bette-davis-biografia

 
Ruth Elizabeth, mais conhecida como Bette Davis, foi uma atriz americana de teatro, cinema e televisão. Ficou mais conhecida por sua facilidade de interpretar personagens antipáticos e foi amplamente apreciada por suas atuações em filmes melodramático, históricos e ocasionalmente de comédia, embora seus maiores sucessos alcançou com dramas românticos e é considerada uma dos maiores mitos do cinema.
Depois de aparecer em obras de teatro na Broadway, Bette Davis se mudou para Hollywood em 1930, onde seus primeiros filmes para a Universal Studios tiveram pouca aceitação. E nisso ela foi para a Warner Bros, em 1932 e fortaleceu sua carreira com várias interpretações aclamadas pela crítica.
Em 1937, tentou liberar-se de seu contrato e embora perdeu um procedimento legal muito divulgado, deu início ao período que teve mais sucesso de sua carreira. 
Até finais dos anos quarenta, foi uma das atrizes do cinema norte americanos mais importantes, reconhecida por seu desenvolvimento apaixonado e decidido.
Bette Davis foi qualificada como uma perficionista que podia hegar a ser muito combativa e frequentemente foram público seus enfrentamentos com os executivos dos estúdios, diretores de cinema e co protagonistas.
Sua maneira de ser frontal, seu estilo vocal entre cortado e seu cigarro contribuíram a forjar uma imagem pública que frequentemente foi imitada e satirizada.
Bette Davis foi co-fundadora da Cantina de Hollywood e foi a primeira mulher em ser presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Obteve o prêmio da Academia como melhor atriz em duas ocasiões e foi a primeira pessoa ao alcançar dez nomeações aos Oscar por suas atuações e em receber o prêmio na Trajetória do American Film Institute.
Sua carreira passou por vários períodos de queda e catástrofes pessoais.
Casada quatro vezes - se divorciou em três delas e ficou viúva uma vez, criou seus filhos praticamente como mãe solteira.
Seus últimos anos estiveram caracterizado por um longo período de mau saúde, mas continuou atuando até pouco antes de sua morte por câncer de mama, com mais de 100 filmes, ciclos televisivos e obras teatrais.
Em 1999, foi selecionada como a segundo melhor atriz de todos os tempos na lista do American Film Institute, somente precedida por Katherine Hepburn.
Na infância de Bette Davis, era conhecida desde sua infância como Betty, nasceu em 5 de abril de 1909 em Lowell, Massachusetts. 
Foi a primeira filha de Ruth Augusta e do advogado de patentes Harolw Morrell Davis. Teve uma única só irmã Barbara "Bobby" que nasceu em 25 de 1909. 
Sua família era protestante, com ascendência inglesa, francesa e galesa. 
Em 19015, os pais de Bette Davis se separaram e as irmãs Betty e Booby permaneceram no internato Crestalban em Lanesborough, próximo das montanhas Berkshires, até que em 1921, Ruth se mudou com suas filhas a Nova York, onde trabalhou como fotografa retratista. 
Betty Decidiu ser atriz com o apoio de sua mãe depois de ver Rodolpho Valentino no filme Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse de 1921, e a Mary Pickford em O Pequeno Lorde em 191, por outra parte, decidiu mudar seu apelido para Bette, pelo livro A prima Bette de Honoré de Balzac.
No início da décade de 1920, Bette Davis foi a Cushing Academy, um internato em Ashburnham, Massachusetts, onde conheceu seu futuro esposo, Harmon O. Nelson conhecido como "Ham".
Em 1926, foi na apresentação da obra O pato selvagem de Henrik Ibsen, com Blanche Yurka e Peg Entwistle.
Segundo lembrou Bette Davis anos depois, essa obra lhe inspirou em pleno compromisso com sua carreira: "Antes dessa atuação, queria ser atriz. Depois da mesma, tinha que ser uma atriz. Exatamente como Peg Entwistle".
Relizou uma audição para ser admitida no Manhattan Civic Reportory de Eva Lhe Galliene, mais foi rejeitada porque Le Galliene considerou que tinha uma atitude "pouco sincera e frívola".
No entanto, estudou dança com Martha Graham e foi aceita na escola de teatro de John Murray Anderson, onde foi companheira de Lucile Ball.
Também participou de uma audição para a companhia de tratro de George Cukor, e embora não impressionou ao diretor, obteve seu primeiro papel renumerado por uma estadia de uma semana com uma semana como umas crianças na obra Broadway.
Depois foi escolhida para representar a Hedwig, no personagem que Bette Davis tinha visto interpretar a Entwistle no Pato Selvagem.
Depois atuar na Filadélfia, Waschington e Boston, estreou na Broadway em 1929 com Broken Dishes e continuou com Solid South. Um buscador de talentos da Universal Studios viu sua atuação e a convidou a Hollywood para realizar uma prova de câmera.  

 

COMEÇO DE BETTE DAVIS EM HOLLYWOOD

 

bette-davis-biografia

Bette Davis e sua mãe viajaram de trem para Hollywood e desceram em 13 de dezembro de 1930. Mais tarde, lembrou que se surpreendeu do fato de que ninguém do estúdio tivesse ido buscar-la na estação; na realidade, um empregado da companhia havia ido, mas foi embora porque não viu ninguém que "parecesse uma atriz".
Bette Davis não aprovou sua primeira prova de câmera mas participa em muitas outras dando a explicação que ela não tinha experiência:
"Eu era a mais ianqui do leste, a virgem mais modesta que pisou na terra. Me colocaram em um sofá, e ensaiei com quinze homens. Todos eles tinha que deitar sobre mim e dando um beijo apaixonado.
Oh, pensei que ia morrer. Somente pensei que morreria.
Se dispus uma segunda prova para o filme A House Divided de 1931 onde, vestida com uma roupa mal ajustado, foi rejeitada pelo diretor, William Wyler, que comentou em voz alta para a equipe:
"Que pensam vocês de estas damas que acreditam que podem conseguir um trabalho mostrando seus peitos?".
Carl Laemmle, chefe do Universal Studios, considerou por fim ao emprego de Bette Davis mais o diretor de fotografia Karl Freund lhe disse que tinha uns "olhos encantadores" e seria adequada para o filme A irmã má de 1931m filme com o qual estreiou no mundo do cinema.
O nervosismo de Bette Davis se agravou quando escutou o chefe de produção, Carl Laemmle Jr, comentar a outro executivo que "tinha quase o mesmo atrativo sexual que Slim Summerville", uma das estrelas do filme. 
O filme não teve sucesso e seu seguinte papel em Semente de 1931 foi muito rápido para chamar a atenção.
A Universal Studios renovou seu contrato por três meses e Bette Davis apareceu em um pequeno papel em A Ponte de Waterloo de 1931 antes de ser cedida a Columbia Pictures para o Monstro e Capital para A Casa Infernal ambas feitas em 1932.
Depois de nove meses e seis filmes sem sucesso, Laemmle decidiu não renovar contrato, embora George Arliss a escolheu para o papel feminino principal de O Homem Deus de 1932.
Durante o resto de sua existência, Davis atribuiu a Airliss sua consolidação artística em Hollywood. The Saturday Evening Post escreveu que "não somente é bonita, mais também tem charme" e comparou com Constance Bennett e Olive Borden.
Pouco depois, a Warner Bros, assinou um contrato por sete anos.
Em 1932, se casou com Harmon "Ham" Nelso, que recebeu duas criticas por parte da imprensa: seus ganhos semanais de 100 dólares eram comparadas desfavoravelmente com os ingressos semanais de 1000 dólares de Bette Davis.
A atriz disse sobre o tema em uma entrevista dizendo que muitas mulheres de Hollywood ganhavam mais dinheiro que seus maridos mais a situação foi difícil para Nelson, que negou a permitir que sua esposa comprasse uma casa até que pudesse dar-se o luxo de pagar-la por si mesmo. Bette Davis teve vários abortos espontâneos durante seu casamento.

