carlos gardel cantor de tango


 Carlos Gardel foi cantor , compositor e ator de cinema. Ele é o representante mais conhecido (do gênero) na história do tango . Iniciador e principal expoente do tango canção , 3 foi um dos intérpretes mais importantes da música popular mundial na primeira metade do século  xx , 4 para a qualidade de sua voz, o número de álbuns vendidos (como um cantor e compositor), pelos seus numerosos filmes relacionados ao tango e sua repercussão mundial.
Não há unanimidade sobre o lugar e a data de seu nascimento. A hipótese uruguayista sustenta que nasceu em Tacuarembó ( Uruguai ) a 11 de dezembro entre 1883 e 1887.
 A hipótese francesista afirma que ele nasceu em Toulouse ( França ) em 11 de dezembro de 1890 . 
Não é unanimidade no fato de que ele viveu desde sua infância em Buenos Aires e nacionalizou Argentina em 1923. Ele morreu em 24 de junho de 1935 em Medellín , Colômbia , em umaaccidente aéreo.

A pessoa e imagem de Gardel tem sido objeto de idolatria popular, especialmente na Argentina e no Uruguai , colocando-a em um lugar de mito e símbolo cultural que ainda mantém sua validade.  

Em 2003, a voz de Gardel foi registrada pela Unesco no programa Memória do Mundo , dedicada à preservação de documentos pertencentes ao patrimônio histórico dos povos do mundo.



Infância e adolescência 


A data e o país de nascimento de Gardel estão sujeitos a controvérsias históricas (ver seção Controvérsias em seu local de nascimento ). 
Por hipótese uruguayista nasceu em Tacuarembó ( Uruguai ), entre 1883 e 1887, enquanto que para a hipótese francesista nasceu em Toulouse ( França ) em 1890. Como um resultado destas discrepâncias, cada hipótese detém diferentes relatos dos eventos de sua infância e adolescência.

Francesista para Marie Berthe Gardes hipótese, cujo nome era Berta Gardés Castilianized era a mãe biológica de Charles Romuald Gardes, cujo nome foi Castilianized em Buenos Aires como Carlos Gardés e depois transformado em Carlos Gardel Romualdo pelo próprio cantor. Nesta versão, Gardel teria estudou no Colégio Salesiano Pio IX, em Buenos Aires , onde permaneceu ala em 1901 e 1902 e foi co-coro de Ceferino Namuncurá , futuro abençoado argentino.  

A hipótese uruguaia sustenta que Marie Berthe Gardes atuou como a mãe adotiva de Carlos Gardel e que Charles Romuald Gardes era um filho biológico de Berthe, mais jovem que Carlos. Alguns membros deste fluxo, sustentam que Gardel poderia ter frequentado pelo menos o primeiro grau na 2ª série da Escola de Meninos do bairro sul de Montevidéu.  

Ambas as hipóteses concorda que Gardel foi abandonado pelo pai e viveu em Buenos Aires , pelo menos desde 1893, em quartos que dividia com sua mãe, outubro novembro dezembro , embora de forma intermitente variando de acordo com o historiador. Apenas em 1927 Gardel comprou uma casa no bairro de Abasto, para onde se mudou com sua mãe.

Ambos os cenários também concorda que o jovem Gardel, durante a primeira década do século XX pode ter tido comportamento e áreas que freqüentam à margem da legalidade, que realizam registros policiais de 1904 e 1915 que mencionam e cujos vestígios digitais coincidem com as do cantor, como comprovado por uma investigação realizada pelo criminologista Raúl Torre e pelo doutor forense Juan José Fenoglio.


Inicios artísticos de Carlos Gardel


inicio de carlos gardel


Casa Carlos Gardel, no bairro de Abasto , onde viveu desde 1927. Gardel frequentado bairro desde o início do século e era conhecido pelo apelido de "El Morocho del Abasto".
Durante sua infância e adolescência, Gardel viveu em cortiços miseráveis e cortiços , localizado no subúrbio de San Nicolas , primeiro no Uruguai 162 e, em seguida, em Corrientes.

 Com seus primeiros ganhos como um músico profissional em 1914, mudou-se, sempre com sua mãe , um apartamento modesto em Corrientes 1714. 
15 condições de pobreza e degradantes extremas de vida dos cortiços moradores locais no momento da grande migração têm sido estudados em trabalhos sociológicos 16 e representado em obras artísticas, tais como o cortiço a pomba.
 Seu amigo e motorista Antonio Sumaje disse que quando Gardel já era uma estrela usada para pedir para levá-lo para os cortiços onde viveu como uma criança, especialmente no Uruguai 162, onde ele olhou para baixo e fachada:

De repente, excitado às lágrimas, ele rapidamente voltou para o carro. E então ele ficaria em silêncio por muito tempo.
O bairro em que Gardel cresceu é a área dos teatros de Buenos Aires que tem seu eixo na rua Corrientes , depois transformada em avenida. Isso permitiu que ele estivesse em contato com o mundo teatral desde muito jovem. Sua mãe trabalhava passar roupa, às vezes por alguns desses teatros, e ele foi recrutado por um personagem conhecido como "Patasanta" que organizou cliques de badalos nos cinemas, coleta de dinheiro para esse serviço. 
Com o " troupe de animadores" de Patasanta, Gardel foi claque, utilero e comparsista (extra), em troca de poder assistir aos shows e receber ingressos. 18Desta forma, ele conseguiu entrar em contato com atores e cantores, dos quais ele imitaria os exercícios de vocalização e outros comportamentos que seriam importantes para sua futura formação artística:

Esses foram meus primeiros conhecimentos artísticos e foi assim que consegui aquela voz branca com a qual me tornei conhecido.


Naquela época, já adolescente, ele começou a frequentar o bairro de Abasto , um bairro popular recém-organizada em torno da então - novo mercado , inaugurado em 1893. 

Gardel foi convidado por um grupo de jovens (José "El tanító" East Domingo " Daguita »Vito) para se juntar ao" bar "do café O'Rondeman, que estava em Agüero e Humahuaca. 21O café era de propriedade dos irmãos Traverso (Alberto ou «Giggio», Constâncio, Félix e José ou «Cielito»). 
Foi administrado pelo primeiro, o "Gordo" Giggio ou Yiyo, que iria estabelecer com Gardel uma relação de grande afeto mútuo, com características pai-filho, para o ponto de que, quando um morreu em 1923, Carlos foi um dos que realizou o caixão.
 Os irmãos Traverso, liderados por Constancio politicamente dominado bairro de Abasto, em nome do Partido Nacional Autónoma , o partido conservador fundado por Julio Argentino Rocaque governou o país sem alternância, com base na fraude eleitoral, entre 1874 e 1916.

 O jovem Gardel era um protegido dos irmãos Traverso, que valorizavam desde o início a qualidade de seu canto -de grande importância para organizar sociabilidade popularmente e promoveu o seu desempenho tanto no Bar O'Rondeman, como nos comitês de bairro conservadoras, outras áreas da cidade, e até mesmo Avellaneda, onde foi associada com o homem forte de Buenos Aires conservadorismo, Alberto Barceló e sua famosa valentão Ruggierito.

Gardel começou a cantar semi - profissional no café da Traverso e comitê conservador Anchorena. Anos mais tarde, em 1927, ela se mudou com sua mãe para uma casa que ele comprou de volta exatamente ao comitê, atual Casa Museo Carlos Gardel. Naquela época a canção popular foi dominada pela arte da payada , cujo valor máximo era Gabino Ezeiza. 

 Gardel não tinha capacidade de inventar seus próprios versos como ele cantava, era o recurso decisivo para o sucesso dos menestréis, mas a qualidade de sua voz estava abrindo seu caminho lentamente. 
 "Gardel nunca foi um pagador; ele era cantor », diz o historiador Pablo Taboada. 

A partir desse momento vem a relação Gardel com payada, especialmente com José Betinotti , que é creditado com ter posto o apelido de "Sapinho" ou "Zorzal Criollo", ou seja, o nome de um dos pássaros característicos dos pampas , como é o sapinho , destacado pela beleza.

 Uma das primeiras músicas gravadas por Gardel era "Pobre querida mãe", a canção mais famosa de Betinotti.  Também a partir deste momento vem a relação com o pagador Arturo de Nava . 

 Em 1922, o duo Gardel-Razzano, iria gravar a obra mais famosa de De Nava, "Cartman", que se tornou o principal sucesso de Gardel em sua primeira turnê na França (1928/1929) e, em seguida, foi incluído entre as famosas curtas-metragens musicais feitos em 1930 , onde Gardel aparece falando com o menestrel, e no momento de declínio de sua carreira, que agradece-lhe para o fato de cantar seu tema.

Durante toda a primeira década como cantor, Gardel nunca cantou um tango, embora ele dançasse. Ele construiu seu estilo de canto a partir da payada e das músicas country, mas também da canzonetta napolitana e da ópera.  

Em 1910, enquanto ele ainda era desconhecida do público, cantou uma noite para uma reunião regular de jóqueis e cuidadores de puros-sangues no salão de chá La Frazenda no Bajo Belgrano , na ocasião de ter aposta em um cavalo que ganhou a corrida, obter um ganho significativo. Em 1936, um certo Laureano Gómez, que estava presente naquela noite, publicou uma reportagem sobre a apresentação de Gardel:

Ele se apresentou como um menino bonito e discretamente vestido. Ele foi apresentado ao encontro por um Sr. Vedoya, dono de um estábulo no antigo Hipódromo Nacional. [...] Esse jovem de cabelos escuros coloca um sentimento profundo nas tonadas crioulas. É bom ouvir isso. [...] Os presentes pediram que continuasse cantando, gritando "Morocho, cantate cual", "Morocho, cantate tal", "Morocho de aquí", etc.



"El carretero" é a canção mais famosa do pagador Arturo de Nava , amigo e primeiro professor de Gardel, quando ele estava apenas começando. Com esse tema, Gardel foi identificado na França, em sua consagrada viagem de 1928/29. 

No início da segunda década do século  xx , Carlos Gardel e o uruguaio José Razzano , El Oriental.
 Em seu Memorias Razzano localizado esse encontro em 1911, na casa de um amigo localizado na rua Guardia Vieja, a poucos metros do Mercado de Abasto . Anos depois, aquela parte da rua, entre Jean Jaurés e Anchorena, será renomeada para Carlos Gardel.

Gardel já havia começado a cantar em dueto com Francisco Martino , acrescentando Razzano e logo após o Cuyano Saúl Salinas. 
A verdade é que todos os quatro permaneceram ligados, cantando alternadamente em duetos, trio e quarteto, em vários distritos e cidades da Argentina maneira semiprofissional até ele gradualmente decantação o duo Gardel-Razzano, estabelecendo seus amigos bar e arte com base no Café de los Angelitos , num ponto intermédio entre o Abasto , onde parar Gardel- e Balvanera Sur , onde foi localizado o Café del Pelado de Moreno e entre Rios (ainda de pé), a qual permaneceu Razzano.

