É impossível definir qual é o melhor filme da história do cinema, pois há muitos fatores envolvidos e a escolha nunca deixará de ser subjetiva. No entanto, existem certos filmes que são indiscutivelmente muito bons e não podemos esperar que todos os vejam. O Internet Movie Database é um banco de dados online que armazena todas as informações do mundo do cinema e da televisão que conhecemos. No site, os milhões de usuários que visitam cada mês têm a oportunidade de atribuir uma pontuação a todos os títulos disponíveis. De acordo com isso, a IMDb montou um ranking com os melhores filmes de todos os tempos, escolhidos de acordo com sua pontuação média. Se você ainda não viu alguns, pense em quantas pessoas os viram e recomendam. Certamente vale a pena!
1° O Poderoso Chefão - The God Father
The Godfather "O Poderoso Chefão" é um filme norte-americano de 1972, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.
The Godfather foi indicado a dez Óscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando). Também é considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significante" e selecionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute apontou-o como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses.
"The Godfather é um dos mais aclamados e considerado um dos mais importantes filmes da história do cinema."
2° O Mágico de Oz - The Wizard of Oz - 1939
The Wizard of Oz é um filme americano de 1939, produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. É baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum,[6] no qual a garota Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica de bruxas, de leões covardes, de espantalhos falantes e de muito mais. Estrelado por Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton.
Mesmo não sendo o primeiro filme produzido em Technicolor, O Mágico de Oz faz um uso notável da técnica; as sequências no Kansas têm um preto e branco com tons em marrom, enquanto as cenas em Oz recebem as cores do Technicolor.
Também é considerado "culturalmente, historicamente, visualmente e esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1989. Over the Rainbow foi apontada pelo American Film Institute como melhor canção de filme da historia no Lista das melhores canções de filmes estadunidenses.
3° Cidadão Kane - Citizen Kane - (1941)
Citizen Kane é um filme norte-americano de 1941, dirigido, escrito, produzido e estrelado por Orson Welles. É considerada uma das obras-primas da história do cinema, sendo particularmente elogiado por sua inovação na música, fotografia e estrutura narrativa. Foi lançado pela RKO Pictures.
Cidadão Kane, que foi o primeiro filme de Welles, ganhou um Oscar de melhor roteiro original por Herman J. Mankiewicz e pelo próprio Welles. Esse seria o único Oscar alcançado pelo Orson Welles ao longo de sua carreira, com a exceção do Oscar Honorário de 1970. Ele também esteve entre os candidatos para o Oscar em outras oito categorias: filme, diretor, ator, direção de arte, fotografia, trilha-sonora, som e montagem.
4° Um Sonho de Liberdade - The Shawshank Redemption - (1994)
The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade BRA ou Os Condenados de Shawshank POR) é um filme norte-americano de drama lançado em 1994, escrito e dirigido por Frank Darabont baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King. O longa é estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman, com Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown, Gil Bellows e James Whitmore em papéis coadjuvantes. Ele conta a história do banqueiro Andy Dufresne, que é sentenciado a prisão perpétua na Penitenciária Estadual de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, mesmo protestando inocência. Pelas duas décadas seguintes, Andy faz amizade com o colega detento e contrabandista Ellis Boyd "Red" Redding e torna-se uma peça importante no esquema de lavagem de dinheiro realizado pelo diretor Samuel Norton.
5° Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994)
Dirigido de uma forma altamente estilizada, Pulp Fiction narra três histórias diferentes, todavia entrelaçadas, sobre dois assassinos profissionais, o gângster que os chefia e sua esposa, um pugilista pago para perder uma luta e um casal assaltando um restaurante, em Los Angeles na década de 1990. Um tempo considerável do filme é destinado a conversas e monólogos que revelam as perspectivas de vida e o senso de humor das personagens.[3] O roteiro, assim como na maioria dos demais trabalhos de Quentin Tarantino, é apresentado fora da ordem cronológica.
6. Casablanca (1942)
Casablanca é um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison. As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas.
Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943. Casablanca teve uma grande estreia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações, a intensidade da direção, a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.
7. O Poderoso Chefão - The God Father II Parte II (1974)
The Godfather Part II (O Poderoso Chefão Parte II BRA ou O Padrinho: Parte II POR) é um filme estado-unidense de 1974 dirigido por Francis Ford Coppola.
É uma sequência do filme The Godfather, de 1972, ambos com roteiro baseado em romance de Mario Puzo. O filme é estrelado por Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton e Robert De Niro.
The Godfather Part II recebeu onze indicações ao Oscar, ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Coppola), Melhor Ator Coadjuvante (De Niro) e Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo), se tornando a primeira sequência a ganhar na categoria de Melhor Filme.
8° E.T. – O Extraterrestre (1982)
E.T. the Extra-Terrestrial (br/pt: E.T. - O Extraterrestre) é um filme estadunidense de 1982, dos gêneros ficção científica e drama, dirigido por Steven Spielberg.
É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, sendo o segundo filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares depois de Star Wars. Foi a maior bilheteria da história do cinema (sem correção da inflação) por onze anos até ser derrubado por Jurassic Park (outro filme de Spielberg) em 1993. Atualmente ocupa a 34º entre os mais bem sucedidos.
9° 2001 Uma Odisséia no Espaço (1968)
2001: A Space Odyssey é um filme de ficção científica de 1968 produzido e dirigido por Stanley Kubrick, coescrito por Kubrick e Arthur C. Clarke baseado parcialmente no conto "The Sentinel" do próprio Clarke. Um romance de mesmo nome, escrito concomitantemente com o roteiro, foi publicada logo após o lançamento do filme.
O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo.
10° A Lista de Schindler (1993)
A Lista de Schindler: "Schindler's List" é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. O filme foi dirigido por Steven Spielberg e escrito por Steven Zaillian, baseado no romance Schindler's Ark escrito por Thomas Keneally. É estrelado por Liam Neeson como Schindler, Ben Kingsley como o contador judeu de Schindler Itzhak Stern e Ralph Fiennes como o oficial da SS Amon Göth.
0 Comentários