 

A CONSAGRAÇÃO DE BETTE DAVIS

bette-davis-consagração



Depois de mais de 20 papéis no cinema, o papel da cruel e desalinhada Mildred Rogers na produção da RKO Rádio Pictures, Escravos do Desejo de 1934, uma adaptação do cinema da novela de W. Somerset Maugham deu a Bette Davis sua primeira grande aclamação por parte da crítica. Muitas atrizes temiam interpretar personagens antipáticas e várias haviam rejeitado o papel, mas Bette Davis o viu como uma oportunidade para demonstrar a sua habilidade interpretativa.
Seu co-estrela, Leslie Howard, foi inicialmente depreciativo com Bette Davis mas a medida que avançou a filmagem sua atitude foi mudando e depois falou muito bem dela.
O diretor John Cromwell lhe deu uma relativa liberdade e comentou:
"Deixei que Bette Davis fosse sua própria guia. Confiei em seus instintos", Bette Davis insistiu em que fosse exposta de maneira realista na cena de sua morte, aclarando que "as últimas cenas de tuberculose, pobreza, e abandono não são bonitas e tentei oferecer uma imagem convincente".
 O filme foi um sucesso, e a caracterização de Davis foi aclamada pela crítica. A revista Life relatou que seu desempenho "foi provavelmente a melhor já registrada na tela por uma atriz americana". Davis achou que a recepção de sua caracterização encorajaria a Warner Bros. a lhe dar papéis maiores. No entanto, ela ficou desapontada quando Jack Warner se recusou a liberá-la para a Columbia Studios para aparecer em It Happened One Night (um filme dirigido por Frank Capra) e, em vez disso, foi forçada a participar do melodrama Housewife. Quando ela não foi indicada para o Oscar de Captive of Desire, o Hollywood Citizen News questionou o fato e a candidata Norma Shearer lançou uma campanha para que Davis fosse indicado. Isso levou o presidente da Academia, Howard Estabrook, a fazer um discurso dizendo que, dadas as circunstâncias, "qualquer eleitor... pode escrever sua escolha pessoal para os vencedores na cédula", o que por aquele momento na história permitiu que a Academia considerasse um oficialmente não nomeado candidato a um prêmio. Claudette Colbert ganhou o prêmio por It Happened One Night, mas o escândalo levou a uma mudança nos procedimentos de votação da Academia no ano seguinte. As nomeações foram decididas pelos membros da Academia de cada especialidade em vez de por um pequeno comitê e os resultados foram controlados de forma independente pela empresa de auditoria Price Waterhouse.
Em 1935, Davis apareceu como uma atriz perturbada em Dangerous, dirigida por Alfred Green, e recebeu ótimas críticas. E. Arnot Robertson escreveu no Picture Post: “Se Bette Davis tivesse vivido há duzentos ou trezentos anos, acho que provavelmente ela teria sido queimada como bruxa. Ela me dá a curiosa sensação de que está carregada de um poder que não consegue encontrar uma saída comum. ”2 O New York Times escreveu que ela estava“ se tornando uma de nossas atrizes de cinema mais interessantes ”. Davis ganhou o prêmio pelo filme. Academia de Melhor Atriz pelo papel, mas comentou que foi um reconhecimento tardio para Captive of Desire, chamando seu prêmio de "prêmio de consolação". Pelo resto de sua vida, ela afirmou que foi ela quem chamou a estatueta de "Oscar", quando disse que a parte de trás do prêmio era parecida com a de seu marido, cujo nome do meio era Oscar. 56 Sua afirmação foi questionada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A versão mais confiável é a de Margaret Herrick, a bibliotecária da Academia, que teria batizado a estatueta de Oscar após apreciar uma semelhança com seu tio de mesmo nome. Em seu próximo filme, The Petrified Forest (1936), Davis estrelou com Leslie Howard e Humphrey Bogart, que recebeu muitos elogios da crítica por seu papel de destaque.

 Convencido de que sua carreira estava sendo prejudicada por uma série de filmes medíocres, 2 Davis aceitou uma oferta em 1936 para aparecer em dois filmes de Londres.44 Ela fugiu para o Canadá para evitar ser intimada por meio de intimações, sabendo que estava quebrando seu contrato. Bros. Eventualmente, ele trouxe o caso aos tribunais do Reino Unido na esperança de se livrar do acordo. Davis mais tarde lembrou a declaração de abertura do advogado da Warner Bros. Representando Sir Patrick Hastings, 60, que instou o tribunal a "chegar à conclusão de que Davis é uma jovem astuta cujo único propósito é conseguir mais dinheiro. "60 O advogado zombou da descrição de Davis de" escravidão "do contrato, declarando44 Erroneamente que os pagamentos consistiam em 1.350 dólares por semana. Por sua vez, Hastings acrescentou: "Se alguém quiser me colocar em servidão perpétua com base em tal remuneração, prometo levar isso em consideração" .61 A imprensa britânica ofereceu pouco apoio a Davis, chamando-a de "bem paga" e "ingrata . "» .62 Davis explicou seu ponto de vista a um repórter dizendo: "Eu sabia que se continuasse a aparecer em filmes medíocres, nunca teria uma carreira pela qual valesse a pena lutar." a duração do seu contrato; ela poderia ser chamada a desempenhar qualquer papel dentro de suas capacidades, independentemente de suas crenças pessoais; pode ser necessário para apoiar um partido político contra suas crenças; ou sua imagem poderia ser exposta de qualquer maneira que o estúdio considerasse relevante.64 Jack Warner testemunhou e foi questionado: "Qualquer papel que você escolher para mim ... independentemente de ser nojento ou humilhante, você tem que interpretá-lo?" "Ao que Warner respondeu:" Sim, você deve interpretá-lo. "65 O caso foi resolvido por Branson J. no Supremo Tribunal Inglês contra Davis, que voltou a Hollywood66 endividado e sem renda para retomar sua carreira. A atriz americana Olivia de Havilland iniciou um processo semelhante contra a Warner em 1943 e venceu.


