NOMES DO PAPAI NOEL PELO MUNDO
No mundo inteiro o Papai Noel tem muitas variações de nomes,
1° Papai Noel (Brasil)
2° Pai Natal (Portugal)
3° São Nicolau
4° El Viejito Pascualero (Chile)
5° Pai do Gelo
6° Dedo Mraz (Macedônia)
7° Babbo Natale (Itália)
8° Joulupukki (Finlândia)
9° Julemanden (Dinamarca)
10° Père Noël (França)
11° Jultomte (Suécia)
12° Santa kurosu (Japão)
13° Kerstman (Países Baixos)
... enquanto eles mudam de um país para outro as histórias e os modos que as crianças têm de viver noite esperada.
O que não muda é a figura do ventre velho, tez rosada, vestido de terno vermelho e longa barba branca que se tornou o personagem principal das festas de Natal.
Mas quem é esse homem a quem milhares de crianças ao redor do mundo escrevem uma carta contando como se comportaram e lhe pedindo um presente de Natal? Nós contamos a verdadeira história do Papai Noel.
A VERDADE HISTÓRIA DO PAPAI NOEL
Conta a história de que Nicolás de Bari nasceu no século IV em Patara, uma cidade no distrito da Lícia, onde hoje é a Turquia, dentro de uma família rica e abastada.
Desde sua infância, Nicolás se destacou por sua gentileza e generosidade para com os mais pobres, sempre cuidando do bem dos outros. Sendo ainda muito jovem, o menino perdeu seus pais, foi vítima de uma epidemia de peste e tornou-se herdeiro de uma grande fortuna. Aos 19 anos, Nicolás decidiu dar toda a sua riqueza aos necessitados e ir a Mira com o tio para se dedicar ao sacerdócio.
Lá ele foi nomeado bispo e se tornou padroeiro da Turquia, Grécia e Rússia. Ele também foi nomeado padroeiro dos marinheiros, porque, conta uma história que, enquanto alguns deles no meio de uma terrível tempestade no mar e olhar perdido começou a orar e pedir a Deus a ajuda do santo, e as águas baixaram.
São Nicolau morreu em 6 de dezembro do ano 345. Desde essa data é muito próximo ao Natal, foi decidido que este santo foi a figura perfeita para distribuir presentes e doces às crianças no dia de Natal. A partir do século VI, foram construídos templos em sua homenagem e em 1087 seus restos mortais foram levados para Bari, na Itália.
Mais tarde, no século XII, a tradição católica de St. Nicholas cresceu Europa, e por volta do século XVII imigrantes holandeses trouxeram o costume de América, onde eles geralmente deixam biscoitos ou bolos caseiros e um copo de leite para Papai Noel.
A propósito, como curiosidade, o nome Papai Noel foi criado seguindo o nome do santo em alemão, San Nikolaus.
A aparência de San Nicolás de Bari foi muito diferente da que lhe foi atribuída hoje: ele era magro e alto. E o fato de que eles representam sempre com um saco e tem uma reputação de entrega de presentes é que, uma vez, o santo soube que a filha de um de seus vizinhos ia se casar e seu pai não tinha dinheiro para o dote, ele decidiu dar-lhe uma sacola com moedas de ouro. Assim, o casamento poderia ser celebrado e, desde então, o costume de trocar presentes no Natal ganhou força.
O PAPAI NOEL QUE CONHECEMOS
Embora a lenda do Papai Noel é antigo e complexo, e avançar muito de São Nicolau, a imagem familiar de Papai Noel com trenó, renas e sacos de presente é uma invenção americana. Em 1823, o Inglês escritor Clement Moore escreveu o poema "A Visit from St. Nicholas', imaginando que o Santa riscado o céu em um trenó conduzido por pelo menos nove renas - Rudolph, Donner, Blitcher, Cometa, Cupido, Brilhante, Danzante, Centella e Zorro -, e não que ele distribuiu seus presentes a pé ou a cavalo, como havia sido aceito até então.
Os americanos também foram os que deram a sua aparência atual. Em 1931, uma marca bem conhecida de refrigerantes encomendou ao cartunista Thomas Nast para desenhar um Pai Natal humanizado, cuja imagem estava mais próxima do povo em sua campanha de Natal. É assim que o Papai Noel vestido de vermelho, com um cinto e botas pretas, permaneceu até hoje na imaginação popular.
Até hoje, a história conta que o Papai Noel mora no Pólo Norte acompanhado pela Sra. Noel e um grupo de duendes que estão encarregados de fazer brinquedos que as crianças ao redor do mundo querem. Quando chega a noite de 24 de dezembro, Papai Noel carrega todos os seus presentes em um saco e viaja pelo mundo deixando os presentes das crianças debaixo da árvore de Natal.
A HISTÓRIA DA ARVORE DE NATAL
0 Comentários