Nesse período, o Tagini House, que teve a representação de Columbia Records e tornou-se a empresa líder recorde na Argentina, contratado Gardel de gravar em 1912 sete discos duplos com canções de sua escolha, que são lançados no mercado em 1913, quando eu ainda era um estranho. 
Estes discos são a primeira prova da apresentação da jovem cantora pelo nome de Carlos Gardel. 33 Os sete discos eram os seguintes:


A expressão "estilo" é a usada na época para se referir a ritmos rurais e rurais. Por essa razão, cantores como Gardel eram chamados de "estilistas". 
Algumas décadas depois, na Argentina, o termo "folclore" começou a ser usado para se referir a esses gêneros musicais. 3 No repertório escolhido por Gardel "Minha querida mãe" emblemático da payador - da canção José Betinotti - seis poemas criados para música de Andres Cepeda - um poeta assassinado há dois anos e perseguidos pela polícia por causa de suas idéias anarquistas e seu status homossexual , que moveu a sensibilidade do jovem Gardel. 
O resultado não foi o esperado e Gardel deveria esperar até 1917 para gravar novamente.

Em 1914 Gardel e Razzano foram contratados para cantar em cabarés suntuosos de Buenos Aires Armenonville, por 70 pesos cache de noite, uma quantidade inesperada Gardel confundiu o pagamento quinzenal. Gobello considera que esta era o primeiro desempenho de Gardel.   
O sucesso de suas apresentações no Armenonville abriu as portas para a dupla para as grandes etapas do espetáculo de Buenos Aires. Poucos dias depois, o famoso Pablo Podestá , contratou-os para cantar durante duas semanas no show que iria estrear no Teatro Nacional, sua primeira apresentação na rua Corrientes.

Anos depois, em uma carta para Razzano escrita em Paris, Gardel se lembraria da estréia em Armenonville da seguinte forma:

Meu querido velho Pepe: Ontem eu tinha duas horas, entre bebidas, conversas e jarana, em "El Garrón", na Rue Fontaine. É uma natureza morta como a da vez, nem mais nem menos. Mas hoje em dia ela se enche de franceses, americanos e até japoneses, com uma carga impressionante de prata. 
A febre do tango leva você até lá. Lembrei-me daquela estreia da dupla Gardel-Razzano, no antigo "Armenonville" ... Você se lembra do julep que eu tinha? Agora, aqui, de repente se tornar um homem, eu percebo que com todos fulerías passou no velho "Armenonville" estavam entre as pessoas como nós, que sentiram tango, tanto quanto nós mesmos.
 Aqui, no entanto, o gotán é uma moda passageira e caprichosa como todas as outras. Enteráte: para cantar tangos, você tem que se vestir de gaúcho.


1915 foi um ano complexo para Gardel, no qual as dificuldades do passado e os sucessos do futuro pareciam confusos. 40 Na metade do ano, foram contatados pelo empresário uruguaio Manuel Barca, que foi a Buenos Aires para contratá-los para se apresentar em Montevidéu . Os jovens receberam a oferta incrédula e insegura. O notável historiador de Montevidéu Julio César Puppo conta a seguinte história:

Naquele dia chega Gardel: é um jovem redondo e gordo. 
- Pelo menos teremos que voltar para Buenos Aires? 
É uma frase histórica: eu queria saber se eles iriam pegar a passagem na época, que custou três pesos ida e volta, com direito a jantar e café da manhã. Havia pessoas que faziam a viagem apenas comer. No entanto, esses caras se preocuparam com a incerteza. É que uma experiência muito difícil pesou sobre eles. E o Barca, que também fora educado na escola rigorosa da rua, entendeu imediatamente. 
- Quanto você quer ganhar? Ele pergunta a eles. 
Os homens olham um para o outro, meditam por um momento, ao final do qual Razzano é emitido: - 
Francamente, diga-me: são cinquenta pesos por dia pedir muito? 
Foram pesos argentinos.
-Você não sabe o que valem! -Contesta Barca sinceramente se mudou. E o negócio foi fechado.


Montevidéu os recebeu como se fossem celebridades, com a cidade com seus retratos e um programa de atividades que incluiu ser recebido no porto, levado ao café da manhã, entrevistas com a imprensa e uma performance reservada para pessoas influentes. No dia 18 de junho eles debutaram no Royal Theatre, com full house, e pela primeira vez o público pediu para que eles repetissem as músicas ao grito de "tocam outro, Carlitos". Puppo diz que no final da performance, Gardel começou a chorar no vestiário. 41 A partir de então, Gardel se sentiria em Montevidéu como em sua própria casa, com seu próprio bar de amigos, cantaria repetidas vezes e, no final de seus dias, mandou construir uma casa em que não morava por causa do acidente. que lhe custou a vida

A poucos dias depois, seu status indocumentado levou-o a fornecer falsos documentos para obter documentos que permitiriam de viagem ao  Brasil , em uma excursão do Drama Empresa Rioplatense liderado por Elias Alippi, em que a dupla correspondeu a executar o final. 
 No navio, ele conheceu o cantor napolitano ópera Enrico Caruso , que elogiou a voz de Gardel, mas a apresentação da empresa em São Paulo e Rio de Janeiro. 
Ele não conseguiu superar a barreira da língua, embora o desempenho da dupla tenha recebido elogios da imprensa brasileira.
 Para o mal dos males, Gardel foi preso pela polícia brasileira, por ter sido encontrado na companhia de criminosos argentinos que haviam se estabelecido lá. 
A partir do arquivo formado para processar a documentação, também surgiu que Gardel tinha uma história como um vigarista de pequeno porte para realizar "contos do tio". 
Estes dados iria bloquear os anos de projeto mais tarde o nome do Avenida Corrientes com seu nome.


No barco de volta do Brasil, Alippi oferece à dupla uma nova produção de Juan Moreira , obra fundacional do teatro argentino , estreou com sucesso no dia 12 de novembro no teatro San Martín. O Gardel Razzano cantou em uma cena musical sempre célebre em uma pulpería em que Moreira dança, estreada nessa oportunidade a cueca "Corazones partidos" de seu ex-sócio Saúl Salinas.
Nessa ocasião, o duo foi acompanhado por 20 guitarristas conduzidos por José Ricardo e Horacio Pettorossi. A diferença de qualidade levou a contratação de uma vez Ricardo como um duo guitarrista permanente, enquanto Pettorossi integrar o grupo de guitarristas Gardel.

Antes do final do ano, na noite de 10 a 11 de dezembro de 1915 , ele foi baleado em um episódio confuso. O incidente aconteceu durante uma altercação na rua depois de comemorar seu aniversário no Palais de Glace (um salão de baile na época no bairro de La Recoleta ), quando ele foi acompanhado pelos atores Elias Alippi e Carlos Morganti . 

Então Gardel já era conhecido eo fato apareceu em registros policiais do diário La Prensa e La Razon ( "Assault on Gardel"), onde observou-se que os agressores eram uma Roberto Guevara O autor de gunshot- e Moreno Gallegos Serna, prováveis ​​bandidos do submundo, este último mencionado porEduardo Arolas ao dedicar seu tango «Suipacha». 40 47 48 As causas e os acontecimentos após o ataque ainda não estão claros. 40 Seu amigo Edmundo Guibourg relata que após o ataque, foi para Gardel Tacuarembó para se recuperar, onde se encontrou com o irmão mais novo do senhor da guerra Traverso ", Cielito Traverso 'escondido lá para assassinar um homem no cabaré Armenonville. 47 Falsas informações também se espalharam de que o valentão Roberto Guevara era na verdade Roberto Guevara Lynch, tio do ainda não nascido Che Guevara e membro de uma rica família de Buenos Aires. 40 32Finalmente, quando Gardel morreu, a bala apareceria em sua autópsia, também dando origem a hipóteses sobre um confronto armado no avião que teria causado o acidente que lhe custou a vida.


Primeira série de fotos encomendadas por Gardel em 1917 a José María Silva , fotógrafo de Montevidéu, que teria sido seu favorito desde então.
Na segunda década do século  xx o mundo de Buenos Aires mostra foi caracterizada por uma enorme propagação de Varieté , uma forma surgiu na França e levado de Espanha , que consistia em uma sucessão de performances curtas, os mais diversos tipos (musical, dramática, humorístico, circos, magia, etc.). 
Depois de iniciar em 1916, durante a temporada de verão de Mar del Plata , metade do ano eles são contratados para se apresentar no Teatro Esmeralda (mais tarde Teatro Maipo), Localizada a poucos metros da famosa esquina de tango de Corrientes e Esmeralda, e no início do próximo ano irá também estrear na vizinha Empire Theatre, Avenida Corrientes e Maipu, destinado a um público de maior poder aquisitivo. 
O sucesso foi consagratório e seus desempenhos estenderam-se em ambos os teatros durante seis anos. 

Naquela primeira vez a performance da dupla Gardel-Razzano alternou músicas cantadas como solistas e duo de músicas.
 O famoso folclorista Osvaldo Sosa Cordero lembra de ter visto quando ele era um adolescente e disse que a apresentação foi aberta como um dueto cantando 'Brisas à tarde ' a primeira música a dupla em um poema de Jose Marmol , após o qual Razzano cantou a figura ' Entre cores ", uma das músicas com as quais foi identificado. Então eles cantaram um duo "Cantar eterno" de Villoldo e o gato "El sol del 25". 
Os favoritos de Gardel para fechar foram duas canções sobre cavalos, a grande paixão de Gardel: "El moro" (sobre um poema de Juan María Gutiérrez ) e "El pangaré".50 51 Com efeito, no caso em que ele foi baleado, o atirador tinha gritado "vocênão vai cantar mais" moro '!'. 52

Simultaneamente, Gardel gravaria novamente e não pararia de fazê-lo no futuro. 
Após o contrato leonino com a Tagini-Columbia, ele chegou a um acordo com a empresa de Max Glücksmann, sob marcas como Disco Nacional e Odeon. O contrato estabeleceu uma quantia de quatro centavos por disco vendido (simples frente e verso). Nesses álbuns de 1917, o duo gravou seu repertório, entre eles " Mi noche triste ", o primeiro tango gravado por Gardel.
Os discos foram vendidos massivamente, em quantidades superiores a 50.000 unidades de cada um, com ganhos na ordem de 8.000 pesos cada.

Finalmente, Gardel coroaria aquele ano excepcional, estrelando o filme mudo Flor de pêssego, baseado no romance de sucesso de Hugo Wast , 55 dirigido por Francisco Defilippis Novoa e no qual ele interpretou o protagonista Fabián. 
É um dos primeiros longas-metragens do cinema latino-americano , quando ainda era mudo , 56O que indica a visão integral do espetáculo que Gardel estava desenvolvendo.
 Gardel estava prestes a deixar a filmagem, infeliz com sua performance como ator, mas foi convencido a ficar pelo diretor, argumentando incluir várias de suas seqüências de canto, o argumento incerto se se considerar que era um filme mudo, embora Há informações de que, em 1940, uma versão sonora do filme foi projetada, talvez incluindo esses fragmentos. 
 Flor de Pessegueiro foi lançado em 28 de setembro de 1917, com uma excelente resposta do público, permanecendo vários anos em cartaz e superior a 800 performances.


A crescente preocupação de Gardel por sua imagem, que teve seus antecedentes em seu famoso sorriso e a simpatia que o caracterizou desde o início, 5 também será evidente nas primeiras fotos de estúdio que ele começa a encomendar, especialmente de quem se tornaria seu fotógrafo favorito, o uruguaio-espanhol José María Silva e o trabalho que ele começaria a estilizar seu corpo, tendo em conta que Gardel era um homem baixo (menos de 1,70 de altura) e que na época pesava cerca de 120 quilos. 58 As biografias Julián e Osvaldo Barsky dizem que esses comportamentos de Gardel indicavam "seu esforço para construir o galante-cantor, figura que se projetará internacionalmente". 

