As Novelas que passaram nos anos 90 na Globo
O povo brasileiro sempre foi aficionado por novelas, sempre a televisão brasileira tiveram grandes atores e atrizes que fizeram as pessoas sentarem em suas poltronas para assistirem uma linda história, nos anos 90 praticamente todos os brasileiros não perdia um episódio da novela e até hoje essas novelas não foram esquecidas da memória de quem as assistiu.
A Rainha da Sucata - 1990
Foi uma novela brasileira que foi produzida pela Rede Globo em 1990. A novela foi escrita por Silvio de Abreu, sendo que essa novela foi a primeira do Silvio de Abreu, também teve vários coloborações de Alcides Nogueira e José Antônio de Souza, e com Fábio Sabag e outros.
A Rainha da Sucata foi ambientada em São Paulo, e retratava o universo dos "novos-ricos e da então decadente elite paulistana.
Meu Bem, Meu Mal -1990/1991
Meu Bem, Meu Mal é uma novela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo nos anos de 1990 e 1991, a novela teve 173 capitulos e subistituiu a Rainha da Sucata.
A novela foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, e com as coloborações de Maria Adelaide, Solange Castro Neves e outros.
Uma segunda versão da abertura foi criada especialmente para ser exibida pelo Vale a Pena Ver de Novo em 1996.
O Dono do Mundo - 1991
A Novela O Dono do Mundo foi uma novela brasileira produzida pelo Rede Globo em 1991 e terminando em 1992 com 197 capítulos. Escrita por Gilberto Braga e com colaborações de outros.
História
O antiético cirurgião plástico Felipe Barreto, casado por interesse com Stella, filha do rico empresário Herculano Maciel, sente uma forte atração por Márcia, uma simplória professora, tímida e suburbana, noiva de Walter, um funcionário de sua clínica. Essa fascinação aumenta quando ele descobre que a garota é virgem. Durante o casamento de Márcia, Felipe aposta uma caixa de champanhe com Júlio, gerente da clínica, dizendo que fará amor com a moça antes do noivo. A fim de alcançar seu objetivo, ele oferece uma viagem ao Canadá para o casal. No estrangeiro, arma para que Walter se distancie e seduz Márcia quando a mesma o procura. Com efeito, a moça, antes de sua noite de núpcias, acaba se rendendo a Felipe, o que faz com que sua vida desmorone: Walter, ao descobrir a traição, comete o suicídio. Márcia consequentemente passa a sofrer inúmeras dificuldades até ser expulsa de casa pela própria família. Começa então a se dedicar somente à vingança contra o médico.
Pedra Sobre Pedra - 1992
A novela Pedra Sobre Pedra foi uma novela brasileira que foi exibida pelo Rede Globo em 1991 com 178 episódios.
História
Foi escrita por Aguinaldo Silva e com outras colaborações.A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ia se casar com a jovem Pilar Farias, por quem Jerônimo, o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane, sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane.
De Corpo e Alma - 1992/1993
De Corpo e Alma é uma novela brasileira que foi exibida pela Rede Globo em 1992 e com término em 1993.
A novela foi escrita por Gloria Perez e dirigida por Fábio Sabag, e com outros colaboradores.
A novela ficou muito conhecida até hoje por causa da morte de Daniela Perez, era filha da escritora da mesma novela, Daniela Perez tinha fazia o Papel de Yasmim.
História
Diogo, um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina, que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma, uma jovem casada com um stripper, Juca, que trabalha no Clube das Mulheres.
Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe), sentindo-se culpado, aproxima-se dela, imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella, uma rica senhora.
Renascer - 1993
Renascer foi uma novela brasileira produzida pela Rede Globo em 1993 com 213 episódios.
Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, e com várias outras colaborações.A novela narra a saga de José.
História
Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.Mas o Coronel, como é conhecido, tem um outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.Outro destaque da trama é o catador de caranguejos Tião Galinha, que, por causa da sua ingenuidade, acredita que o sucesso alcançado pelo coronel Zé Inocêncio se deve ao fato de ele ter criado um diabo dentro de uma garrafa, seu amuleto. Tião Galinha se agarra a essa ideia e transforma sua vida em um tormento, para desespero de sua esposa, a quitandeira Joaninha.