O SUCESSO DE BETTE DAVIS NA WARNER BROS

 

bette-davis-WARNER BROS

 Davis começou a trabalhar em The Marked Woman (1937), um drama negro inspirado no caso de Lucky Luciano, recriando uma prostituta. Por sua atuação, ela recebeu a Taça Volpi no Festival de Cinema de Veneza de 1937. Durante a produção de seu próximo filme, Jezebel (1938), Davis começou um relacionamento com o diretor William Wyler. Mais tarde, ela o descreveu como "o amor da minha vida" e disse que fazer o filme com ele foi "o momento mais feliz da minha vida". O filme foi um sucesso e a atuação de Davis como uma beleza mimada do sul lhe rendeu seu segundo Oscar, levando a especulações na imprensa de que ela poderia ser escalada para um personagem semelhante, Scarlett O'Hara em E o Vento Levou. Davis expressou seu desejo de interpretar Scarlett e enquanto David O. Selznick conduzia a busca pela atriz que faria o papel, uma votação no rádio a indicou como a favorita do público. Warner ofereceu seus serviços a Selznick como parte de um acordo que também incluía Errol Flynn e Olivia de Havilland, mas Selznick considerou Davis inadequado e rejeitou a oferta.
 Jezebel marcou o início da fase de maior sucesso de sua carreira72 e nos anos seguintes foi incluída na pesquisa anual de Quigley, compilada a partir dos votos de exibidores de filmes dos Estados Unidos, sobre as estrelas. Eles geraram mais receita em seus cinemas do que no ano anterior. Em contraste com o sucesso de Davis, seu marido Nelson Ham não conseguiu estabelecer uma carreira para si mesmo e seu relacionamento começou a vacilar. Em 1938, Nelson descobriu que Davis estava envolvido em um caso extraconjugal com o empresário bilionário Howard Hughes e pediu o divórcio. 74 A atriz teve altos e baixos emocionais durante as filmagens de seu próximo filme, Bitter Victory (1939), e considerou abandonar o projeto até que o produtor Hal B. Wallis a convenceu a canalizar sua angústia para a atuação.
O filme se tornou um dos de maior bilheteria do ano, e o papel de Judith Traherne lhe rendeu uma indicação ao Oscar.  Anos depois, Davis escolheu aquela atuação como sua favorita.
Naquele mesmo ano, ela apareceu em três outros sucessos de bilheteria, The Spinster With Miriam Hopkins, Juárez com Paul Muni e The Private Lives of Elizabeth and Essex com Errol Flynn. Este último não foi apenas seu primeiro filme colorido, mas também o único do gênero a ser rodado no auge de sua carreira. Para recriar os últimos anos de Elizabeth I, Davis teve que raspar a linha do cabelo e as sobrancelhas. Durante as filmagens, ela foi visitada no set pelo ator Charles Laughton, a quem ela comentou sobre como foi corajosa como uma mulher de 60 anos. Laughton respondeu: “Nunca tenha medo de ousar sair de si mesmo. É a única maneira de crescer em sua profissão. Você deve tentar coisas que estão além de você ou ficará preso em uma rotina sem fim. Recordando o episódio muitos anos depois, Davis disse que os conselhos a influenciaram ao longo de sua carreira. 
 Na época, Davis era a estrela mais lucrativa da Warner Bros., recebendo os papéis principais femininos mais importantes a tal ponto que começou a ser chamada de "o quinto irmão da Warner" .Sua imagem foi tratada com mais cuidado, e apesar que continuou a desempenhar papéis de personagem, muitas vezes foi filmada com close-ups que destacaram seus olhos marcantes. O céu e você (1940) foi o maior sucesso comercial da época, enquanto The Letter (1940) foi considerado "um dos melhores filmes do ano" pelo The Hollywood Reporter. Davis foi elogiada por seu papel como uma assassina adúltera, o mesmo papel que a atriz Katharine Cornell havia interpretado originalmente na Broadway. Durante este tempo, ela estava em um relacionamento com seu ex-colega de elenco George Brent, que a pediu em casamento. Davis recusou porque conheceu Arthur Farnsworth, um estalajadeiro da Nova Inglaterra, com quem se casou em Lake Montezuma, Arizona, em dezembro de 1940. Em janeiro de 1941, ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, 9 mas incomodou os membros do comitê com sua atitude insolente e propostas radicais. Diante de frequentes rejeições e resistências do comitê, ela renunciou e foi substituída por Walter Wanger, que programou as mudanças por ela sugeridas. Davis estrelou três filmes em 1941, incluindo The Big Lie. Ele sentiu cócegas pelo ator principal George Brent em muitas das cenas, permitindo que o público, acostumado com a força de caráter de seus personagens, testemunhasse raros fragmentos de Davis se contorcendo de tanto rir. Foi dirigida por William Wyler pela terceira vez em La she-wolf de Lillian Hellman (RKO, 1941), mas os dois se enfrentaram pela personagem Regina Giddens. Como esse papel havia sido originalmente desempenhado no palco por Tallulah Bankhead, Davis queria desenvolver sua atuação, mas Wyler expressou sua opinião para suavizar o personagem. A atriz se recusou a chegar a um acordo e, embora tenha recebido outra indicação ao Oscar, nunca mais trabalhou com Wyler.

 Após o ataque a Pearl Harbor, Davis passou os primeiros meses de 1942 vendendo títulos de guerra. Ela ficou furiosa com Jack Warner depois que ele criticou sua tendência de bajular as pessoas e sentiu que ela estava levando sua imagem longe demais. No entanto, a atriz continuou com seus próprios métodos e até visitou fábricas em Oklahoma, onde arengou a uma multidão para contribuir materialmente como parte dos esforços necessários para colaborar na guerra.90 Em apenas dois dias, ela levantou dois milhões de dólares em títulos e mais US $ 250.000 por uma foto sua em Jezebel. Ela também fazia parte de regimentos formados por pessoas de cor (Davis era o único membro branco) em um grupo de atuação formado por Hattie McDaniel, Lena Horne e Ethel Waters. Seguindo a sugestão de John Garfield de abrir um clube militar em Hollywood, Davis (com a ajuda de Warner, Cary Grant e Jule Styne) transformou uma antiga boate na Hollywood Cantina, inaugurada em 3 de outubro de 1942. As maiores estrelas de Hollywood ofereceram para realizar serviços de animação para os militares. Davis afirmou que todas as noites haveria algumas figuras "importantes" para os soldados que chegavam e apareceu como ela mesma no filme The Hollywood Canteen (1944), que usou o local como local de filmagem para uma história de ficção. Davis comentou mais tarde: “Existem poucas realizações em minha vida das quais estou verdadeiramente orgulhoso. O Hollywood Canteen é um deles. Em 1980, ela recebeu a Medalha do Serviço Civil do Exército, um dos maiores prêmios civis dados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por sua atuação na Cantina de Hollywood. ​
 Uma das cenas mais imitadas do drama romântico The Stranger Passenger (1942) é aquela em que Paul Henreid acende dois cigarros enquanto olha nos olhos de Davis e passa um para ele. Os críticos de cinema elogiaram seu desempenho, e o National Board of Review comentou que isso deu ao filme "uma dignidade que não foi totalmente garantida pelo roteiro". No filme, Claude Rains atuou como seu co-star. Davis o acompanhou em mais três filmes e confessou em suas memórias que ele era seu parceiro favorito. The Strange Passenger está classificado em 23º lugar entre os melhores filmes românticos de todos os tempos, de acordo com a lista do American Film Institute. Durante o início da década de 1940, muitas das escolhas de filmes de Davis foram influenciadas por temas de guerra, como Watch on the Rhine de Lillian Hellman (1943) e Adorable Stars (1943), um alegre desfile musical em que cada uma das maiores estrelas doou seus honorários aos Hollywood Cantina.

