Lee Shubert - O homem que levou a Carmen Miranda aos Estados Unidos

  Levi Schubart, mais conhecido como Lee Shubert, nasceu em 25 de março de 1871, foi um proprietário e operador de teatros nos Estados Unidos que nasceu na Lituânia, era o mais velho dos setes irmãos da família Shubert.
Nascido em uma família judaica, filho de Duvvid Schubart e Katrina Helwitz, em Vladislavov, no governo do Congresso de Suwalki na Polônia, uma parte do império Russo (no atual Kudirkos Naumiestis, na Lituânia).
Shubert tinha 11 anos, quando a família emigrou aos Estados Unidos e se instalaram em Syracuse, Nova York, onde já viviam várias famílias judaicas de sua cidade natal. O alcoolismo de seu pai manteve sua família em circunstâncias financeiras difíceis, e Lee Shubert teve que trabalhar vendendo jornais em uma esquina.
Com dinheiro emprestado, ele e seus irmãos mais novos Sam e Jacob finalmente criaram uma empresa comercial que os levou a se converter em operadores famosos em vários teatros no norte do estado de Nova York.


Os irmãos Shubert - Teatros de Nova York

Os irmãos Schubert decidiram se expandir ao enorme mercado na cidade de Nova York e, no final de março de 1900,  eles alugaram o Teatro Herald Square na esquina da Broadway e a Rua 35 em Manhattan. Deixando seu irmão mais novo Jacob em casa para administrar seus teatros já existentes.
Lee e Sam Schubert se mudaram a cidade de Nova York, onde criaram a base do que se converteria no maior império do século XX, incluíndo Winter Garden e Shubert Theatres.
O todo poderoso Theatrical Syndicate essencialmente excluía a competência. Dado que os Shubert não lhes permitiam utilizar os teatros controlados pelo Syndicate, montavam espetáculos em tendas de circo alugadas, com três vezes mais cliente que um teatro típico.
Em 1910, formaram a "Associação Nacional Independente de Proprietários de Teatro", o que provocou uma deserção de muitos teatros de todo o país que anteriormente haviam sido afiliados ao Sindicato. 


OS TEATROS DOS IRMÃOS SHUBERT

Shubert-Princess-Nickelodeon-Detroit

ShubertTheatreBochCenterBoston1910

ShubertBostonInterior

ShubertTheatreBoothNY

ShubertTheatreNewHavenCt


Em 1922, se anunciou que "Lee Shubert e Al Erlanger, que eram rivais durante vinte anos" haviam chegado a um entendimento prático.
Lee Shubert era um homem de negócios duro que foi criticado por estar orientado para o dinheiro e o poder com poucos interesses na cultura. Não obstante, reconheceu a necessidade de atrair alguns dos melhores atores dos teatros europeus de longa data como  (Gaby Deslys) para atuar nas novas casas da Brodway. Depois de uma produção desastrosa de Hamlet em 1901 no Teatro de um competidor, a mega estrela francesa Sarah Bernhardt jurou não voltar nunca aos Estados Unidos, até que Lee Shubert a convencer de atuar em sua compania em 1905.


LEE SHUBERT - O HOMEM QUE LEVOU CARMEN MIRANDA AOS ESTAOS UNIDOS

Carmen Miranda e Lee Shubert


Lee Shubert foi também responsável pelo primeiro sucesso de Carmen Miranda nos Estados Unidos. Em 1939, durante viagem ao Rio de Janeiro, o empresário assinou com ela um contrato de trabalho na revista musical The Streets of Paris.
Em 1939, o produtor da Broadway, Lee Shubert, ofereceu a Miranda um contrato de oito semanas para se apresentar em The Streets of Paris depois de vê-la no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro.
No ano seguinte, ela fez sua estréia no cinema estadunidense no filme Serenata Tropical, ao lado de Don Ameche e Betty Grable. Naquele ano, Miranda foi eleita a terceira personalidade mais popular nos Estados Unidos, e foi convidada para se apresentar junto com seu grupo, o Bando da Lua.
Lee Shubert morreu na cidade de Nova York, em 25 de dezembro de 1953 com 82 anos de idade e foi enterrado no cemitério de Salem Fields no Brooklyn.