Fera Ferida - 1993 a 1994
Fera Ferida é uma novela da Rede Globo do ano de 1993 a 1994, a novela foi escrita por Aguinaldo Silva, e com colaborações de várias escritores.
História
Fera Ferida foi baseada na obra de Lima Barreto (1881-1922), mais especificamente nos romances Clara dos Anjos, Recordações do Escrivão Isaías Caminha, Triste Fim de Policarpo Quaresma, Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá e em personagens dos contos Nova Califórnia e O Homem que Sabia Javanês.[2] A própria novela inicialmente iria se chamar Nova Califórnia.[1][3] Aguinaldo Silva livremente se inspirou nos personagens e contos de Lima Barreto e também fez uso de metáforas das condições políticas do Brasil na época, brincando com notícias reais do país. Só nos primeiros capítulos foram citados Fernando Collor, Juscelino Kubitschek e o regime militar, com graça.[1][2][4] Além de ter se baseado no universo fictício de Lima Barreto, Aguinaldo Silva homenageou o autor através do poeta Afonso Henriques, personagem interpretado por Otávio Augusto, cujo nome completo era Afonso Henriques de Lima Barreto, homônimo do homenageado. Além disso, havia uma foto de Lima Barreto com a faixa presidencial no gabinete do prefeito de Tubiacanga.[2] Ainda homenageando Lima Barreto, os nomes das praças e ruas de Tubiacanga faziam referência aos romances e personagens criados pelo autor, como a praça Policarpo Quaresma, rua Gonzaga de Sá, entre outras.
Pátria Minha - 1994 a 1995
Pátria Minha foi uma novela brasileira que foi transmitida pela Rede Globo em 1994 a 1995 e teve 203 capítulos. Foi escrito pelo Gilberto Braga e com colaborações de várias outras pessoas.
História
Alice (Cláudia Abreu), uma estudante idealista, presencia um atropelamento causado por Raul Pellegrini (Tarcísio Meira), um empresário inescrupuloso, arrogante e prepotente, e é pressionada a testemunhar a favor dele. A partir do momento em que ela se recusa a aceitar as tentativas de suborno, estabelece-se o principal conflito da história.
Lídia Laport (Vera Fischer), a mãe de Rodrigo (Fábio Assunção), o namorado de Alice, abomina a pobreza. Através de golpes e armações, ela se aproxima de Teresa (Eva Wilma), a mulher de Raul Pellegrini, com a intenção de acabar com o seu casamento de 39 anos e tornar-se a nova senhora Pellegrini.
Enquanto isso, Pedro Fonseca (José Mayer) regressa ao Brasil depois de longa temporada como imigrante nos Estados Unidos, encontrando o pai, Deodato (Ivan Cândido), e os irmãos, Inácio (Felipe Camargo) e Joel (André Pimentel), vivendo em uma favela. Com o apoio de Alice, ele lidera uma revolta contra Raul Pellegrini, que ordenara a desocupação do terreno da favela em que moravam os Fonseca.
Lídia fica balançada entre uma vida fútil, com conforto material, ao lado de Raul, e um grande amor sem segurança financeira ao lado de Pedro, sua antiga paixão.
Com Raul mora sua sobrinha Loreta (Marieta Severo), uma viúva interesseira , sustentada pelo tio, a qual vive armando planos para se dar bem, além de Gustavo (Kadu Moliterno), filho de Raul, que trabalha com o pai. No passado, ele teve um romance com Natália Proença (Renata Sorrah), o qual rendeu um fruto: Alice, a principal adversária de Raul Pellegrini e também sua neta desconhecida.
Explode Coração 1995 a 1996
Explode coração é uma novela brasileira que passou em 1995 a 1996 na Rede Globo. A novela foi escrita pela escritora Gloria Perez e com outras colaborações.