 Lá, Davis cantou uma nova canção, "They Is Either Too Young or Too Old", que se tornou um sucesso após o lançamento do filme. Em Old Friendship (1943), ele voltou a trabalhar com Miriam Hopkins. A história fala dos conflitos que surgem entre os dois quando um deles se torna um romancista de sucesso. Davis sentiu que Hopkins tentou ofuscá-la durante todo o filme, e o diretor Vincent Sherman lembrou a intensa competição e animosidade entre as duas atrizes. Davis costumava brincar que não se continha em uma cena em que tinha que sacudir Hopkins em um acesso de raiva. 

 Em agosto de 1943, o marido de Davis, Arthur Farnsworth, desmaiou inesperadamente enquanto caminhava por uma rua de Hollywood e morreu dois dias depois. Uma autópsia revelou que seu desmaio foi causado por uma fratura no crânio que ele havia sofrido duas semanas antes. Davis testemunhou em uma investigação que não sabia o que poderia ter causado seu ferimento e concluiu que foi uma morte acidental. Abatida pelo fato, ela ficou de luto por uma semana, mas depois insistiu em voltar para atirar em Skeffington (1944). No entanto, desde o primeiro dia de filmagem, ele teve sérios confrontos com o diretor Vincent Sherman. Davis explicou mais tarde que seu comportamento era errático e incomum devido à sua catástrofe pessoal com a seguinte observação: "Quando eu estava mais infeliz, ataquei em vez de lamentar." Alguns críticos o analisaram, incluindo James Agee, que escreveu que "demonstra os horrores do egocentrismo em uma escala de maratona" .105 Apesar das críticas mistas, recebeu outra indicação ao Oscar. Contratempo profissional Em 1945, Davis casou-se com o artista William Grant Sherry, que ocasionalmente trabalhava como massagista. Ela ficou atraída por ele quando soube que Sherry nunca tinha ouvido falar dela e, portanto, não se intimidou. Naquele mesmo ano, recusou o papel principal em Alma en torlicio (1945), pelo qual Joan Crawford ganhou um Oscar, e em vez disso estrelou Wheat is Green (1945), baseado em uma peça de Emlyn Williams. Davis interpretou Miss Moffat, uma professora de inglês que salvou um jovem mineiro galês (John Dall) de viver confinado nas minas de carvão, oferecendo-lhe uma educação. A peça havia sido estreada no palco por Ethel Barrymore, mas a Warner Bros. sentiu que a versão cinematográfica deveria ter uma jovem mulher no personagem feminino principal e escolheu Davis. No entanto, a atriz discordou e insistiu em interpretar o papel como foi escrito e usar uma peruca cinza e acolchoamento sob a roupa para criar um visual desalinhado. O filme foi bem recebido pela crítica e lucrou US $ 2,2 milhões. O crítico E. Arnot Robinson observou que “só Bette Davis poderia ter lutado com sucesso contra a evidente intenção dos adaptadores da obra, interessados ​​em fazer do sexo frustrado o principal motivo de interesse da personagem principal com o jovem mineiro”. Ele concluiu que "a interpretação sutil que Davis insistiu em dar" mantém o foco "na alegria que a professora sentiu ao transferir seu conhecimento". Seu próximo filme, A Stolen Life (1946), foi o primeiro e único Davis feito com sua própria produtora, BD Productions. Nele ela desempenhou dois papéis: as gêmeas Kate e Patricia Bosworth. Apesar das críticas negativas e de Bosley Crowther descrevê-lo como "uma peça assustadoramente vazia", ​​o filme arrecadou US $ 2,5 milhões e foi um de seus maiores sucessos de bilheteria. O primeiro filme em que interveio que fracassou economicamente neste período.
O próximo projeto de Davis foi Possessed (1947), que correspondeu às suas afirmações, mas ela engravidou e tirou licença maternidade, então foi substituída por Joan Crawford, que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Em 1947, aos 39 anos, Davis deu à luz uma menina, Barbara Davis Sherry (conhecida como BD). Mais tarde, ela escreveu em suas memórias que se sentiu sugada para a maternidade e considerou encerrar sua carreira, mas seu casamento começou a se deteriorar e ela continuou a fazer filmes. Sua popularidade, entretanto, estava em constante declínio. 

Um dos papéis que lhe foi oferecido para voltar à atividade foi o de Rose Sayer em The African Queen (filmado em 1951), mas ela recusou ao saber que o filme seria rodado na África. Eles contrataram Katharine Hepburn, 123, que foi indicada ao Oscar por seu trabalho. Ela recebeu uma proposta para contracenar com Joan Crawford em uma versão cinematográfica do drama de Virginia Kellogg Women Without Men, mas Davis deixou claro que ela não iria aparecer em qualquer "filme sobre tortilhas". 124 O filme, com Eleanor Parker e Agnes Moorehead nos papéis principais, foi lançado como No Remission em 1950.
Davis pressionou Jack Warner a fazer dois filmes, um sobre o romance Ethan Frome e outro sobre a biografia de Mary Todd Lincoln, mas ambas as propostas foram vetadas.
Em 1948, Davis foi escalado para o melodrama Winter Reunion, com o jovem Jim Davis. Embora inicialmente entusiasmada, 127 ela logo descobriu que a Warner havia fornecido uma iluminação "mais suave" para disfarçar sua idade. Ele se lembra de ter visto "a mesma técnica de iluminação nos sets de Ruth Chatterton e Kay Francis, e ele sabia o que isso significava". 128 Ele começou a se arrepender de ter assumido o papel e, para aumentar sua decepção, não confiava nas habilidades dela parceiro Jim Davis.129 Ela também discordou das modificações feitas no roteiro devido às restrições da censura e descobriu que muitos dos aspectos de seu papel que a atraíram inicialmente foram removidos.129 O filme foi descrito por Bosley Crowther como "sem fim ', observando que' de todos os dilemas miseráveis ​​em que a Srta. Davis interveio ... este é provavelmente o pior '.130 O filme falhou miseravelmente e o estúdio perdeu quase $ 1 milhão. 
Enquanto filmava o papel-título de A Noiva de June (1948), Davis entrou em confronto com seu co-estrela Robert Montgomery e o descreveu como "uma Miriam Hopkins masculina ... um excelente ator, mas viciado em cenas de roubo."O filme Foi uma das poucas comédias que fez em sua carreira e lhe rendeu algumas críticas positivas, mas não foi particularmente popular com o público e rendeu apenas um pequeno lucro.133 Apesar do sucesso limitado de seus trabalhos posteriores, em 1949 ele negociou um contrato de quatro filmes com a Warner Bros., que lhe pagou US $ 10.285 por semana e a tornou a mulher mais bem paga da América.