O sucesso maciço da dupla e de Gardel em particular, bem como a sua entrada no tango, coincidem com um momento de grande importância na vida político-social da Argentina: a conquista da democracia . pressões políticas e sindicais tinha forçado o governo conservador de passar um segredo lei e voto obrigatório (apenas para homens), que deu a vitória em 1916 o partido radical , um movimento amplamente popular que levou à presidência Hipolito Yrigoyen.


Cantor de tango



A evolução de Gardel




Carlos Gardel ouvindo-se em uma victrola ortofônica , lançada pela empresa Victor em 1925. O disco em formato 78 RPM foi decisivo para a difusão no espaço e no tempo da arte de Gardel. Em sua vida, Gardel gravou cerca de 800 músicas diferentes, uma quantidade enorme, metade do que Bing Crosby gravou durante uma corrida três vezes mais. 
Em 1917 Gardel cantou e gravou um tango pela primeira vez. Era sobre o tango " Mi noche triste ", uma canção composta por Samuel Castriota intitulada "Lita" a qual Pascual Contursi havia escrito . A interpretação de "Minha noite triste" por Gardel é considerada a data de nascimento do tango canção : depois de décadas de evolução, o tango começou a encontrar cantores e letristas capaz de interpretar a mesma cadência emocional e música expressar e Dança do tango

O sucesso do novo estilo de música de tango não foi imediato. "Minha triste noite", com sua letra lunfarda e seu tema sobre o homem da aldeia abandonado por sua esposa ("Percanta que você me amava"), foi recebido pelo público sem qualquer entusiasmo transbordante. Por outro lado, os cantores "puros" viam com maus olhos aquela linguagem de rua e aquela sensualidade prosaica e de mau gosto, que se separavam da "verdadeira arte crioula". 
 O grande Gabino Ezeiza estabeleceu claramente a rejeição do tango quando aconselhou Carlos Marambio Catán :

O tango é uma caricatura de música e literatura, de origem bastarda e suja. Você deve cantar a nossa própria, não aquela invenção dos novatos que querem impor seus costumes e vícios demoníacos. Não faça isso, rapaz, não sujem seu desempenho com tal profanação de arte e bom gosto.


No ano seguinte (1918), a sainete Los dientes del perro , encenada pela companhia de Muiño - Alippi , incluiu uma cena em que a jovem atriz Manolita Poli cantou "Mi noche triste". O número causou sensação e foi decisivo para que tanto o trabalho quanto a versão de Gardel, lançados no disco naquele ano, fossem um grande sucesso. 63 Desde então o sainete e o tango estabelecerão um vínculo estreito, promovendo-se mutuamente. 64

Naquele ano, Gardel gravou outro tango, "A fuego lento", também de Contursi, e pouco a pouco construiu um repertório composto principalmente de tangos. 
A voz ea Gardel cantando também evoluiu como estava se tornando um cantor de tango. Gardel usa suas origens no campo da payada e seu gosto pela canzonetta e ópera napolitanas ,  em uma cidade considerada "a mais italiana fora da Itália",  na qual pessoas de origem italiana , especialmente os jovens, eles se tornaram o grupo étnico mais numeroso, Desenvolver uma música mais lenta, séria, melancólica e menos ansiosa, caracterizada por uma interpretação emocional que a ligava aos sentimentos do ouvinte. 

Lentamente, Gardel se torna um cantor de tangos. Ele deve criar o caminho para cantá-los porque ninguém, exceto Contursi, fez isso antes dele. O que eles cantaram Villoldo , Gobbi , Mathon, os cupletistas não eram tangos, como nós agora entendo, mas um híbrido de cuplé e milonga ... não chegar ao cume, mas sete anos depois, em 1924, quando ela cantou "Príncipe".


Em 1919, apenas uma das treze canções gravadas por Gardel naquele ano era um tango. Em 1920 já havia seis de vinte e quatro (25%) e em 1921, oito de vinte e dois (30%). 
Até que em 1922 os tangos ultrapassavam a metade: doze em vinte e uma músicas gravadas. 68 Naquele período o duo adicionou um segundo guitarrista, Guillermo Barbieri e estréia em 1923 Gardel tango " Mano a mano " ( "Rechiflado em minha dor"), com letra de Celedonio Flores , um poeta notável descoberta por Gardel em 1920, que ele já havia gravado "Margot". "Mano a mano" foi um dos maiores sucessos de Gardel, marcando o momento em que o tango acabou se impondo e, junto com as transformações instrumentais de músicos comoJulio de Caro , uma era de plenitude para o gênero estava abrindo: a nova guarda . No total, 21 tangos de Gardel gravar The Black Cele , incluindo The Bulin Rua Ayacucho , "Malevito", "Viejo fumar", "Bad implica", "canchero" e "Pan". 69 Flores é também o autor da letra do famoso tango " Corrientes y Esmeralda " (1933) que diz "na sua esquina rea, qualquer cacatua sonha com Carlos Gardel". Por humildade, Gardel se absteve de cantar o famoso tango que o idolatrava na vida. 69

Gardel, no entanto, nunca deixaria de cantar os mais variados ritmos populares. Através de músicos como o cordobês Cristino Tapia e santiagueño Andrés Chazarreta incluiu novas músicas do folclore argentino norte , enquanto incorporando cuecas chilena, bambucos colombianos, foxes , shimmies , valsas , tangos espanhol, canções em italiano, francês e Inglês, e até uma balada russa como "Sonia" composta por um húngaro e um judeu austríaco que anos depois seria morto pelos nazistas emAuschwitz ou um tango com expressões em guarani como "Los indios" por Canaro e Caruso . 
 O pesquisador Felix Scolatti, que acompanhou a dupla em sua única turnê no Chile em 1917, disse que Gardel foi o tempo todo olhando para novos ritmos populares e ouviu atentamente para o que as pessoas comuns cantou nas ruas e praças, memorizando e tomando notas, para identificá-las mais tarde.


Em 1920, ele negociou com o consulado uruguaio em Buenos Aires, um certificado de nacionalidade e bilhete de identidade, que diz que ele foi nascido em Tacuarembo , Uruguai, em 1887. Em 1923, com esses mesmos documentos uruguaios obtidos Argentina nacionalidade solicitados, o que era concedido imediatamente, emitindo o passaporte argentino que seria usado para viajar.


Carlos Gardel na Espanha e França 


Gardel vestindo roupas gaúchas para apresentações na Europa . Foto de 1923 tirada por José María Silva . Embora interiormente parecesse irracional, Gardel aceitou em geral a exigência empreendedora de que na Europa ele se apresentasse com roupas gauches, embora fosse um guarda-roupa completamente alheio ao homem de Buenos Aires.



"Mendocinos Cravos" e "Serrana ímpias" dois cuyanas cuecas foram as últimas canções que ele gravou o dueto Gardel-Razzano, o último dia de 1929. Razzano, que foi afetada a cantar desde 1925, a dupla tentou novamente em 1929, mas Não foi mais possível.

Gardel canta em francês



"Folie" (loucura) é uma canção francesa bem conhecida nos anos 20 A carta diz: "Eu não dizer o nome dele, mas você sabe ... Ela me obceca, eu sou louco, mas o prazer cruel me é de joelhos ... não digo o nome dele, mas você o conhece bem: ... ele é o eterno demônio, a eterna mulher, é Eva, é Thais, é Carmen, é Manon ».
Problemas ao jogar este arquivo?
Consolidou seu domínio da canção tango com seu dueto com Razzano na maior celebridade no ponto Argentina, Gardel já foi capaz de apontar para a Europa e o mercado de música internacional criado pelo disco , um mercado que no futuro imediato Você será amplificado pelo cinema e pelo rádio .

O tango se espalhava como uma dança da moda na Europa desde a primeira década do século  xx , com a tangomania explodindo pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1921, o italiano Rodolfo Valentino , adotando a identidade de um dançarino de tango argentino vestido de gaúcho, causou uma sensação mundial com o filme Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse . Espanha em particular, teve uma história de tango antes mesmo de tango argentino ( flamenco tango ) e desenvolver um importante aspecto autônomo do gênero, com epicentro em Barcelona e com canções paradigmáticas, como « Fumar espero»Do catalão Josep Viladomat e revistas especializadas como o Tango Moda .  

Neste contexto, Gardel estava prestes a mostrar ao mundo uma maneira de cantar o tango que o colocaria entre os famosos cantores da história da música popular.

Em 1923, a dupla Gardel-Razzano tem a oportunidade de fazer sua primeira turnê pela Europa , pontualmente à Espanha , acompanhando a companhia de teatro encabeçada pela atriz Matilde Rivera e seu marido, o ator Enrique de Rosas . Como estratégia cênica derivada do estereótipo internacional da Argentina, os empresários teatrais insistiam em que os músicos se apresentassem vestidos de gaúchos , embora em Buenos Aires eles se vestissem de smoking . Por isso, antes de sair, uma nova série de fotos foi tirada em Montevidéu com José María Silva , disfarçado de gaúchos. Eles debutaram em 10 de dezembro noTeatro Apolo de Madrid , tocando com seus dois guitarristas como "final da festa", após a performance dramática que a companhia apresentava todas as noites. As críticas sobre a dupla foram boas e depois de 40 apresentações e com a missão de ter desembarcado na Europa cumpridas, deixaram a empresa para ir para a França , onde conheceram Paris e Gardel visitou a família Gardes em Toulouse.

Em setembro de 1925, depois de 12 anos cantando juntos e devido a uma lesão laríngea de Razzano, a dupla decidiu separar passando Razzano para exercer funções de negócios.  anos depois, após um trabalho telefônico rigoroso, Razzano tentaria voltar a cantar, mas sem grandes resultados. Essa tentativa final seria as duas últimas gravações do duo, "Mendocinos Cravos" de A. Pelaia e "Serrana ímpia" de José del Valle , registrado no último dia de 1929. 


Teatro Goya em Barcelona , no qual Gardel estreou em 5 de novembro de 1925, uma cidade que estabeleceu um intenso vínculo com o cantor.
Enquanto isso, como um solista, Gardel voltou para turnê na Europa, novamente atuando na Espanha (1925/1926 e 1927) e depois em França (1928/1929). 1925/1926 turnê com o mesmo grupo que realizou há dois anos, incluído este tempo também para Barcelona , uma cidade que iria estabelecer um vínculo especial com Gardel. 76 O sucesso não o levou a estender suas apresentações iniciais de dez dias a dois meses. Barcelona Gardel também registrou vinte faixas, incluindo um tango que oferecia naquela época a pianista Madrid Teodoro Diez Cepeda, "dor",  o primeiro de vários tangos e canções espanholas que serão registrados Gardel no futuro, Expressão de sua constante vocação para se conectar com a música popular de cada lugar. Na turnê de 1925/1926, Gardel também apresentou-se com sucesso moderado em Madri e em Vitória , no País Basco , onde até então era completamente desconhecido. 