História
As famílias ciganas Sbano e Nicolich fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara e Igor, quando os dois ainda eram crianças e moravam na cidade espanhola de Sevilha. Depois de 20 anos, Igor volta para cumprir o acordo das duas famílias. Todos aguardam ansiosos pelo rapaz, menos Dara, que não quer saber do compromisso assumido. A cigana quer mais do que estudar apenas o suficiente para aprender a ler, escrever e fazer contas, destino reservado às mulheres ciganas.
Diferentemente da irmã, Ianca, Dara sonha em trabalhar e ser independente, e faz cursinho pré-vestibular às escondidas. Tudo contra a vontade do pai, Jairo que é extremamente conservador e comprometido com as tradições ciganas. Seus futuros sogros, Pepe e Luzia, nem imaginam os anseios da jovem cigana. A espanhola vive sob a tensão de ter sua origem descoberta pelos amigos, de seu namorado Serginho e ser apanhada em flagrante. Na esteira desses conflitos entre futuro e passado, inovação e tradição, Dara inicia uma relação pela internet com o empresário Júlio. Virtualmente, os dois se envolvem cada dia mais. Ele vive um casamento de fachada com Vera Avelar, uma mulher rica e mimada. Depois que se conhecem pessoalmente e se apaixonam, Dara e Júlio encontram obstáculos ainda mais difíceis como a cultura do povo cigano. Juntos, eles lutam contra todos, inclusive a interferência incessante de Igor e Vera.[4]
A aventura de Dara só é possível graças a Odaísa, a empregada da família, que sente pena da moça e não consegue fazer o papel de vigia e babá que lhe é conferido por Jairo e Lola. Por outro lado, Dara tem como entrave a irmã Ianca, que sonha casar-se logo. Desesperada porque na tradição cigana a mais nova só se casa depois da mais velha, a menina faz de tudo para que Dara concretize sua união com Igor o mais rápido possível.
Antes de conhecer Júlio, Dara foge de Igor e acaba se envolvendo com Serginho, um colega do cursinho pré-vestibular apaixonado por ela. Na família de Serginho, Dara conhece Augusto, por quem passa a cultivar um grande afeto e a quem começa a tratar como avô. Augusto se sente muito mal na casa do filho, o padrasto de Serginho, e recupera a alegria de viver no convívio com a jovem cigana, acostumada a reverenciar os mais velhos. Através dessas relações, a jovem mostra a todos que é muito ligada aos valores ciganos, apesar de estar em conflito com a família. Dara não deseja negar sua origem: ela quer casar-se virgem, adora as músicas e as danças de seu povo, orgulha-se de suas raízes e emociona-se com as profecias de seu avô Mio Sbano: só não concorda com a falta de liberdade que lhe impõem.[4]
Após enfrentar muitos problemas, entre eles a solidão, Dara cede aos apelos da família e se casa com Igor, embora grávida de Júlio. Na cultura cigana, no dia do casamento a noiva deve dar uma prova de sua virgindade. Ciente da situação de Dara, Igor promete que, apesar de casados, não a tocará. E, para ajudá-la a forjar a falsa prova diante de sua comunidade, faz um corte no próprio braço e suja a saia da amada de sangue. Dara permanece casada com Igor até o último capítulo da novela, quando dá à luz ao filho. O parto, realizado numa praia, é acompanhado por Igor, que leva Dara e a criança ao encontro de Júlio, e parte para sempre.
O Fim do Mundo - 1996
A novela Fim do mundo é um nela brasileira e foi exibida pela Rede Globo em 1996, com 35 capitulos.
A novela foi escrita pelo escritor Dias Gomes e com outros colaboradores.
História
A história se passa na fictícia Tabacópolis, na Bahia. O famoso paranormal Joãozinho de Dagmar, que lá mora com suas três esposas, prevê o fim do mundo para depois de três meses. Nesse tempo, ocorrem fortes temporais, inundações, raios e trovões e, então, os tabacopolinenses acreditam que o apocalipse chegou. Isso, portanto, faz com que cada habitante tente realizar seus desejos mais profundos.