Em 1947, o Tesouro dos EUA a considerou a mulher mais bem paga do país .
Davis odiou o roteiro de Beyond the Woods (1949) e pediu a Warner para remontar o papel, mas Warner se recusou a permitir a aprovação das alterações sugeridas e começou a filmar de qualquer maneira.  Depois que o filme foi concluído, Warner dispensou Davis de seu contrato a seu pedido  e os comentários que surgiram foram contundentes. Dorothy Manners, do The Angeles Examiner, chamou o filme de "um fim infeliz para sua brilhante carreira", 138 enquanto Hedda Hopper escreveu: "Se Bette pretendia destruir sua carreira deliberadamente, não poderia encontrar um método mais apropriado do que este." No filme, a atriz proferiu a frase “Que besteira!”, intimamente relacionada a Davis depois que uma referência foi feita em Who's Afraid of Virginia Woolf? por Edward Albee. Na verdade, os imitadores começaram a dizê-lo em seus atos e, anos depois, Davis começou a usá-lo como uma frase de abertura em muitas de suas apresentações ao público.
Em 1949, Davis e Sherry se separaram e os colunistas de Hollywood anteciparam que suas carreiras haviam chegado ao fim. Na época em que filmou The Story of a Divorce (lançado pela RKO Radio Pictures em 1951 como The Selfish One), ele não havia recebido nenhuma outra oferta de emprego.
Pouco antes de as filmagens serem concluídas, o produtor Darryl F. Zanuck ofereceu o papel de um a envelhecida atriz de teatro, Margo Channing, em Naked Eve (1950) .140 Claudette Colbert, a atriz originalmente escolhida, machucou gravemente as costas e não pôde continuar.
Depois de ler o libreto, Davis o descreveu como o melhor que já havia lido e aceitou o papel.143 Em poucos dias, ele se juntou ao elenco e começou a filmar em San Francisco.141 Durante a produção, ele estabeleceu uma grande amizade com sua co-estrela. elenco, Anne Baxter, e um relacionamento romântico com seu protagonista, Gary Merrill, com quem se casou em suas quartas núpcias.144 Joseph L. Mankiewicz, que dirigiu a produção, comentou que era "perfeito" e era "o sonho do diretor: a atriz disposta" .
Os críticos responderam positivamente à caracterização de Davis, e várias de suas frases tornaram-se amplamente conhecidas, notavelmente: "Apertem os cintos, vai ser uma noite agitada." 146 147 Ela foi indicada ao Oscar novamente e críticos como Gene Ringgold descreveram seu retrato como "a maior performance de todos os tempos." 148 Pauline Kael escreveu que muito da visão de Mankiewicz do teatro era "absurda", mas elogiou Davis, escrevendo que "[o filme] é salvo por uma performance verdadeiramente real: Bette Davis é instintiva e segura . A atriz vaidosa e assustada, uma mulher que vai longe demais em suas reações e emoções, traz tudo à vida. ”149 Davis ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes e no Círculo de Críticos de Cinema de Nova York. 146 Ela também recebeu o prêmio de Melhor Atriz do Círculo de Críticos de Cinema de São Francisco (que a nomeou a Pior Atriz de 1949 por Além da Floresta). 150 151 Durante esse tempo, ela foi convidada a deixar rastros nas mãos do lado de fora do Teatro Chinês de Grauman. 

Em 3 de julho de 1950, seu divórcio de William Sherry foi finalizado e, no dia 28 de julho seguinte, ela se casou com Gary Merrill.153 Com o consentimento de Sherry, Merrill adotou a filha de Davis, BD, 154 e no mesmo ano o casamento adotou uma garota chamada Margot.153 A família viajou para a Inglaterra, onde o casal estrelou um filme de mistério e assassinato, Poison for Your Lips (1951) .153 Quando o filme recebeu críticas tímidas e falhou em Na bilheteria, 155 colunistas de Hollywood escreveram que o retorno de Davis tinha sido frustrado; sua indicação ao Oscar por The Star (1952) não conseguiu impedir seu declínio.
Davis e Merrill adotaram um menino chamado Michael em 1952.153 Mais tarde, Davis apareceu em uma revista da Broadway dirigida por Jules Dassin, Two's Company, mas admitiu se sentir desconfortável trabalhando fora de sua área de especialização, pois nunca havia feito uma apresentação musical e sua última experiência teatral datada de vinte anos.156 Ela também estava gravemente doente e foi submetida a uma cirurgia para osteomielite da mandíbula.157 Sua filha Margot foi diagnosticada com danos cerebrais graves devido a um ferimento sofrido logo após seu nascimento e foi internada em uma instituição especializada.158 Davis e Merrill começaram a ter discussões frequentes; sua filha BD mais tarde relembrou os episódios de alcoolismo e violência doméstica.
 

bette-davis

 

Poucos filmes de Davis na década de 1950 foram bem-sucedidos e muitas de suas atuações foram desaprovadas pela crítica. O Hollywood Reporter escreveu sobre peculiaridades "que você esperaria encontrar em uma imitação de [Davis] em uma boate" , enquanto o crítico de Londres Richard Winninger escreveu: "Srta. Davis, para não dizer mais do que a maioria das estrelas Quanto aos filmes que ele faz , ele parece ter caído no egoísmo. O critério para sua escolha de filmes parece ser que nada deve competir com a exibição plena de todas as facetas de sua arte. Apenas filmes ruins são bons o suficiente para ela. ” Seus filmes desse período incluem The Virgin Queen (1955), Storm Center (1956) e The Wedding Banquet (1956). Com o declínio de sua carreira, seu casamento continuou a se deteriorar até que Davis pediu o divórcio em 1960, um ano antes da morte de sua mãe. Naquela época, ele apareceu na televisão em três episódios de Caravana, uma popular produção de televisão. NBC com personagens diferentes em cada uma das transmissões em 1959 e 1961.