Enquanto em Barcelona Gardel gravou várias músicas para o selo Odeon usando primeira gravação elétrica microfone (anteriormente usado captor chifre ), a mudança tecnológica mais significativa até a descoberta do LP no final de 1940 80 Na Argentina , Gardel irá iniciar a gravação usando este sistema desde novembro de 1926. a qualidade das suas gravações irá melhorar dramaticamente desde então. 81 Os anos 1926 e 1927 foram os anos em mais álbuns gravados, superando tanto as canções 100. Os sucessos da época destacam-se "Bajo Belgrano" e "Siga el Corso" ( "Isso Colombina colocar em seus círculos escuros fumaça do fogo do seu coração"), ambos de Aietae Garcia Jimenez , a primeira versão de " Caminito ", "A media luz" ( "Corrientes 348, segundo andar com elevador ')" velhos tempos '(' Você se lembra, irmão? Aqueles eram os dias ! ") de Canaro e Romero , assim como as primeiras canções de jovens letristas que se tornariam clássicos, como Enrique Cadícamo e Enrique Santos Discépolo ("Que vachaché").

Em 1927 Gardel comprar para ele e sua mãe, sua primeira e única casa, localizada na rua Bermejo (depois Jean Jaurès) 735, uma casa simples no coração de sua vizinhança espiritual, o Abasto , apenas em torno do comitê conservador em que ele começou a cantar.

No final de 1927, Gardel começou uma nova turnê pela Espanha , a terceira, atuando em Barcelona, ​​Madri, Bilbao e Santander , com um sucesso devastador. "Gardel veio e nós sabíamos quais eram os tangos argentinos", sintetizou o jornalista e músico catalão Brauli Solsona na época. 82 Antes de voltar a Buenos Aires, Gardel passou por Paris, onde fechou um contrato para aparecer em Paris, na segunda metade de 1928.

Mantenha-se em Buenos Aires foi curta e depois de gravar vários álbuns (incluindo o primeiro Discépolo sucesso "emborracho I Tonight"), cantada por rádio Prieto, apresentado no Teatro Solis de Montevidéu e contratar um terceiro guitarrista, o " indiano "José Aguilar , partiu para a Europa de novo, desta vez para Paris.

Quando Gardel estreou em Paris , o tango na França teve mais de duas décadas de história e, junto com o jazz , foi o protagonista da noite parisiense. 83 O centro de vida noturna em Paris foi Montmartre e torno praça Pigalle eo centro da vida tango foi o restaurante "El Garron , " onde o músico havia brilhado durante quase uma década Manuel Pizarro , que desempenhou um papel crucial na promoção da a contratação de Gardel. "No entanto", dizem os biógrafos Barsky, "toda aquela exibição de tango de quase três décadas (em Paris) carecia de uma grande voz",


Edifício da Ópera de Paris , para o qual Gardel foi convidado para cantar junto com as principais estrelas do show parisiense em 1929, no ponto mais alto de sua primeira apresentação na capital da França .
Gardel e seus três guitarristas (Ricardo, Barbieri e Aguilar) estreou em Paris em 30 de setembro de 1928, em uma instituição de caridade Femina Teatro em Les Champs-Élysées e, em seguida, em 2 de Outubro no cabaré Flórida, em Montmartre . Suas apresentações foram estendidos até abril de 1929, atuando também nos teatros Império e Paramount, bem como nas cidades de Cannes e Monte Carlo , sendo o ponto mais alto do convite para o evento distinto benéficos Bal des Petit Lits Blancs em Opera Paris. Ele tocou um repertório variado, que incluiu músicas em francês, que foram muito bem recebidas. Desse repertório de tangos "Adios Muchachos" realçado e "Siga el Corso", mas especialmente a jaqueta canção Arturo de Nava , "Cartman" Gardel jogado com assobios, como se ele estivesse pastoreando o gado de carrinho 30 O sucesso foi retumbante, a venda de discos superou todas as previsões e os parisienses assobiaram "O carretero" pelas ruas. 
 No Natal daquele ano, sua foto estava no topo da La Rampe , a revista de entretenimento principal, enquanto o maior jornal francês, Le Figaro, Já havia descrito sua apresentação na Cidade da Luz como um "sucesso triunfante" e explicou da seguinte forma a sensação de que o cantor argentino gerado no público: 87



Jornal Le Figaro 


Depois de seis meses em Paris, Gardel agiu mais um mês em Barcelona e Madri, antes de retornar a Buenos Aires, onde chegou em 16 de junho de 1929, nove meses depois de sua partida. Em Madri, após quatorze anos com Gardel, Ricardo decidiu deixar o grupo de guitarristas, aparentemente revoltado com o papel instrumental que Aguilar pretendia. 

Ele permanecerá em Buenos Aires por um ano e meio. 
Nesse período, ele apareceu em Buenos Aires e Montevidéu, fez uma extensa turnê pelas províncias argentinas, cantou na Rádio Nacional, passou por uma pequena operação em suas cordas vocais e contratou Domingo Riverol para substituir Ricardo.

Em 6 de setembro de 1930, houve um golpe de estado civil-militar na Argentina que derrubou o presidente democrata Hipólito Yrigoyen . Foi a primeira de uma série interrupções de instituições democráticas que se estenderá até 1983. 
Nessa ocasião Gardel tomou uma posição de apoio para o golpe gravação do tango "Viva a pátria!" Of Aieta e García Jiménez, que enfrentou os setores Yrigoyenistas da União Cívica Radical , que pelo menos em algumas ocasiões boicotou suas ações. 91Simultaneamente, Gardel começa a ter dificuldades econômicas e diferenças com Razzano, que estava atuando como seu representante, que engendrou inimizades no bar de amigos que compartilhavam e no ambiente artístico e jornalístico.

Finalmente, em 1930, Gardel iniciaria uma nova modalidade para divulgar sua música, que redefinirá radicalmente sua carreira e a solidez de sua arte: o cinema 


Estrela de cinema 

No final dos anos 20, a indústria cinematográfica argentina mostrou uma enorme vitalidade que a tornaria uma das três mais importantes da América Latina , com o México e o Brasil durante o século  xx . Carlos Gardel, por sua vez, já havia tido uma importante incursão quando o cinema ficou em silêncio , demonstrando sua sensibilidade em detectar os mecanismos modernos de construção de popularidade em massa, além das fronteiras nacionais. Seu amigo Enrique Cadícamo diria que:

... Gardel, na hora de seu apogeu, não pensou em outra coisa senão no cinema.

Enrique Cadícamo  


Em muitos aspectos, Gardel anteciparia décadas de fenômenos culturais de massa nos quais a paixão, a identificação pessoal e a música se juntam, como a Beatlemania dos anos 60, ou fenômenos latinos equivalentes como Sandro , Soda Stereo e Luis Miguel , em os anos 70, 80 e 90. 94 O crítico Claudio Iván Remeseira usou a palavra "gardelmania" para se referir a este último estágio da vida de Gardel.  

Os curtas-metragens musicais argentinos de 1930 
Em 1930 Gardel estrelou quinze curtas de som musical, cada um em uma canção, dirigido por Eduardo Morera e produzido por Federico Valle , um dos pioneiros do cinema latino-americano. Valle nasceu na Itália em 1880, e depois de trabalhar com o Irmãos Lumière e ter aulas com Georges Méliès , emigrou para a Argentina em 1911 e tem produzido desde dezenas de filmes de grande valor, incluindo os primeiros noticiários e filmes de animação Quirino Cristiani , o primeiro na história do cinema mundial em seu gênero.

Dos quinze curtas, cinco foram arruinados no laboratório, entre eles um intitulado Leguisamo só em que apareceu o yóquey Irineo Leguisamo . Em 1995, ele foi encontrado outro dos curtas não liberados, El quinielero , por Luis Cluzeau Mortet e Roberto Aubriot Barboza.

Dez foram liberados curto: Cartman , Añoranzas , Rosas de outono , de mão em mão , Yira, Yira , eu tenho medo , Godfather pelao , coldres bandolim , canchero e fumar Velho.

O mais elaborado de todos é fumar Velho , um tango com letra de Celedonio Flores e música do guitarrista Guillermo Barbieri , em que Gardel antes de cantar estrelas em um esquete dramático com César Fiaschi e Inés Murray sobre o desemprego, a pobreza ea despejo, no contexto da Grande Depressão . Ele também destaca Yira, Yira , Cartman , de mão em mão e rosas de outono em que Gardel detém diálogos muito significativas com os seus autores, Enrique Santos Discépolo , o payador Arturo de Nava ,Celedonio Flores e Francisco Canaro , respectivamente.

Os curtas-metragens foram filmados em Buenos Aires entre 23 de outubro e 3 de novembro de 1930 e estrearam em 3 de maio de 1931 no Astral Cinema na Rua Corrientes. Em alguns casos eles foram apresentados como "tangos dramatizados".  

Alegou-se que os curtas-metragens de Gardel foram os primeiros videoclips na história do cinema e a primeira produção de filmes sonoros na Argentina e, eventualmente, na América Latina.   A afirmação é parcialmente verdadeira. curtas-metragens de Gardel foi a primeira produção cinematográfica de som com trilha sonora incorporada no (sistema de Movietone) filme realizado na América Latina, mas desde 1927 no mundo ( The Jazz Singer ) e 1929 na América Latina ( crioulo Mosaic), foram feitos filmes sonoros musicais, usando o sistema de discos sincronizados (sistema Vitaphone), e também anteriormente o sistema Movietone foi usado para gravar clipes musicais de Sofía Bozán dirigidos por José Bohr , embora em Nova York .  
 Além do debate sobre a prioridade cronológica, as dez curtas-metragens de Gardel, liderados por Morera e produzidos pela Valle, constituem um esforço pioneiro de tanto a indústria cinematográfica latino-americana, como o vídeo da música.

Filmes franceses 


Joinville-le-Pont , uma cidade ao sudoeste de Paris , onde Paramount tinha resolvido na década de 30, os estúdios em que quatro filmes franceses de Gardel filmadas: As luzes de Buenos Aires , Espérame , A casa é sério e Melody do subúrbio .
Em janeiro de 1931, Gardel fez uma nova turnê pela França, que começou com dois meses de apresentações bem-sucedidas em Nice , onde ele demite seu guitarrista Aguilar para um comentário homofóbico contra ele. 
No final de abril, ele chegou a Paris com a firme determinação de filmar um filme nos estúdios que a empresa norte-americana Paramount tinha na cidade de Joinville-le-Pont.
A 40 quilômetros a sudoeste da capital francesa, dedicada à produção de filmes para mercados fora dos EUA. A poucos dias depois, em 01 de maio, ele atingiu seu objetivo e assinou um contrato que incluía um longa-metragem musical estrelado por figuras de revistas da empresa Sarmiento teatro de Buenos Aires, de propriedade de Augusto Alvarez, liderado por Manuel Romero e Luis Bayón Herrera . O filme foi finalizado no final do mês e foi chamado Las luces de Buenos Aires.

