bergess-meredith-biografia


Oliver Burgess Meredith, mais conhecido como Burgess Meredith, foi um famoso ator americano, candidato ao Oscar em duas ocasiões. Atuou em mais de 100 filmes, assim como em diferentes séries de televisão, sendo reconhecido também por colocar a voz ao personagem animado "Puff, O Dragão Mágico", Burguess Meredith apareceu mais de 170 vezes na televisão.
Interpretou o vilão O Pinguim na série de televisão o Batman nos anos de 1960 e também o filme derivado dela. Batman de 1966.
Outros de seus personagens mais lembrados é o treinador de Rocky Balboa, Mickey Goldmill, na saga de cinema Rocky, protagonizada por Sylvester Stallone.
Também participou na primeira versão da Fúria de Titãs em 1981, com estrelas como Laurence Olivier e Ursula Andress, e em Dois Velhos Rabugentos, junto a Jack Lemmon e Walter Matthau, Inclusive tiveram um contato com o cinema espanhol: filmou com José Luiz Borau Hay que Matar a B. em 1974, junta um elenco internacional que incluía a Patricia Neal.

 
 

 A BIOGRAFIA DE BURGESS MEREDITH

Bergess-meredith-o-pinguim


Nasceu em 16 de novembro de 1907 em Clevelandk, Ohio, sendo filho de Ida Bet e William George Meredith, um doutor de origem inglesa.
Graduou-se  da Hoosac School em 1926 e depois foi a Universidade de Massachussetts Amherst.
Mais tarde serviu nas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, alcançando a patente de capitão. Deu a baixa em 1944 para trabalhar no filme The Story of Gl Joe, no qual interpretou o correspondente de guerra Ernie Pyle. 
 

 

BURGESS MEREDITH NO TEATRO

 

Em  1929 foi membro da companhia de teatro de repertório Civico de Eva Le Gallienne na cidade de Nova York.
Embora é mais conhecido mundialmente no cinema e na televisão, Burgess Meredith foi um ator influente nessa etapa. Fez sua estréia na Broadway em Romeu e Julieta como Peter em 1930.
Finalmente se converteu em uma estrela em Maxwell Anderson Winterset em 1935.
Recebeu elogios em 1935 depois te fazer As virgens de Wimpole Street, protagonizada por Katharine Cornell.
 


BERGESS MEREDITH NA TELEVISÃO


bergess-meredith-filmes


Bergess Meredith apareceu no Além da Imaginação como um "caixa de banco dominado por sua mulher que somente queria que o deixasse sozinho com seus livros".
No Diabo da impressora, Burgess Meredith, e o Homem obseleto interpretou a um bibliotecário condenado a morte em uma futura sociedade totalitária distópica.
Burgess Meredith foi o narrador do Além da Imaginação: 
O filme, no entanto não aparece nos créditos.
Burgess Meredith apareceu em várias como Rawhide quatro vezes, The Virginian, The Wild West, The Travels of Jaimie McPheeters, Laredo, Bonanza e Daniel Boone.
Em 1963, apareceu como Vicent Marion em um episódio de cinco capítulos da última temporada da série Sunset Strip. Atuou em três ocasiões da Lei de Burke, protagonizada por Gene Barry.
Bergess Meredith fez o Pinguim na Série de televisão Batman em 1963 a 1968.
Foi muito bem recebido em seu papel como o Pinguim que os escritores da série sempre tinham um roteiro com o personagem pronto quando Bergess Meredith estava disponível.
Ele e o Joker de César Romero estão empatados no número de aparições na série.


BERGESS MEREDITH NO CINEMA

Burgess Meredith-filme-rocky


Bergess Meredith apareceu em vários filmes dos anos 40, entre os quais incluem Diário de uma Camareira de 1946 e On Our Merry Way em 1948 coprotagonizada a então sua esposa Paulette Goddard.
Também protagonizou junto com Lana Turner no filme de 1966 A mulher X.
Anos depois Bergess Meredith interpretou a Mickey Boldmill, o treinador de Rocky Balboa, nas três primeiras de Rocky em 1976, em 1979 e 1982. Apesar de que seu personagem morreu no terceiro filme de Rocky, voltou brevemente em um flashback no quinto filme, Rocky V em 1990. Curiosamente foi nomeado para interpretar a Tucker Cobblepot, pai do Pinguim no filme Batman Returns mais por problemas de saúde rejeita o papel sendo substituído por Raul Reubens.