 

A VOLTA DE BETTE DAVIS A FAMA

 

 Em 1961, Davis estrelou a produção da Broadway de A Noite do Iguana, cujas críticas eram em sua maioria medíocres, e ele deixou a peça após quatro meses devido a uma "doença crônica". 165 Mais tarde, ele estrelou ao lado de Glenn Ford e Ann-Margret em Frank Filme de Capra, A Gangster for a Miracle (1961, uma adaptação do filme de Capra, Lady for a Day, de 1933), 166 baseado em uma história de Damon Runyon. Ele concordou em trabalhar no filme de terror de Grand Guignol, What Happened to Baby Jane? (1962) e, de acordo com a Variety, "os resultados favoreceram Davis (e ela recebe o crédito)". 167 O filme se tornou um dos maiores sucessos do ano.
Davis e Joan Crawford interpretaram duas irmãs atrizes idosas, forçadas pelas circunstâncias a compartilhar uma mansão decadente de Hollywood.169 O diretor, Robert Aldrich, explicou que Davis e Crawford estavam cientes da importância do filme para suas vidas. Carreiras e comentou: "É é apropriado dizer que eles realmente se odiavam, mas se comportavam perfeitamente. "5 Depois que o filme foi finalizado, as declarações públicas entre si geraram uma tensão que mais tarde os levou a uma inimizade pelo resto da vida. Quando Davis foi indicado ao Oscar, Crawford contatou as outras atrizes indicadas na mesma categoria que não puderam comparecer à cerimônia e se ofereceu para aceitar o prêmio de qualquer uma delas caso ganhassem.170 Sobre Crawford, Davis disse: "Ele dormiu com todas as estrelas do Metro, exceto a cadela Lassie "e, paralelamente," ele não a urinaria mesmo que ela estivesse em chamas ".171 Sobre a morte de Crawford em 1977, disse:“ Nunca se deve dizer mal coisas sobre os mortos, apenas coisas boas devem ser ditas: Joan Crawford está morta, ótimo! ”171 Davis recebeu sua única indicação ao BAFTA por sua atuação em What Was by Baby Jane? .10 Sua filha BD desempenhou um pequeno papel no filme, e quando os dois visitaram o Festival de Cinema de Cannes para promovê-lo, BD conheceu Jeremy Hyman, executivo da Seven Productions Arts. Após um curto namoro, ela se casou aos 16 anos com a permissão de Davis.   

No início de 1963, enquanto Raymond Burr se recuperava de uma cirurgia, a atriz foi a atriz convidada no primeiro dos quatro episódios de Perry Mason, com Burr fazendo apenas participações especiais. Ela interpretou uma advogada viúva recentemente defendendo Cal Leonard, acusado de assassinar seu primo em O caso de Constant Doyle. 
Em setembro de 1962, Davis colocou um anúncio na revista Variety que dizia: “Mãe de três filhos. Divorciada. Norte-americano. 30 anos de experiência como atriz de cinema. Ainda capaz de se mover; mais gentil do que a fofoca diz. Ela se oferece para trabalhar em Hollywood (ela já esteve na Broadway). ”174 Mais tarde, Davis disse que publicou como uma piada.175 His Own Victim (1964) foi um drama em que ele interpretou irmãs gêmeas e fez A onde estava amar (1964) foi baseado em um romance de Harold Robbins. Lá, ela interpretou a mãe de Susan Hayward, mas as filmagens foram dificultadas por tensas discussões entre as duas.176 Lullaby for a Corpse (1964) foi uma sequência de What Happened to Baby Jane? De Robert Aldrich, que planejava reunir Davis e Crawford, mas o último supostamente retirou-se devido a doença logo após o início das filmagens e foi substituído por Olivia de Havilland.177 O filme foi um grande sucesso e renovou a popularidade de seu elenco também. composto por Joseph Cotten, Mary Astor e Agnes Moorehead.177 No ano seguinte , Davis foi escalado para o papel principal de uma sitcom de Aaron Spelling, The Decorator.178 Embora um episódio piloto tenha sido filmado, ele nunca foi ao ar e o projeto foi encerrado.179 180 No final da década, ele apareceu nos filmes britânicos no Mercy of Hate (1965), The Anniversary (1968) e Connecting Rooms (1970), mas sua carreira estagnou novamente . 

 No início dos anos 1970, Davis foi convidado a viajar a Nova York para a encenação de Great Ladies of the American Cinema. Por cinco noites consecutivas, diferentes estrelas femininas debateram sua carreira e responderam a perguntas do público: Myrna Loy, Rosalind Russell, Lana Turner, Sylvia Sidney e Joan Crawford foram as outras participantes. Davis foi bem recebido e foi convidado para uma turnê na Austrália com Bette Davis em pessoa e no cinema, semelhante ao anterior, e seu sucesso permitiu que ela trouxesse a produção para o Reino Unido.   

Em 1972, ela interpretou o papel-título em dois filmes para a televisão, cada um destinado a ser piloto de uma série da NBC: Madame Sin, com Robert Wagner, e The Judge and Jake Wyler, com Joan Van Ark. Embora tenham sido lançados, a rede de televisão decidiu não produzir a série em ambos os casos.183 Ela apareceu na produção teatral de Miss Moffat, uma adaptação musical do filme Wheat is Green, mas depois que foi criticado pela crítica da Filadélfia, Davis alegou uma lesão nas costas e deixou o show, que terminou imediatamente.184 185 Ela desempenhou papéis coadjuvantes em Diabolical Nightmare (1976) e Aimee's Disappearance (1976), em que enfrentou Karen Black e Faye Dunaway, as estrelas das duas respectivas produções , depois de sentir que não recebeu o devido respeito e que seu comportamento nos sets de filmagem não era profissional.
Em 1977, Davis se tornou a primeira mulher a receber o prêmio pelo conjunto de sua obra do American Film Institute.187 O evento televisionado incluiu comentários de vários de seus colegas, como William Wyler, Jane Fonda, Henry Fonda, Natalie Wood e Olivia de Havilland , que comentou que Davis "conseguiu os papéis que eu sempre quis". 188 Após a transmissão, ele recebeu várias ofertas de emprego e concordou em interpretar os papéis na minissérie de televisão The Dark Secret of Home Harvest (1978) e no filme Death on the Nile (1978), baseado na peça de mistério e assassinato de Agatha Christie.189 A maior parte de seu trabalho restante foi para a televisão. Davis ganhou um prêmio Emmy por Strangers: Mother and Daughter (1979) com Gena Rowlands e foi indicada por suas atuações em White Mama (1980) e Little Glory (1982) .10 Ela também desempenhou papéis coadjuvantes em dois filmes da Disney, Los Little Aliens (1978) e The Eyes of the Forest (1980). 

O nome de Davis ficou na moda entre o público mais jovem quando a canção de Jackie DeShannon, "Bette Davis Eyes", se tornou um sucesso mundial graças a uma versão interpretada por Kim Carnes e foi um dos discos musicais mais vendidos do álbum. 1981 nos EUA, onde permaneceu no topo das paradas musicais por mais de dois meses.190 A neta de Davis ficou impressionada que sua avó fosse o assunto de uma canção tão popular, enquanto a atriz a aceitou como um elogio e escreveu para Carnes e seus compositores .11 Por outro lado, ela aceitou os registros de ouro e platina de Carnes como um presente e os pendurou em sua parede. 191 192 Davis continuou a se apresentar para a televisão e apareceu em Family Reunion (1981) com seu neto Ashley J. Hyman, A Piano para Mrs. Cimino (1982) e Right to Choose com James Stewart. Em 1983, ela recebeu o prêmio "Women in Film Crystal".

