego Rivera e Frida Kahlo construídas pelo arquitecto Juan O'Gorman em 1932. O casal viveu nela desde 1934. É actualmente um museu dedicado ao casamento.
Eles retornaram ao México em 1933. Rivera teve um caso com Cristina, a irmã mais nova de Frida. Anteriormente, havia outras infidelidades de Rivera, mas essa confusão com Cristina afetou muito Frida e foi um ponto de virada em seus relacionamentos. Embora eles conseguiram superar seus desentendimentos, Frida começou outras relações amorosas com homens e mulheres que continuaram o resto de sua vida. Rivera tinha ciúmes violentos sobre os casos extraconjugais de sua esposa, embora ele levasse os relacionamentos lésbicos de Frida melhor que os heterossexuais. 18

Entre 1937 e 1939, o revolucionário ucraniano (mas que desenvolveu sua vida política na Rússia) Leon Trotsky viveu no exílio na casa de Frida em Coyoacán com sua esposa. Lá Frida terá um caso com o líder comunista. 29 Após o assassinato de Trotsky nas mãos de um membro da NKVD stalinista Ramón Mercader , Frida foi acusado de ser o autor do mesmo. Isso levou-a a ser presa, mas finalmente foi libertada, assim como seu marido.

Em 1938, o poeta e ensaísta do surrealismo André Bretón descreveu seu trabalho como surrealista em um ensaio que escreveu para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy, em Nova York. No entanto, ela declarou mais tarde: "Eles pensaram que eu era surreal, mas eu não fui, nunca pintei meus sonhos, eu pintei minha própria realidade". 30

Em 1939 Frida Kahlo terminou um auto-retrato onde ela refletiu suas duas personalidades: The Two Fridas . Nesta foto, ele tomou em crise conjugal, através da separação de Frida em tehuana terno, Diego favorito, eo outro Frida, raízes europeias, que existia antes de conhecê-lo. Os corações das duas mulheres estão ligados uns aos outros por uma veia, a parte europeia rejeitada de Frida Kahlo ameaça perder todo o seu sangue. Nesse mesmo ano expôs em Paris na galeria Renón et Collea graças a Breton. Esta estadia na capital francesa levou-a a interagir com o pintor de Málaga Picasso .

Reconhecimento artístico (1939-1949) 

Em 6 de novembro de 1939, Kahlo e Rivera se divorciaram após uma série de infidelidades, onde o caso mais doloroso para Frida foi a relação entre Diego e sua irmã. Frida retornou temporariamente para sua casa em Coyoacán. Foi um período de humor deprimido em que o artista consumia álcool como forma de aliviar seu sofrimento físico e psicológico. Há duas produções pictóricas importantes neste período de separação: os dois Fridas e Dois nus em uma floresta .

Em 24 de maio de 1940 teve lugar a primeira tentativa fracassada de Siqueiros contra Trotsky , após o que uma pesquisa foi realizada na Casa Azul e Frida foi detido pela polícia por várias horas.

Em agosto do mesmo ano, Trotsky foi morto como resultado de um segundo ataque. Frida foi interrogada novamente pela polícia. Rivera viajou para San Francisco em junho de 1940 e Frida seguido de alguns meses depois de sofrer naquela cidade a uma nova cirurgia com o cirurgião Leo Eloesser , que já havia tratado dez anos antes, na primeira estadia do casal em San Francisco Depois de se recuperar dessa operação, ele viajou para Nova York.

Após o divórcio, Frida e Diego continuaram compartilhando grande parte da vida social, artística e política que os unia. Frida chegou a São Francisco em setembro e apenas dois meses depois, o casal decidiu se casar novamente. O novo acordo amigável consistirá em conviver, dividir as despesas, continuar a colaboração artística e excluir a vida sexual do casal de seu relacionamento. 31

Durante esses anos, o reconhecimento artístico de seu trabalho foi aumentando, especialmente nos EUA. UU Participou de importantes exposições coletivas no Museu de Arte Moderna de Nova York , no Instituto de Arte Contemporânea de Boston e no Museu de Arte de Filadélfia . 18

A partir de 1943 , lecionou na Escola La Esmeralda, na Cidade do México .

Em 1950 ela teve que ser hospitalizada na Cidade do México, permanecendo no hospital por um ano.


A Casa Azul, Museu Frida Kahlo .