O diretor era o chileno Adelqui Millar e os escritores Manuel Romero e Luis Bayón Herrera. Os principais atores eram Gardel, no papel-título de fazendeiro Anselmo Torres e Sofía Bozan , sua namorada está prestes a ser corrompido por um homem de negócios de Buenos Aires como seu amigo interpretada por Gloria Guzman e termina até ser resgatado pela gauchos, para devolvê-lo ao estanciero (Gardel). O elenco foi completado com Vicente Padula , Pedro Quartucci e Carlos Baeza , entre outros. 100

O filme inclui cenas de música e dança ( tango , malambo e outras danças folclóricas). Para compor a música foi contratado Gerardo Matos Rodriguez , autor de " La Cumparsita " e correr para Julio de Caro (violino), seu irmão Francisco de Caro (piano) e Pedro Laurenz (bandoneon). Gardel canta duas músicas, um tango próprio, intitulado " Tomo e forçado ", com letra de Romero cantando em um bar em La Boca em uma famosa cena gerada pela ilusão popular e vals«El rosal» de Matos Rodríguez y Romero, que é o tema romântico com o qual ele fecha o filme enquanto Gardel beija sua namorada (Bozán). Bozán também canta duas músicas, enquanto Guzmán canta uma. 100

As luzes de Buenos Aires foram estreadas em Buenos Aires em 23 de setembro de 1931. Primeiro nos cinemas mais importantes de Buenos Aires e depois nos cinemas do bairro e do resto do país, com grande sucesso. 101 Mas o mais importante foi a recepção do filme em países de língua espanhola que nunca puderam ver Gardel. Na Guatemala foi exibido durante três anos, em Madrid todos os dias durante três meses, em Barcelona e Nova York, o público obrigou os operadores a rebobinar o filme uma e outra vez para ouvir novamente "Tomo y obligo". No Equador, o escritor Ricardo Descalzi lembrou daquele momento:

Foi neste momento em que ficamos impressionados com a voz ea figura de Carlos Gardel em seu primeiro filme, "As luzes de Buenos Aires" com tal impacto sobre o meio ambiente, que imediatamente começou a admirar e amor. Este filme trouxe-nos "Tomo e forçou" o público teatros assistente aplaudiu com tal veemência que o operador foi forçado a parar a projeção para reprisarla duas ou três vezes ... desde o anúncio de um filme de Carlos Gardel encheu as salas tornando-se o ídolo do tango.


Gardel começou a perceber a imagem do cantor galante que havia sido o núcleo de seu projeto artístico desde o início. Sua figura foi estilizada e continua estilizada para pesar 76 quilos, depois de ter atingido 120 quilos.

Em agosto de 1931, ele retornou a Buenos Aires, onde permaneceu por nove semanas. Paradoxalmente, enquanto sua popularidade na Argentina, Uruguai e espanhol - mundo falando começou a atingir proporções nunca antes visto no mundo da arte e da mídia de Buenos Aires cresceu um sentimento de rejeição Gardel, por isso foi percebido como uma perda de contato com suas raízes "crioulas". Em 15 de setembro de 1931, seu amigo, o escritor Carlos de la Pua , publicado na revista Critique , uma carta aberta disco intitulado "Che Carlitos, Long Canzoneta '

Larga as gringadas aquelas que serão muito bonitas, mas que não as concebemos cantadas por você. Sem profano, irmão, coisas que você deu a nossa glória e alternada fio com esses macanas Franco-napolitanos não nos interessa, e não se sentir ... bem (...) Sua querida Buenos Aires, Calle Corrientes, Corte, os burros, o tango, a milonga, essa é a sua vida, a sua vida verdadeira, o resto é um grupo. Livre-se dessas coisas estranhas ... e algum dia você vai me agradecer.

Carlos de la Pua , 1931.  


Nunca gostou naquelas breves nove semanas em que esteve em Buenos Aires, percebeu tão fortemente a hostilidade do show business e do jornalismo de Buenos Aires. 

Ao retornar a Paris ele conheceu Gardel francês Paramount em crise, no âmbito da depressão global e um clima político rarefeito, um poucos meses antes de Hitler tomou o poder em Alemanha . Após o primeiro semestre de 1932 sem intercorrências como Gardel já tinha decidido a voltar para Buenos Aires, a empresa decidiu para fazer novos filmes com cantor argentino. Para este fim, ele nomeou o diretor francês experiente Louis Gasnier , definiu um roteiro adaptado de outro dos Estados Unidos e definir a data para as filmagens em setembro de 1932 de um filme que iria levar o título de Espérame , com o subtítulo Andanças de um criollo na Espanha.


Gardel e Alfredo Le Pera



É nesse momento que a presença de Alfredo Le Pera,  com quem Gardel começou a se relacionar em dezembro do ano anterior, se torna importante . Le Pera assumiu o comando de reescrever em um tempo muito curto um roteiro cheio de incongruências culturais e geográficas, produto de estereótipos americanos sobre o mundo hispânico e lutar contra o diretor para levar a humanidade todos os dias para o papel cenas reiterar os seguintes filmes , mas isso nunca o deixaria satisfeito. 105 Mas também o encontro de Gardel e Le Pera, vai dar vida a uma grande parte das músicas com as quais a fama mundial do cantor será associada.

A equipe musical organizado por Gardel foi composta pelo pianista brilhante Juan Cruz Mateo , que já tinha sido tocar e gravar álbuns, José Sentis (aka Teruel), um dos argentinos que tinha instalado o tango em Paris, o compositor francês Marcel Lattes que ele seria morto pelos nazistas em Auschwitz , o bandleader cubano Don Aspiazu , o guitarrista Hector Pettorossi que o acompanham anos atrás, em Juan Moreira e compositor Mario Battistella , um autor fundamental Gardel faria. 105

Apesar dos esforços de Le Pera, o filme finalmente não conseguiu superar a fraqueza do roteiro original, com atores medíocres que prejudicam o resultado final. Gardel interpreta Carlos Acuña, um cantor apaixonado por uma jovem ( Goyita Herrero ), que por sua vez é extorquida por um fazendeiro rico. Finalmente o estanciero é exposto publicamente e o cantor fica com a jovem. Gardel canta quatro músicas, incluindo o tema principal do filme, a rumba " Por tus ojos negros ", composta por Aspiazú, Le Pera e Carlos Lenzi , autor de " A media luz ". Os outros três temas são "Student", "I'm sad to confess" e "Criollita de mis reyes" de Gardel, Le Pera e Battistella.  ​

A Paramount percebeu que era necessário acompanhar Gardel com um elenco de nível artístico superior e que era necessário conceder mais liberdade a Le Pera como roteirista. No entanto, como em todos os filmes de Gardel para a Paramount, as decisões do diretor e dos encarregados da edição limitariam os esforços de Le Pera para construir filmes com profundidade humana e restabelecer estereótipos. 106 Nada disso impediria, de qualquer modo, os filmes de Gardel de penetrar profundamente na alma dos povos de língua espanhola.

Assim que as filmagens de Espérame la Paramount terminaram, ele convocou a famosa atriz argentino-espanhola Imperio Argentina para enfrentar o próximo filme. Em outubro de 1932 Gardel e o Império Argentino fizeram um filme picaresco, com alguns ousados ​​diálogos para a época, intitulado La casa es seria , dirigido por Jaquelux (Lucien Jaquelux). 107 Gardel canta nas curtas duas canções que compôs com Le Pera, o tango "Recuerdo malevo" e "Quiéreme". Em 1940, quando Paris foi ocupada, a fita foi destruída pelas tropas alemãs. No entanto, alguns discos Vitaphone que foram gravados sobreviveram, registrando todos os diálogos e músicas do filme. 108

Imediatamente depois que ele começou a filmar Melody Arrabal , novamente dirigido por Gasnier e roteiro de Le Pera, que incluem canções fundamentais songbook Gardel, como o tango "Melody de Arrabal" ( "lua prateada Barrio, rumores de milonga »), De Gardel, Le Pera e Battistella e « Silencio », por Gardel, Le Pera e Pettorossi. O filme é um policial projetado por Le Pera, no qual Gardel interpreta um cantor de tango (Ramírez) em um bar em La Boca, que também é um jogador de cartas profissional com outro nome. Sua namorada é o império argentino. Em uma luta Ramírez mata um bandido e se livrar do corpo com um ardil engenhoso usando um fósforo. O comissário encarregado da investigação descobre que Ramírez é o mesmo que salvou sua vida anos atrás e na última cena ele retorna a partida. Gardel também canta "Cuando tu no estás" e "Mañanita de sol", este último em dueto com Imperio Argentina, a única mulher com quem ele cantou.

Gardel retornou a Buenos Aires em 30 de dezembro, antes de os filmes serem lançados. Em 5 de abril de 1933 estreou Melodía de arrabal , 109 em 19 de maio. A casa é séria , 110 e em 5 de outubro o Espérame estreou .   Como esperado Melody de Arrabal teve melhor recepção do que Espérame , e três meses já tinha passado o blockbuster que tinha chegado a luzes Buenos Aires .  

Gardel estava rapidamente consolidando sua posição como a principal estrela do cinema falado em espanhol. Então, ele parecia no final de 1932.  

Gardel canta com Gardel


Em outubro de 1933 vários discos foram lançados sob o rótulo de Gardel canta para Gardel em que o cantor canta um dueto com ele mesmo. «Uma rosa para a minha rosa» é um tema do seu ex-parceiro Saúl Salinas .
Problemas ao jogar este arquivo?
Em 1933, ele acabou se rompendo sua relação com diferenças econômicas Razzano, agravado pela desordem em suas contas e dívidas. Ele então nomeou Armando Defino , um de seus amigos do bar Café de los Angelitos, como seu representante, antes de se tornar famoso. Naquele ano focado suas apresentações dentro Argentina ( Rosario , Santa Fe , Paraná , Recifes , San Pedro , azul , Olavarria , Mendoza , entre outras cidades), cantada por rádio com uma audiência sem precedentes, participou na revista Buenos Aires De Gabino a Gardel San Juan , Córdoba , Villa Mariagravou vários discos transmitidos sob o título de Gardel canta Gardel , em que, usando uma nova tecnologia, canta um duo consigo mesmo.

Em setembro, ele se reuniu no rádio Hugo Mariani , um uruguaio que durante anos viveu em Nova Iorque , onde criou e dirigiu a Orquestra Sinfônica do National Broadcasting Corporation (NBC), que ainda tinha um programa chamado O tango romântico . Ambos imediatamente simpatizaram e Mariani propôs ir a Nova York para cantar para a NBC. Alguns dias depois, o contrato chegou.

Na noite de 7 de novembro de 1933, Gardel partiu para a Europa no navio Conte Biancamano, antes de ir para os Estados Unidos . De manhã eu definir, seu representante, pediu-lhe para escrever um testamento holográfico , isto é, escrito em sua própria caligrafia. Esse foi o último dia de Gardel em Buenos Aires.

Filmes americanos Tangos de fama mundial



O tango "O dia em que você me ama" é um dos tangos mais conhecidos de Gardel no mundo e na maioria das versões.
Problemas ao reproduzir esses arquivos?
No dia 7 de novembro ele voltou a fazer turnê: foi a última vez que esteve na Argentina. Ele primeiro foi para Barcelona e Paris, e depois viajou acompanhado pelo talentoso pianista Alberto Castellanos para os Estados Unidos , onde estreou na rádio NBC em Nova York em 30 de dezembro. Em suas performances de rádio em Nova York, Gardel fez sem seus guitarristas, exceto ouvir de 5 de Maio de 1934, em que ele cantou de Nova York, sendo acompanhado pelas guitarras de Barbieri, Vivas e Riverol, que estavam em Buenos Aires, através de uma ligação entre a NBC e a LS5 Radio Rivadavia de Buenos Aires, sem precedentes na história da rádio.