 
Últimos años (1983-1989)

 

 Em 1983, após filmar um episódio piloto para a série Hotel, Davis foi diagnosticado com câncer de mama e foi submetido a uma mastectomia.12 194 Duas semanas após a cirurgia, ela sofreu quatro acidentes vasculares cerebrais que causaram paralisia no lado esquerdo do rosto e no braço esquerdo esquerdo ela ficou muda.194 195 Ela começou um longo período de fisioterapia e com a ajuda de sua assistente pessoal, Kathryn Sermak, conseguiu se recuperar parcialmente da paralisia. 
Durante esse tempo, seu relacionamento com sua filha, B.D. Hyman piorou quando este se tornou um cristão renascido e tentou persuadir Davis a seguir seu exemplo.197 Com sua saúde estável, ela viajou para a Inglaterra para filmar Murder with Mirrors (1985), 197 baseado na peça de mistério de Agatha Christie . Ao retornar, ela soube que sua filha publicou um livro de memórias, My Mother's Guardian, no qual ela discutia a difícil relação mãe-filha, comportamento agressivo e episódios de alcoolismo de sua mãe.197 Vários amigos de Davis comentaram que as descrições de Hyman dos eventos não eram precisos; um deles disse que "a maior parte do livro está fora de contexto" .197 Mike Wallace retransmitiu uma entrevista de 60 minutos que gravou com Hyman alguns anos antes, na qual a elogiou por suas habilidades parentais e disse que ela havia adotado várias dos princípios de Davis ao criar seus próprios filhos.198 Os críticos de Hyman observaram que Davis havia sustentado financeiramente a família de sua filha por muitos anos e recentemente os salvou de perder sua casa.199 Apesar da dureza dos primeiros anos do divórcio, Gary Merrill também defendeu Davis ; entrevistado pela CNN, Merrill disse que Hyman foi motivado por "crueldade e ganância". 200 O filho adotivo de Davis, Michael Merrill, encerrou todo contato com Hyman e se recusou a falar com ela novamente, assim como Davis, que a deserdou. 
Em seu segundo livro de memórias, This 'N That (1987), Davis escreveu: “Ainda estou me recuperando do fato de que uma filha minha escreve sobre mim pelas minhas costas, não direi nada sobre que tipo de livro é . Nunca vou me recuperar totalmente do livro BD como fiz com o derrame. Ambas foram experiências devastadoras. ”202 Suas memórias concluíram com uma carta para sua filha, na qual ele se dirigiu a ela várias vezes como“ Hyman ”e descreveu suas ações como“ uma notória falta de lealdade e apreço pela vida privilegiada que eu crio que eu deu a você. Para concluir com uma referência ao título do livro de Hyman, ele disse: “Se você quer dizer dinheiro, se não me falha a memória, tenho sido seu guardião todos esses anos. Ainda sou, pois meu nome fez do seu livro um sucesso»
Davis apareceu no filme para televisão As Summers Die (1986) e em The Whales of August (1987), de Lindsay Anderson, nos quais ela interpretou a irmã cega de Lillian Gish.204 O filme recebeu ótimas críticas, uma das quais dizia: "Bette rasteja através do a tela como uma velha vespa ranzinza em uma vidraça, rosnando, cambaleando, tremendo ... Uma sinfonia de sinfonia fracassada. "205 Sua última apresentação foi o papel-título em My Mother's Witch, de Larry Cohen (1989). A essa altura, sua saúde estava piorando e, após alguns desentendimentos com Cohen, ela desistiu do projeto.206 O roteiro foi reescrito para dar mais ênfase ao personagem de Barbara Carrera, e a versão reformulada foi lançada após a morte de Davis. 
Depois de deixar My Mother's Witch e sem outras ofertas de filmes (apesar do fato de que ela estava disposta a trabalhar em The Turn Of The Century de Craig Calman e colaborou com ele na adaptação da peça para um roteiro de longa-metragem), 209 Davis apareceu em vários talk shows e foi relatado por Johnny Carson, Joan Rivers, Larry King e David Letterman, com quem ela falou sobre sua carreira e se recusou a comentar sobre sua filha. Suas aparições eram populares; Lindsay Anderson observou que o público gostou de ver a maneira "tão mal-intencionada" como ela se comportou.
Durante 1988 e 1989, Davis foi homenageada pelo feito de sua vida e recebeu o prêmio John F. Kennedy Center, a Legião de Honra francesa, o Campione d'Italia e o prêmio pelo conjunto de sua obra da Lincoln Center Film Society.  
Davis desmaiou durante o American Cinema Awards de 1989 e logo depois descobriu que o câncer havia reaparecido. Recuperou-se o suficiente para viajar à Espanha, onde recebeu o Prêmio Donostia no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. Durante sua estada em San Sebastián sua saúde piorou rapidamente.
Fraco demais para fazer a longa viagem de volta aos EUA, ele viajou para a França, onde morreu às 23h20 do dia 6 de outubro de 1989, aos 81 anos. American Hospital em Neuilly-sur-Seine.

 Seus restos mortais foram enterrados no Forest Lawn - Hollywood Hills Cemetery em Los Angeles, ao lado de sua mãe, sua irmã Bobby (que morreu em 1979) e com seu nome gravado em letras maiores que os outros dois.212 O epitáfio de Davis diz: "Ele fez da maneira mais difícil" 212, que também foi mencionado em suas memórias, Mother Goddam, por sugestão de Joseph L. Mankiewicz. após ter terminado de filmar Eva nua.
Ao longo de sua carreira, Davis foi identificada como uma atriz com um personagem difícil, o que se refletiu em várias discussões que teve com diretores e membros do elenco.214 Ao contrário de outras atrizes de sua época, ela escolheu interpretar papéis pouco simpáticos e incomuns para uma mulher de daquela época, como manipuladores, assassinos ou pessoas mais velhas que ela.
Muitos de seus contemporâneos apontam que, embora muitos de seus filmes não tenham tido o sucesso esperado, Davis se destacou em qualquer caso, pela recriação de personagens muito variados e sua personalidade forte.
Na verdade, a revista Life a classificou como a atriz mais representativa de seu tempo e o AFI a colocou em segundo lugar em sua lista das “50 maiores lendas do cinema americanas”, perdendo apenas para Katharine Hepburn.
A Fundação Bette Davis, criada em 1997, concede bolsas de estudo a jovens atores promissores. 
Em 1964, Jack Warner comentou sobre a "qualidade mágica que transformou esta menina às vezes insípida e despretensiosa em uma grande artista" 213 e em uma entrevista de 1988, Davis observou que, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, ela havia feito carreira sem o vantagem da beleza.219 Ela admitiu que ficou apavorada durante a realização de seus primeiros filmes e que se tornou dura por necessidade. Ele disse que: “Na minha profissão, até ter fama de monstro, você não é uma estrela”, mas “Nunca lutei por nada injustamente. Nunca lutei por nada que não fosse pelo bem do filme. ”214 Durante as filmagens de Naked Eve (1950), Joseph L. Mankiewicz disse a ela que havia uma ideia em Hollywood de que seu personagem era difícil, e Davis disse Ela explicou que, quando o público a viu na tela, não levou em consideração que sua aparência era fruto do trabalho de várias pessoas nos bastidores. Se ela fosse apresentada como "um burro ... com doze metros de largura e dez metros de altura", isso seria tudo que o público "veria ou valorizaria".