A Casa Azul, Museu Frida Kahlo


Em 1953, na Cidade do México, a única exposição individual foi organizada em seu país durante a vida do artista. Em uma das críticas foi dito: "é impossível separar a vida e o trabalho dessa pessoa ... suas pinturas são sua biografia". 18 A exposição foi na Galeria de Arte Contemporânea. A saúde de Frida estava muito deteriorada e os médicos proibiram-na de comparecer. No entanto, ele chegou em uma ambulância, assistindo a sua exposição em uma cama de hospital. Os fotógrafos e jornalistas ficaram impressionados. A cama foi colocada no centro da galeria e Frida contou piadas, cantou e bebeu a tarde inteira. A exposição foi um sucesso retumbante.
Naquele mesmo ano, ele teve que ter a perna amputada abaixo do joelho devido a uma infecção por gangrena . Isso a mergulhou em uma grande depressão que a levou a tentar o suicídio algumas vezes, usando os opióides prescritos. Durante esse tempo, ele escreveu poemas em seus diários, a maioria deles relacionados à dor e ao sofrimento.
Em fevereiro de 1954, Frida escreveu explicitamente em seu diário sobre suas idéias suicidas. Descrevendo como uma grande tortura as dores físicas e psíquicas dos últimos seis meses após a amputação; Ela ressaltou que, embora continue pensando em tirar a própria vida, a única coisa que a impediu foi Diego Rivera, de quem ela não queria ir porque tinha "a vaidade" para acreditar que precisaria. Em 19 de abril de 1954, ela entrou no hospital inglês após uma tentativa de suicídio e, embora tenha escrito em seu diário que prometeu não recaída, em 6 de maio, eles precisam hospitalizá-la novamente pelo mesmo motivo. No entanto, o espírito e coragem iria acompanhá-la até o fim: a mobilização de cadeira de rodas, 2 de julho participou, junto com Diego Rivera e Juan O'Gorman, em uma manifestação de protesto contra a intervenção dos EUA na Guatemala. 32
Frida Kahlo morreu em Coyoacan em 13 de julho como como 1954 . Nenhuma autópsia foi realizada. Seus restos mortais foram velados no Palácio de Belas Artes da Cidade do México e seu caixão foi coberto com a bandeira do Partido Comunista Mexicano , um fato que a imprensa nacional criticou profusamente. Seu corpo foi incinerado no Crematorio Civil de Dolores e suas cinzas estão preservadas na Casa Azul de Coyoacán , o lugar que também a viu nascer.

Sua última pintura também está em exibição no Museu Frida Kahlo. É um óleo em masonite que mostra vários cortes de melancias em cores brilhantes. Em uma dessas peças e ao lado de sua assinatura você pode ler «VIVA LA VIDA. Coyoacán, 1954, México ». As últimas palavras em seu diário foram: "Estou ansioso para a partida e espero nunca mais voltar". 33

Sua obra pictórica 

Imagem de Frida criada para o Dia dos Mortos no Museu Frida Kahlo
Ambos os críticos da obra de Frida Kahlo como seus biógrafos concordam que qualquer tentativa de separar a vida pessoal de seu trabalho é quase impossível analisar o assunto, simbologia e à técnica do trabalho do artista. Estes são trabalhos de viés muito pessoais e autobiográficos: Frida é sujeito e objeto de sua pintura.

Difícil de classificar univocamente em uma escola, seu trabalho é caracterizado por uma síntese de elementos expressionistas e surrealistas com um tema popular.

O termo "surreal" para o seu trabalho é baseado em uma razão em grande parte histórica: André Breton e descreveu seu trabalho em 1938, durante uma visita que fez com sua esposa Jaqueline no México, onde Frida e Diego hospedado o casal. Por esse tempo, tinha acabado de colocar em prática o Exposition Internationale du Surréalisme em Paris, que Breton tinha organizado com outros artistas proeminentes do movimento surrealista: Marcel Duchamp , Paul Eluard , Salvador Dali , Max Ernst , Man Ray e Wolfgang Paalen. Frida não conseguiu apresentar lá, mas no final daquele ano conseguiu a montar sua primeira exposição individual na galeria Levi New York e André Breton escreveu o prólogo em que reitera a sua apreciação da obra de Frida como um expoente do surrealismo. Em 1939, Frida viajou a Paris para mostrar suas pinturas com o fotógrafo Manuel Álvarez Bravo na Galerie Pierre Colle . Durante esta viagem ele consegue impressionar Picasso e Kandinsky com o seu trabalho. Picasso depois escreveu uma carta a Diego Rivera com elogios para Frida, destacando suas habilidades como um retratista: "Nem você nem Derain, nem eu somos capazes de pintar um rosto como a pintura de Frida Kahlo de Rivera." [ citação necessário 

Um ano mais tarde, Frida participou com duas de suas obras ( A Tabela Ferido e As Duas Fridas ) na versão mexicana do grande evento em Paris 1938: a Exposição Internacional Surrealista de mexicana Art Gallery de Inés Amor . Uma exposição que também contou com o apoio de Breton e na qual participou, entre outros artistas, duas outras mulheres: Leonora Carrington e Remedios Varo .