Na NBC, Gardel cantou acompanhado pela proeminente orquestra de rádio New York, dirigido por Hugo Mariani , atuando como arranjador músico argentino Terig Tucci , instalou-se em anos do Estados Unidos, que trouxe um novo som com base em novas harmonias. Tucci e Castellanos bater -lo imediatamente e foram os únicos que sugeriu a Gardel uma grande mudança em seu canto: para estender o registro de sua voz para baixo, para chegar a um barítono alto . 115É com essa voz que Gardel gravará suas últimas e mais famosas canções. Gardel passou por um período de adaptação à orquestra e às novas harmonias de Tucci, mas quando chegou a hora de formar a equipe de músicos que o acompanharia em seus filmes americanos, ele o levou a Tucci como arranjador musical e diretor.

As audições de Gardel tiveram uma excelente recepção na importante comunidade latina de Nova York, que na época tinha cerca de 500.000 pessoas, numa época em que a população de origem latina nos Estados Unidos era muito pequena. 116

Gardel Le Pera convocado para New York para atuar como seu representante nas negociações com a Paramount , em um momento em que os Estados Unidos sofreram a Grande Depressão da década de 1930. 
O contrato foi assinado em 20 de Março de 1934, concordando em criar uma subsidiária produtora do gigante do cinema americano com o nome de Éxito Corporation, cujo único acionista era o cantor argentino. 117 Inicialmente dois filmes iria ser realizada naquele ano: Downhill e Tango na Broadway .

Downhill teve que ser filmado em duas semanas, com um roteiro escrito por Le Pera, a partir de sua própria experiência autobiográfica. Gardel e Le Pera estavam certos de que não iriam repetir a imposição européia de que os personagens deveriam se vestir como gaúchos. O diretor foi mais uma vez o francêsLouis Gasnier, imposto pela Paramount. Encontrar atores que falavam espanhol foi um dos maiores problemas de produção. Para os papéis principais, eles contrataramMona Maris, uma argentina que viveu desde criança na Europa,Vicente Padula,Manuel PeluffoeAnita del Campillo. . Para os papéis secundários, Gardel convenceu os diplomatas da Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Peru a atuar em seu filme. 118

O argumento é um cantor de tango (Gardel Carlos Acosta), que deixa sua namorada (Anita Campillo), caindo no amor com uma prostituta (Mona Maris). No clímax do filme Gardel enfrenta duelo com o cafetão (Manuel Peluffo) e tenta para matá-la, em uma famosa cena em que ele canta " Downhill " ( "Se eu arrastado por este mundo, a vergonha de ter sido e a dor de não mais ser ... "), de Gardel e Le Pera.

Nas principais canções do filme ( "Downhill", "Mi Buenos Aires querido" , " Amores de estudiante " e "Criollita godforsaken sim"), Gardel é acompanhado por um quinteto notável liderado por Alberto Castellanos no piano, juntamente para Remo Bolognini e Hugo Mariani , como primeiro e segundo violino, Washington Castro no violoncelo e Humberto Di Tata no contrabaixo.

Gardel, Le Pera e Castellanos não ficaram totalmente satisfeitos com o filme, especialmente porque, no processo de edição, os técnicos da Gasnier e da Paramount removeram muitas das cenas mais divertidas e brilhantes. Apesar disso o filme teve um tremendo sucesso, tanto nos Estados Unidos como na América Latina. Em Nova York, milhares de pessoas transbordaram o cinema, ocupando as ruas, a tal ponto que a empresa expositora colocou colunas na rua para que o público que não podia entrar na sala pudesse ouvir as músicas. 

Paradoxalmente, somente na mídia jornalística de Buenos Aires os críticos levantaram o filme, especialmente entre a classe alta. Enquanto o público transbordava dos cinemas e exigia que as canções se repetissem, os jornais tradicionais La Nación e La Prensa questionaram o filme por causa da má imagem que dava à Argentina. Também o letrista Homero Manzi , questionaria o filme duramente, em um artigo publicado na revista Antena , questionando-o por falta de "valor nacionalista". 


Carlos Gardel com as atrizes que interpretaram Peggy, Mary, Betty e Julie, as " Loiras de Nova York " que aparecem no filme The Tango on Broadway em 1934.
O tango na Broadway foi filmado entre o final de junho e a terceira semana de julho de 1934 e o diretor foi novamenteLouis Gasnier. Para esta ocasião, Gardel e Le Pera procuraram fazer uma comédia de envolvimentos que mudou o tom dos filmes anteriores e que, por sua vez, refletiu a situação dos artistas latinos nos Estados Unidos.

Mais uma vez tiveram problemas em conseguir atores e atrizes que falavam espanhol.  
Os principais papéis foram jogados pelo espanhol Jaime Devesa (tio), um achado novamente o argentino Vicente Padula, da Guatemala Blanca Visher (Laurita) e mexicana Trini Ramos (Celia). Gardel interpreta Carlos Bazán, representante de artistas latinos.  

O enredo é sobre um grupo de artistas latinos em Nova York reunidos em torno de Gardel, quando o tio chega, na frente de quem ele tenta fingir que ele é um homem de negócios. Laurita então finge ser a namorada de Carlos, e sua namorada, Celia, finge ser sua secretária, gerando sucessivos envolvimentos. Carlos percebe que ele realmente ama Laurita em uma das cenas climáticas do filme, quando ele canta o tango "Soledad" ("Na triste sombra do meu quarto, quando eu espero, seus passos podem não voltar ...") .

As músicas que Gardel interpreta no filme são "Soledad", o foxtrot "Blondes of New York", "Golondrinas" e "Caminito soleado". Nos três primeiros ele foi acompanhado pela orquestra Terig Tucci e no último pelo piano de Castellano com as guitarras de Cáceres, Ayala e Cornejo.  

Mais uma vez, Gardel e Le Pera não ficaram totalmente satisfeitos com o filme e tomaram a decisão de dispensar Gasnier no seguinte. Isso não impediu que o filme tivesse grande sucesso novamente, consolidando a gardelmania que estava se formando na comunidade latino-americana e nos países hispano-americanos.  

Gardel em inglês



Depois de ir à França para um curto período de tempo no final de 1934 tornou-se Nova Iorque, sob a NBC e filmar o musical Cazadores de estrellas (seu título original é The Big Broadcast of 1936 ), um catálogo de estrelas musicais da Paramount, Entre os que foram Bing Crosby , Richard Tauber , A Orquestra de Ray Noble com Glenn Miller no trombone, The Children Singers de Viena , entre outras grandes figuras. Neste filme, Gardel trabalhou com Celia Villa, filha do famoso revolucionário mexicano Pancho Villa, que Gardel admirava.122Ele cantou duas músicas suas com Le Pera: uma música tema "Apure forward buey" e "Amargura" em uma versão bilingue espanhol-inglês com o título de "Cheating muchachita". O filme estreou logo após a morte de Gardel e por essa razão a Paramount decidiu remover a parte do cantor argentino. As seções cortadas em que o Rei do Tango aparece são muito difíceis de encontrar, embora se saiba que algumas cópias delas estão na posse de colecionadores particulares. 123

Entusiasmado com o sucesso dos filmes de Gardel, Paramount decidiu a filmar dois filmes em 1935, que seriam seus últimos filmes. Gardel e Le Pera já tinha decidido que o seu tempo de trabalho com Gasnier estava exausto e eleito John Reinhardt , um jovem diretor de origem austríaca, que dirigiu vários filmes com atores latinos e que era muito mais receptivo a sugestões de Gardel e Le Pear 124 Duas características principais se destacam nos dois últimos filmes: o primeiro é a decisão de gravar a música de Gardel ao vivo, eliminando a dublagem tradicional em pós-produção.; a segunda é a decisão de direcionar o tom dos filmes para o público dos países de língua espanhola, afastando-se do tom de Buenos Aires e dos estereótipos europeu-americanos. 125

O dia em que eu quero para ser filmado em janeiro de 1935, com Reinhardt como diretor e libretista Le Pera antes da falha dos libretos que a Paramount comissionados autores argentinos e latino-americanos, visandomelhorar o nível. 124

Também melhorou a qualidade dos atores selecionados. Nos papéis principais que acompanham Gardel (Julho Argüelles) incluem a atriz espanhola Rosita Moreno (que interpreta Margaret e sua filha Marga), Tito Lusiardo (Rocamora), Fernando Adelantado (Carlos Arguelles) e Mario Peluffo (Saturnino). Ele também atua em uma cena curta, a pedido de Gardel, a criança Ástor Piazzolla .

No libreto, Gardel é o filho de um bilionário rejeitado por seu pai para se dedicar a cantar e ter sido emparelhado com um artista (Rosita Margarita Moreno), que declara seu amor com a música O dia em que você me ama . Reduzido à pobreza, Margarita fica gravemente doente e Gardel é forçado a roubar seu pai para sobreviver. Apesar disto Margarita morre em uma cena histórica na que Gardel canta Seus olhos fechados, que pelo grau de emotividade que chegou a sua interpretação, partiu para o estudo em silêncio durante vários minutos antes de explodir em aplausos. Gardel é deixado sozinho para cuidar de sua filha, Marga. A história começa anos depois, quando Gardel e sua filha se tornaram artistas de sucesso. Repetindo a história de sua mãe, Marga se apaixona por um jovem argentino, cujo pai milionário se opõe à relação ("Eu a vejo vulgar e livre demais"). Todos concordam com a viagem de volta a Buenos Aires, onde, em outra cena famosa, apoiada no parapeito do barco, Gardel canta tango Voltar("De volta com a testa seca, as neves do tempo banharam minha têmpora"). Finalmente, Gardel revela que ele é o herdeiro da empresa onde trabalha, o que leva o pai do jovem a mudar cinicamente de idéia e autorizar o casamento. Na última cena, Gardel, abraçando sua filha e seu futuro genro, à noite e olhando para o mar, canta a segunda parte do dia em que você me ama .  

Le Pera reclamou novamente dos cortes de pós-produção, mas o filme claramente ganhou qualidade em relação aos anteriores. O filme foi lançado alguns dias após a morte de Gardel. Em uma carta escrita a seu representante Defino quatro dias antes de sua morte, Gardel diz a ele:

As notícias que você enviou sobre ele O dia em que você me ama me trouxe muito prazer. Eu vi o filme aqui em Bogotá, em particular, e a Paramount é louca pelo filme. Com dizem que vão lançar em cinco teatros no mesmo tempo, em uma cidade onde existem apenas 15 cinemas! ... Para mim, o filme I virou-se para causar uma excelente impressão e ainda acho que é o meu melhor trabalho no cinema e matamos o ponto com as músicas. Estou feliz com a notícia de que será inaugurado em julho e espero que chegue com louros frescos a Buenos Aires.



O último tango de Gardel


«Para uma cabeça», de Gardel e Le Pera, gravação de Gardel de 1935, acompanhada pela orquestra Terig Tucci.
CARDÁPIO0:00
O tango "Por una cabeza", do filme Tango Bar , é um dos últimos tangos compostos por Gardel. Três meses após essa gravação, ele morreu no acidente de avião em Medellín .
Problemas ao jogar este arquivo?
Tango Bar , o último filme de Gardel, foi filmado em fevereiro de 1935. Rainhardt foi novamente o diretor e Le Pera, o libretista. A produção continuou a melhorar o nível de desempenho incorporando o excelente ator argentinoEnrique de Rosas, que se juntou a Rosita Moreno, Tito Luisardo, Fernando Adelantado e Manuel Peluffo. O enredo é uma polícia romântica, que gira em torno de um jogador de corridas de cavalos (Gardel), que coloca um bar de tango emBarcelonae um ladrão de jóias (Rosita Moreno), que é chantageado. Entre as músicas, a dupla Gardel-Le Pera compõe para o filme os sucessos de Por una cabeza e Arrabal amargo .