Embora ela fosse elogiada por seus sucessos, Davis e seus filmes às vezes eram ridicularizados. Pauline Kael descreveu The Strange Passenger (1942) como um "clássico barato", 221 e, em meados da década de 1940, suas performances às vezes artificiais e histriônicas eram objeto de caricatura. Edwin Schallert do The Angeles Times elogiou sua atuação do Sr. Skeffington (1944), embora tenha observado que "os abraços serão mais graciosos do que uma caixa de macacos imitando a Srta. Davis", 222 e Dorothy Manners no The Angeles Examiner disse sobre sua atuação no mal recebido Beyond the Woods (1949), que "nenhum comediante de boate teria feito uma imitação tão cruel dos gestos de Davis como a própria Bette fez neste." técnica de atuação, resumindo sua atuação em His Own Victim (1964) com o comentário: “Sua atuação não é realmente uma atuação, é uma ostentação flagrante. Mas tente olhar para o outro lado! ” 
  

Ela atraiu um grande número de seguidores da subcultura gay e foi frequentemente imitada por drag queens como Tracey Lee e Charles Pierce. Em uma tentativa de explicar sua popularidade com o público gay, o jornalista Jim Emerson escreveu: "Ela é a figura de proa? De a proa do acampamento simplesmente por causa de seu estilo de atuação melodramático e nervoso que não envelheceu bem? Ou porque ela era "Maior que a vida", uma garota durona que sobreviveu? Provavelmente os dois. ”
Sua escolha de filmes não foi convencional, interpretando papéis manipuladores e assassinos, quando as atrizes da época geralmente preferiam papéis mais agradáveis, e ela se destacou com eles.215 Ela acreditava na autenticidade em vez do glamour e queria mudar sua própria aparência se quisesse. combinava com o personagem. Claudette Colbert comentou que Davis foi a primeira atriz a interpretar personagens mais velhos que o dela, e então ela não teve que fazer a difícil transição para os papéis de personagem à medida que envelhecia. Quando ela entrou em seus últimos anos, Davis foi reconhecida por suas realizações. John Springer, que estava organizando suas turnês de palestras no início dos anos 1970, escreveu que, apesar do sucesso de muitos de seus contemporâneos, Davis foi "a estrela dos anos trinta e início dos anos quarenta", que alcançou notoriedade pela variedade de caracterizações e capacidade de se afirmar , mesmo quando seu material era medíocre.216 Suas performances pessoais continuaram a receber elogios; Em 1987, Bill Collins analisou The Letter (1940) e descreveu seu desempenho como uma "conquista brilhante e sutil" e escreveu: "Bette Davis torna Leslie Crosbie uma das mulheres mais extraordinárias do cinema." 225 Em uma crítica de 2000 de Naked Eve (1950), Roger Ebert observou que "Davis era um personagem, um ícone com muito estilo, tanto que até seus excessos são realistas". 226 Em 2006, a revista Premiere colocou sua recriação de Margo Channing no filme em quinto lugar em sua lista "As 100 maiores performances de todos os tempos", comentando que: "Há algo deliciosamente ousado em sua vontade alegre de expressar emoções desagradáveis ​​como ciúme, amargura e necessidade." 227 Em sua revisão de What Happened to Baby. Jane? (1962) de 2008, Ebert afirmou que "ninguém que a viu no filme vai esquecê-la." 

Poucos meses antes de sua morte em 1989, Davis foi um dos atores que apareceu na capa da revista Life. Em uma retrospectiva de filmes em homenagem aos filmes e estrelas de 1939, Life concluiu que Davis foi a atriz mais significativa de seu tempo e destacou Bitter Victory (1939) como um dos filmes mais importantes do ano.
Angela Lansbury resumiu a história . sentimento de membros da comunidade de Hollywood que compareceram a seu funeral, comentando após uma exibição dos filmes de Davis, que eles haviam testemunhado "um legado extraordinário de atuação do século XX por um verdadeiro mestre do comércio", que deveria fornecer "encorajamento e exemplo para futuras gerações de aspirantes a atores. "
Em 1977, Davis se tornou a primeira mulher a receber o prêmio AFI Lifetime Achievement Award.230 Em 1999, o American Film Institute publicou a lista AFI 100 Years ... Stars, resultante de uma pesquisa da indústria cinematográfica para determinar os "50 Greatest American Screen Legends "para obter reconhecimento público e apreciação pelo cinema clássico. Das 25 atrizes escolhidas para a lista, Davis ficou em segundo lugar, atrás de Katharine Hepburn.  

Em 1997, os executores de seu espólio, Michael Merrill, seu filho, e Kathryn Sermak, sua ex-assistente, criaram a Fundação Bette Davis, que concede uma bolsa de estudos a atores e atrizes promissores.
Em 2008, o Serviço Postal dos Estados Unidos celebrou o centenário do nascimento de Bette Davis com a emissão de um selo comemorativo.232 O primeiro dia de celebração da edição ocorreu em 18 de setembro de 2008, na Universidade de Boston, que abriga um extenso arquivo de Bette Davis. Entre os palestrantes mais proeminentes do evento estavam seu filho Michael Merrill e Lauren Bacall. 

 

Prêmios e indicações

 

Prêmios do Oscar

 

Em 1962, Davis se tornou a primeira artista a receber dez indicações ao Oscar por suas atuações.211 Desde então, apenas quatro pessoas igualaram ou ultrapassaram esse número: Meryl Streep (vinte e uma indicações e três vitórias), Katharine Hepburn (doze indicações e quatro vitórias), Jack Nicholson (doze nomeações e três vitórias) e Laurence Olivier (dez nomeações e uma vitória).
No início dos anos 2000, Steven Spielberg comprou em leilão os dois Oscars que Davis ganhou por Dangerous (1935) e Jezebel (1938) (por $ 207.500 e $ 578.000, respectivamente) e os devolveu à Academia de Artes e Ofícios. Ciências Cinematográficas.  
O trabalho de Davis em Captive of Desire (1934) foi tão amplamente aclamado que, quando não recebeu uma indicação ao Oscar, várias figuras influentes fizeram campanha para que a atriz fosse incluída. A Academia relaxou suas regras para aquele ano apenas para permitir a consideração de qualquer artista indicado em uma votação por escrito, portanto, qualquer voto do ano era tecnicamente elegível para consideração. Devido ao alvoroço altamente divulgado, algumas fontes ainda a consideram uma indicação para Davis, embora a Academia nunca a tenha registrado oficialmente como uma indicação.