Biografia Julie Andrews
 
Julia Elizabeth Wells, mais conhecida como Julie Andrews, é uma atriz e cantora britânica, reconhecida especialmente por seus papéis em filmes como Mary Poppins de 1964, A Noviça Rebelde de 1964, As Sementes de Tamarindo de 1974 e Victor ou Vitória de 1982.
Nasceu em Waltn on Thames, no condado de Surrey, do casamento entre um professor e uma pianista. Mais tarde os pais de Julie se divorciaram e sua mãe voltou a se casar com o ator, Ted Andrews, e a pequena Julie mudaram o sobrenome de Wells a Andrews.
Desde muito jovem, a pequena Julie mostrou seu talento e de uma grane voz, chegando a ter um alcance vocal entre a quarta e a quinta oitava, por que seus pais fizeram que ela tivesse aulas de canto para que ela desenvolve-se suas habilidades vocais.
Seu primeiro contato com a indústria do espetáculo se deu com seus pais em um espetáculo de vaudeville.
Suas primeiras atuações foram durante a Segunda Guerra Mundial, para entreter as tropas britânicas por todo o Reino Unido Junto a com também jovem artista Petula Clark.
Sua primeira interpretação no teatro foi no London Hippodrome de Londres, em 1947, com a obra Starlight roof, depois com uma versão de Cinderela. 
Sua estreia nos Estados Unidos em 1954, na produção de Broadway The Boy Friend.

 

a-noviça-rebelde-filme

Em 1956, os compositores Frederick Loewe e Alan Jay Lerner contratam a Julie Andrews para protagonizasse, junto com Rex Harrison, a obra de teatro My fair lady, baseada na obra de Pygmalion de George Bernard Shaw.
Essa obra foi um sucesso tanto de bilheteria como de público, e anos depois foi levada ao cinema, essa vez protagonizada por Andrey Hepburn.
Em 1961, os mesmos produtores voltam a contratar a Julie Andrews, para que protagonizasse sua obra teatral.
Essa vez trata-se de uma adaptação da lenda do Rei Arthur, com o qual chamam Camelot.
A representação voltou a ser um sucesso e começa a dar a fama a atriz dentro do mundo artístico.
Depois de perder o papel na versão cinematográfica de My fair lady, Julie Andrews consegue o papel protagonista em um dos filmes que com o tempo se converteria em um clássico da Disneyy:
Mary Poppins. Por seu papel nesse filme, no qual interpretava a uma babá muito especial cujo trabalho é educar aos dois filhos de um casamento londrinense, a atriz ganhou o Oscar sendo a melhor atriz e o Globo de Ouro sendo a melhor atriz de comédia ou músical, e junto aos outros protagonistas do filme, o Grammy sendo o melhor álbum para crianças em 1965.
Não é menor a lembrança de Julie Andrews no filme Não Podes Comprar Meu Amor.
No ano seguinte, a atriz voltou a ser candidata ao Oscar sendo a melhor atriz, esta vez por sua interpretação de uma noviça convertida em governanta no filme A Noviça Rebelde.
Nesse ano o prêmio foi ganho por Julie Christie por seu papel em Darling - a Que Amou demais. Mas esse filme foi o qual a elevou ao estrelato dentro de Hollywood.
Exemplo disso é que nos dois anos seguintes protagonizou Havaí, com Max von Sydow; o filme de Alfraed Hitchcock rasgada, junto a Paul Newman e Millie, uma menina moderna, junto a Mary Tyler Moore e Carol Channing.


filmes-julie-andrews

Protagonizou A estrela e Lili, minha adorável espiã, e apareceu em alguns filmes dirigidos por seu segundo marido, Blake Edwards, como A mulher nota 10, S.O.B, e Victor ou Vitória - filme que foi um grande sucesso e lhe deu um Globo de Ouro sendo a melhor atriz de comédia ou musical, e uma nova nomeação ao prêmio Oscar em 1982, e para muitos foi sua melhor atuação.
Em 23 de agosto de 1986, Julie Andrews foi convida pelo tenor espanhol Plácido Domingo a seu concerto Plácido e seus amigos no Amphitheater de Los Angeles, para arrecadar fundos pelo terremoto do México de 1985, onde também participou Frank Sinatra, Jonh Denver e o grupo Pandora do México.
Nos anos oitenta e noventa ela quase não fez filmes.
Em uma entrevista à revista Seleções, Andrews comentou que não voltava aos cenários para cantar devido a que em 1998 operada de uma doença na laringe.
Em 2000 recebeu o título de dama comendadora da Excelentíssima Ordem do Império Britânico das mãos da rainha Isabel II do Reino Unido.


hollywood-julie-andrews

estrela-da-fama-julie-andrews.jpg

Além disso, possuí sua marca na calçada da Fama em Hollywood, no 6901 de Hollywood Blvd.
Com a mudança do século, a atriz protagonizou junto a Anne Hathaway no filme O Diário da Princesa de 2001.
Os filmes se converteram em grandes sucessos de bilheteria e voltou a lançar a alavancar a carreira de Julie Andrews.
Em 2004 emprestou sua voz ao personagem da Rainha Lillian no filme do Shrek 2.
Em outubro de 2018, esclareceu sobre rejeitar à participação no Remake Mary Poppins Returns argumentando textualmente: "Este é o show de Emily e realmente quer que seja assim.
Não desejo que seja algo tipo: "Oh, vem Mary Poppins". Não quero isso. Realmente quero que ela tome isso e corra com com ele, porque estará brilhante".
Em 2 de setembro de 2019 recebeu o Leão de Ouro por toda sua carreira junto a Pedro Almodovar.