Após as filmagens e em meio ao sucesso com o qual sua arte e seu anjo foram reconhecidos, Gardel começou a preparar uma turnê de vários países latino-americanos.

Gardelmanía e a turnê latino-americana 
Os filmes americanos de Gardel acabaram consolidando um fenômeno de idolatria popular no público de língua espanhola, completamente incomum para a época.

Então veio Espérame , A casa é séria , Melodía de arrabal , Cuesta abajo e El tango en Broadway , que deu início à "Gardelmanía". Os homens pentearam os cabelos para o Gardel, usaram o chapéu inclinado para um lado como ele, e alguns até falaram de "vos" e "che". Todos queriam aprender a dançar tango.

Gardelmanía também produziu o estranho encontro entre Gardel e Ástor Piazzola , as duas referências mais importantes na história do tango, quando este tinha apenas doze anos de idade. O pai de Piazzolla era um imigrante argentino nos Estados Unidos, que trabalhava como cabeleireiro em Manhattan. Quando soube que Gardel havia se estabelecido em Nova York, Piazzolla Sr. gravou uma figura especialmente para Gardel e enviou-o ao filho para entregá-lo. A travessura da criança, que tratou Charlie Gardel e soube tocar o bandoneon, gerou a simpatia imediata de Gardel e estabeleceu uma amizade incomum entre os dois, na qual Ástor atuou muitas vezes como tradutor. Como resultado do mesmo Gardel convidou a criança Piazzolla para aparecer como uma canillita emO dia em que você me ama e depois foi mais adiante, convidando-o para fazer parte da delegação que o acompanharia em sua turnê latino-americana, mas seu pai achava que ele ainda era jovem demais para isso. Como se fosse um roteiro de filme, essa recusa do pai fez com que Astor não estivesse no acidente de avião e décadas depois se tornou o grande inovador do tango argentino. 128 129

Em 1978, Ástor Piazzolla escreveu a Gardel uma carta imaginária:

Querido Charlie:...

Eu nunca esquecerei a noite em que você ofereceu um churrasco ao terminar as filmagens de The Day You Love Me. Foi uma honra dos argentinos e uruguaios que moravam em Nova York. Lembro-me que Alberto Castellano deveria tocar piano e eu o bandoneón, claro que para acompanhá-lo cantando. Eu tive a sorte que o piano era tão ruim que eu tive que tocar sozinho e você cantou os temas do filme. Que noite, Charlie! Houve o meu batismo com tango. Primeiro tango da minha vida e acompanhando o Gardel! Eu nunca vou esquecer isso. Logo você foi com Lepera e seus guitarristas para Hollywood. Você se lembra de ter me enviado dois telegramas para que eu pudesse me juntar a você com meu bandoneon? Era a primavera de 35 e eu tinha 14 anos. Os velhos não me deram permissão e o sindicato também não. Charlie, eu me salvei! Em vez de tocar o bandoneon, ele tocava harpa.

..


À meia-noite de 28 de março de 1935, Gardel deixou Nova York no iate Coamo para iniciar sua turnê latino-americana em Porto Rico, Venezuela, Aruba, Curaçao, Colômbia, Panamá, Cuba e México. Ele estava acompanhado por Le Pera, seus guitarristas Barbieri, Aguilar e Riverol, o pugilista argentino José Corpas Moreno como seu secretário e o espanhol José Plaja, seu professor de inglês. Em Porto Rico, o porto-riquenho Alfonso Azzaf foi adicionado ao grupo, como massagista e responsável pela iluminação.

Gardel chegou a Porto Rico em 1 de abril às 5 da manhã. Mais de quarenta mil pessoas esperavam por ele no porto, surpreendendo uma delegação que havia começado a assumir a dimensão de idolatria popular que o cantor argentino desencadeara no público latino. Ele havia sido contratado por uma semana, mas a demanda popular era de tal magnitude que ele atrasou sua chegada à Venezuela para atuar por mais duas semanas. Cantou nos teatros da Paramount na capital, Yaguez de Mayagüez , Broadway em Ponce , bem como nas cidades de Yauco , Manatí , Rio Piedras , Cayey , Guayama , Cataño eArecibo . 121 131

Gardel conquistou os porto-riquenhos por sua simpatia e simplicidade. As casas automotivas, famintas por publicidade, estavam lutando para fornecer a Gardel um de seus carros, mas o cantor preferiu andar com "seu povo". Em várias ocasiões, para ver que muitas pessoas não puderam participar de suas apresentações, ele cantou na praça da cidade. Chegou mesmo a pedir a Rafael Ramos Cobián, o empresário que o trouxera para a ilha, baixar o preço das bilheterias "porque queria estar à disposição de todos", e isso, em detrimento de seu próprio bolso.


Em 25 de abril ele chegou na Venezuela , no barco a motor "Lara". Outra multidão esperava por eles nas docas de La Guaira e de lá de trem até a estação de Caño Amarillo, em Caracas . A pressão popular sobre o ídolo foi de tal magnitude que atrasou enormemente sua chegada. Milhares de mulheres, especialmente adolescentes, buscando a abraçá-lo e beliscar -lo e até mesmo o capô do carro em que ele estava foi vandalizada por pessoas para ver, desencadeando uma repressão policial em que Le Pera recebeu um sabre do rosto. Atualmente, naquele lugar, uma estátua de Gardel e dois violonistas, da artista Marisol Escobar , comemora a recepção do povo venezuelano ao cantor argentino. 132Ele permaneceu na Venezuela por doze dias, tocando nos teatros Principal e Rialto, bem como no Majestic Hotel e na Radio de Caracas. Ele também cantou em Valencia , na cidade petrolífera de Cabimas , onde o público destruiu o circo em que atuava exigindo mais músicas para cantar, antes de o presidente Juan Vicente Gomez em sua casa em Maracay e, finalmente, em Maracaibo .  
Em 23 de maio, Gardel chegou a Curaçao , onde se apresentou por cinco noites. Lá, doou ao grupo exilado venezuelano a soma de dez mil bolívares que o presidente Gomez lhe dera. 133

Em 28 de maio, ele chegou de navio a Aruba .   Em Aruba, o público levou-o para fora da caixa e carregou-o nas liteiras por toda a cidade. Nessa situação, Gardel conseguiu convencer as pessoas a levá-lo ao cais do porto, onde ele embarcou no avião que o levaria de volta a Curaçao. 

Em 2 de junho, Gardel chegou à Colômbia , desembarcando em Puerto Colombia , que na época era o terminal marítimo de Barranquilla . O jornal El Tiempo de Bogotá, anunciando a chegada do "Jilguero das Pampas", disse que "a chegada do cantor argentino saturou Barranquilla, que vive ao ritmo do tango". 137 Mais uma vez o carinho populares foi expressa em multidões o seguiam por toda parte, para abraçá-lo e beijá-lo, com cenas de delírio coletivo que obrigou mais uma vez para intervir forças policiais. Em Bogotá, mais de dez pessoas invadiram a pista no momento do desembarque.

De Bogotá, Barbieri escreveu para sua esposa dizendo-lhe o que estava acontecendo:

A recepção foi algo nunca visto; Milhares de pessoas viviam no aeródromo Carlos e na Argentina; não havia um alfinete no teatro, o Presidente da República comparecia; você não se imagina velho, o amor que há por Carlos e a admiração; não há artista que goste mais do que ele nos países latinos; é uma lenda que eu vou te contar ...

Em Medellín, um dos empresários tentou pedir desculpas pelo inconveniente da efusividade popular:

- Empreendedor: Como deve ser desagradável para um artista ter que suportar tudo isso. 
- Carlos Gardel: Não é assim. Sinto-me feliz e satisfeito com a homenagem do povo, porque é o meu povo que sofre e ri comigo e aplaude-me, as pessoas que formaram o meu pedestal, o meu prestígio e a minha glória. 139

Atuou nas cidades colombianas de Barranquilla, Cartagena , Medellín e Bogotá . No domingo, 23 de junho, ele cantou " La voz de la Victor" no rádio , diante de uma platéia imensa que encheu os estúdios e a Plaza Bolívar, onde a emissora colocou alto-falantes. Entre outras canções, ele cantou os tangos "Cuesta Abajo", "Insomnio", "El Carretero", "Não traia seu coração" para fechar com "Tomo y obligo". Foi sua última performance. 137 Antes de fechar, ele tinha dito adeus com estas palavras:

Antes de cantar minha última música, quero dizer que senti grandes emoções na Colômbia. Obrigado por tanta gentileza. Encontro nos sorrisos das crianças, nos olhares das mulheres e na bondade dos colombianos, um carinho apaixonado por mim. Deixo com a impressão de ficar dentro do coração do povo de Bogotá. Eu vou ver minha velha senhora em breve. Não sei se voltarei porque o homem propõe e Deus dispõe. Mas tal é o encanto desta terra que me recebeu e me demite como se fosse seu próprio filho, que não pode dizer adeus, mas para sempre.

Carlos Gardel140​
No dia seguinte, 24 de junho, Gardel e seus companheiros tiveram que continuar o tour em Cali . Eles pegaram um avião pilotado por Stanley Harvey, que foi primeiro a Medellín, para que o famoso aviador de vôo Ernesto Samper Mendoza , proprietário da empresa Saco , assumisse o vôo . Ao decolar do aeroporto de Medellín, o avião sofreu o acidente que custou a vida de Gardel e seus companheiros, com exceção de Aguilar y Plaja.

Acidente aéreo e morte 



Enterro de Gardel no cemitério de Chacarita , 1936.
A 24 de junho de 1935 Carlos Gardel, juntamente com Alfredo Le Pera , o guitarrista Guillermo Barbieri e seu secretário Corpas Moreno, morreu na colisão de duas aeronaves no momento da decolagem na pista do o aeroporto Olaya Herrera era então conhecido como Aeródromo "Las Playas" na cidade de Medellín ( Colômbia ). Alfonso Azzaf e o guitarrista Ángel Domingo Riverol também morreriam dias depois . No acidente também morreu o ás da aviação colombiana e dono da SACO, Ernesto Samper Mendoza, o operador de rádio Willis Foster, o empresário chileno Celedonio Palacios, o promotor Henry Swartz, além dos sete ocupantes do outro avião. No total, 17 mortos. Havia apenas três sobreviventes: o guitarrista José María Aguilar , José Plaja e Grant Flynt, oficial da SACO.

O acidente ocorreu quando o avião que transportava Gardel três - com motor Ford empresa SACO, desviou no taxiamento e decolagem bateu semelhante jato corporativo casa alemã SCADTA , esperando sua vez para decolar, pegando fogo tanto .

As causas do acidente nunca foram claramente estabelecidas. Ambas as empresas aeronáuticas mantiveram uma forte concorrência, atrás das quais estavam os interesses estratégico-militares dos Estados Unidos e da Alemanha. Assim que o acidente aconteceu, cada uma das empresas apressou-se a atribuir responsabilidade ao outro. O próprio presidente da Colômbia culpou duramente a empresa alemã. A justiça, por sua vez, decidiu que as causas do acidente se deviam às características da pista e a um forte vento do sudeste.  

Gardel foi enterrado primeiro em Medellín, mas depois Armando Defino, seu executor, conseguiu a repatriação do corpo. Para este propósito, o caixão contendo os restos mortais de Carlos Gardel teve que fazer uma longa jornada que incluiu viagens em burro, carroça, trem e navio. O corpo do falecido cantor atravessou as populações do interior da Colômbia, depois foi para o Panamá, você será assegurado no Estados Unidos, e, finalmente, veio a Argentina de navio para 1936. 142 Atualmente seus restos estão enterrados no Cemitério Chacarita de Buenos Aires.

Guillermo Barbieri acompanhando Gardel. Barbieri foi o guitarrista que acompanhou Gardel por mais tempo, morrendo como Riverol no acidente de avião onde El Zorzal Criollo morreu .



Gardel e Razzano primeiro e depois Gardel como solista, foram caracterizados pelo acompanhamento exclusivo de guitarras.   acompanhamento com guitarras era incomum no tango, porque embora a guitarra não foi totalmente excluído tango orquestração, o peso caiu sobre o bandoneon centralmente, e, secundariamente, no piano e violino, instrumentos que formavam a chamada "orquestra típica de tango". As guitarras de Gardel não vêm do mundo do tango, mas do mundo da música country e da payada, de onde veio a dupla. 146 O uso do acompanhamento de violão e a qualidade dos violonistas escolhidos levaram a freqüentes debates estéticos.143​

Inicialmente Gardel e Razzano foram acompanhados por guitarras emprestadas, mas como eles se consolidaram profissionalmente, eles recorreram à contratação de guitarristas especializados. O primeiro foi homofóbico contra ele, tornando-se integrado em 1935. Em março de 1930, Gardel contratou Ángel Domingo Riverol. José Ricardo , José Preto , um músico afro - argentino nascido no bairro de Balvanera , em Buenos Aires, que foi contratado em 1916 e permaneceu até maio de 1929. Em 1921, o duo contratado como um guitarrista argentino Guillermo Barbieri , que assumiu papel do segundo violão até a aposentadoria de Ricardo. Em 1928, Gardel contratou o uruguaio José María Aguilar , El Indio , que serviu até dezembro de 1930, quando foi demitido por Gardel para um comentário. , que o acompanharia dali em diante. Entre setembro de 1931 e novembro 1933 Julio Vivas se juntou ao grupo de guitarristas e durante o ano passado também se juntou Horacio Pettorossi , formando um quarteto com brilhante Barbieri, Riverol e Vivas. 145 144

guitarristas de Gardel foram realizadas músicos e Gardel gravou muitas canções compostas por eles, alguns se tornaram clássicos, como bem como a introdução de solos de guitarra para lucimiento, 145 gestos que foram altamente valorizados pelos próprios músicos e críticos, o significado artístico e econômico que tinha esse comportamento.


Barbieri, Riverol e Aguilar acompanharam Gardel no vôo que causou sua morte. Barbieri morreu no ato, Riverol morreu dois dias depois e Aguilar foi o único sobrevivente do acidente, sofrendo ferimentos muito graves.

Relações pessoais de Carlos Gardel


Gardel e seus amigos. Foto tirada em 5 de novembro de 1933, na festa de despedida e homenagem organizada por seu amigo Francisco Maschio , antes da turnê mundial que começaria dois dias depois. Gardel nunca voltaria a Buenos Aires. À sua esquerda está seu amigo Irineo Leguisamo e à sua direita o Alfredo Pelufo. A orquestra é a de Edgardo Donato . 147
A principal relação pessoal da vida de Gardel era sua mãe, o imigrante francês Marie Berthe Gardes ou Berta Gardés, de acordo com a versão Anglicized, que pela hipótese francesista era sua mãe biológica ea hipótese uruguayista , agiu como sua mãe adotiva. Gardel viveu toda a sua vida com a mãe, embora durante algum tempo, na adolescência, ele parece ter fugido de casa. Por outro lado, Gardel sempre expressou devoção por sua mãe, embora alguns aspectos ambivalentes da relação apontem para bordas complexas não plenamente reveladas. 148 Quando Gardel se tornou um artista bem pago, ele forneceu a Berta o dinheiro que ela precisava para visitar sua mãe todos os anos, 149Irmão e outros parentes franceses de Toulouse, que ele também visitou, embora notavelmente nunca viajaram juntos. 150 Berta estava em Toulouse na época da morte do filho. 151 Ao morrer Carlos, ele era Berta que herdou todos os bens de seu filho, incluindo a casa que ele comprou para ambos no bairro de Abasto.

Gardel era uma pessoa extrovertida e amigável 152 , que tendiam a estabelecer fortes relações de amizade, mas como muitas vezes acontece com pessoas de fama e fortuna, eles realmente foram nem sempre correspondido. Entre seus amigos mais importantes destaca-se a relação com José Razzano mantida de acordo com ele, de 1911 até sua morte, embora nos últimos anos ele enfraqueceu por razões econômicas. 153 39 Outros bons amigos foram Edmundo Guibourg , que sabia de caras, mas começou a se tornar amigos em 1915;   jockey Irineu Leguizamo , que iria dedicar Gardel tango " Leguisamo única», Composta por Modesto Papavero ; 155 Francisco Maschio . 156, zelador de cavalos de corrida com os quais Gardel compartilhava sua paixão por "burros", como ele disse em Lunfardo; e os atores Elías Alippi e César Ratti

Seu representante até 1932 foi seu amigo e companheiro José Razzano. Neste último ano eles se distanciaram e Gardel nomeou Armando Defino . Quando Gardel morreu, Defino e sua esposa Adela Blasco constituíram o apoio espiritual de Berta, mesmo morando juntos na Casa del Abasto. Berta, que morreu em 1943, deixou todos os seus bens para Defino, que por sua vez fez o mesmo com sua esposa quando ele morreu em 1958. Adela viveu até 1984 e morreu sem deixar herdeiros, legando todos os seus bens para Nuria Fortuny.  

Com relação a seus relacionamentos, Gardel era extremamente reservado com eles, não revelando publicamente qualquer relacionamento. 158 Reserva Gardel sobre sua vida privada tem levado a diversos e contraditórios boatos e estudos sobre a natureza de suas relações afetivas e sexuais.  
 Em sua correspondência privada não são extensos registros sobre Isabel del Valle, um 13 - ano que foi relacionado Gardel em 1920 e que se manteve uma ligação ambígua até 1933.  Por outro lado, há unanimidade no fato de que Gardel não teve filhos.

Gardel e o esportes 

Apostar em corridas de cavalo foi a grande paixão de Gardel e se refletiu com força em seu livro de músicas no que foi chamado de "tangos burreros", tomando a expressão lunfarda de "burros" para se referir ao território .165

Muitos de seus amigos pertencia a do mundo das corridas de cavalos, como o famoso yóquey Irineu Leguisamo , os irmãos Tortercio, o zelador Francisco Maschio e yóquey Alfredo Peluffo. 166 Gardel possuiu oito cavalos de corrida: Moony (seu favorito, montado por Leguisamo e cuidar de Maschio), La Pastora, songbook, Amargura, Theresa, Guitarrista, explodiu e Mocoroa, os dois últimos de propriedade compartilhada com Leguisamo e Mascchio . 

Entre os "tangos burreros" de Gardel 's songbook stand ' Por una cabeza ' de seu próprio com letra de Alfredo Le Pera em 1935, o único composto por ele nesta série temática e ' Leguisamo única ' de Modesto Papavero, em homenagem ao seu amigo e onde Gardel interpretar menciona seus amigos Francisco Maschio e El Pulpo Leguisamo , e seu cavalo Lunatic:  

-Gardel: Bem, o velho Francisco, diga ao Octopus que eu vou remover Lunatico para os quartos de inverno ... Ele já ganhou seus garbancitos e o bar, completamente grato. Senti o bar: 
-Ricardo e Barbieri: Muito bom! 
-Gardel: Salute!

"Leguisamo solo", gravação de 23 de setembro de 1927.
Outros tangos "burrero" do songbook de Gardel são "Palermo", de Enrique Pedro Delfino e Juan Villalba e Hermido Braga ; «O professor» (sou feroz), do seu ex-sócio Francisco Martino; « One and one », de Traverso e Pollero; «Paquetín, paquetón» de Carlos Dedico, Germán Ziclis e Salvador Merico; «Bajo Belgrano» de Francisco García Jiménez e Anselmo Aieta ; «Prepare-se para o domingo», pelo seu guitarrista Guillermo Barbieri e José Rial (h) . 156Guillermo Barbieri e Eugenio Cárdenas compuseram o tango "Lunático", que foi gravado por Gardel para a gravadora Records, e em 1935 foi lançado o filme de mesmo nome.  

Gardel também gostava de outros esportes, como o futebol - ele era um membro do Racing Club 168 e um de seus tangos de futebol é "Patadura" - e boxe . 169 Além do seu gosto por esses esportes, ele geralmente tocava pelota basca e bocha , fazia jogging e frequentava aulas de ginástica .  


Carlos Gardel Passage, no bairro de Abasto (Buenos Aires). É um setor da antiga rua Guardia Vieja, onde, em 1911, Carlos Gardel e José Razzano se encontraram pela primeira vez .
Em 1915, o tenor italiano Enrico Caruso chegou à Argentina para cantar no Teatro Colón e barco virar para o Brasil coincidência que Carlos Gardel, que era amigo de muitos dos professores da Stable Orchestra iria encontrar ocorreu. Alguns deles convenceram-no a conhecer o famoso italiano. Ele fez isso e uma vez Caruso o ouviu cantar um tango, um zamba e uma cueca, o italiano, disseram: " Se você tivesse estudado seriamente, seria o melhor barítono do mundo ". Com o tempo, de fato, Carlos Gardel escolheu como professor o prestigiado professor Alberto Castellanos, que mudou o recorde de tenor para barítono. Por essa razão, nos primeiros álbuns de Gardel, seu canto é percebido em um tom mais agudo; enquanto nos últimos escuta-se mais confortável no registro apropriado. 171

Sua voz evoluiu, ajustando sua dicção às mudanças nos sistemas de gravações acústicas. O maestro Eduardo Bonessi , que foi professor de canto de Gardel, disse por volta de 1963:

Era de uma qualidade extraordinária e um timbre maravilhoso para o tango. Ele tinha um brilhante registro de barítono e nunca se desligou. Quanto à sua posição, a sua duração atingiu "dois oitavos", o que levou a plena satisfação. É uma boa extensão para um cantor popular. Gardel tinha um ótimo temperamento - expressivo ao máximo - e era naturalmente dotado de um instrumento em sua garganta. Um instrumento que depois aperfeiçoou e soube conservar. Ele era um homem que conhecia sua coragem, que não desperdiçava sua voz como muitos supõem. Ele tinha uma laringe completamente saudável e essa era uma das razões pelas quais era fácil para ele ir do baixo para o triplo e vice-versa ... Ele era estudioso e responsável. Ele sabia que era único no gênero e cuidava de sua voz. Consciente de que a voz também é cuidada através do cuidado físico,