Tião Socó, por exemplo, resolve acabar com seu problema de impotência sexual, violentando a própria cunhada Gardênia. Sua filha, Letícia, queria se manter virgem, apesar das investidas do noivo Josias, neto do poderoso coronel Hildásio Junqueira. A moça, no entanto, muda de ideia ao encontrar o peão Rosalvo. Já o Dr. Pestana, dono do hospício da cidade, resolve soltar todos os seus pacientes, gerando ainda mais confusão.
Na data esperada, nada acontece. Joãozinho admite que sua visão falhou e, passado o atordoamento, todos percebem que terão de enfrentar as consequências das loucuras que cometeram. Porém após um tempo, o céu se escurece de repente, que Joãozinho afirma ser sua profecia finalmente chegando, se manifestando quando uma chuva de meteoros cai sobre Tabacópolis.
Depois de mostrar uma lista de datas em que o fim dos tempos ocorreria segundo variadas seitas, Tony Ramos surgia para apresentar uma dedicatória ao operador de câmera Custódio Ferreira, que faleceu pouco após filmar os últimos capítulos
O Rei do Gado - 1996/1997
O Rei do Gado é uma novela brasileira pela Rede Globo é exibida no ano de 1996 até 1997 com 209 capítulos.A novela foi Benedito Ruy Barbosa.
História
Nem o ódio entre duas famílias impediu o amor dos jovens Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller). Os Mezenga e os Berdinazzi são vizinhos, e, por causa de uma cerca no limite de suas propriedades, vivem uma guerra sem precedentes. As duas famílias proíbem o amor entre Enrico, filho de Antônio (Antônio Fagundes) e Nena Mezenga (Vera Fischer), e Giovanna, filha de Giuseppe (Tarcísio Meira) e Marieta Berdinazzi (Eva Wilma). Os dois se casam e mesmo depois de casados não conseguem viver esse amor, por isso fogem.
O filho de Enrico e Giovanna, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), cresce e se transforma num dos maiores criadores de gado do país, conhecido como o Rei do Gado. Ele sabe do ódio que separou as famílias de seus pais, e nunca conheceu os parentes de sua mãe: os avós e os tios, Bruno, que morreu na guerra, e Giácomo Guilherme (Manoel Boucinhas), que morreu pobre. Só sabe que o outro tio, Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), tornou-se um rico fazendeiro. Mas o velho Geremias é um homem solitário que não reconhece os Mezenga como membros de sua família, e cujo único sonho é encontrar Marieta - a sobrinha que ele nunca conheceu, filha de seu irmão Giácomo Guilherme - e deixar para ela toda sua fortuna.
Bruno Mezenga, por sua vez, vive um casamento fracassado com Léia (Silvia Pfeifer), uma esposa infiel que o trai com Ralf (Oscar Magrini), um mau-caráter. O casal tem dois filhos: Lia, que apaixonou-se pelo peão Pirilampo (Almir Sater), e Marcos (Fábio Assunção), que vive um atribulado romance com Liliana (Mariana Lima), filha de Roberto Caxias (Carlos Vereza), um senador da República.
Mas as vidas de Bruno Mezenga e Geremias Berdinazzi mudam completamente com a chegada de duas mulheres. Marieta (Glória Pires), que julga ser a sobrinha desaparecida de Geremias; e Luana (Patricia Pillar), uma boia-fria sem passado por quem Bruno se apaixona.
Na reta final Ralf é assassinado. Rafaela é desmascarada e viaja para longe. Geremias e Bruno fazem as pazes. Léia acaba na miséria. Geremias e Judite se casam e Bruno e Marieta (Luana) terminam felizes.
A Indomada - 1997
A indomada foi uma novela brasileira produzida pela Rede Globo em 1997, e teve 203 capítulos.
A novela foi escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares e outros colaboradores.
História
Greenville - cidade fictícia do litoral de Pernambuco, construída nos estilo da antiga Inglaterra, devido à influência dos britânicos que, muito tempo antes, ali haviam construído a Estrada de Ferro Great Western. Orgulhosos da sua cidade, que dizem ser "um pedaço da Inglaterra no Brasil", os greenvillenses seguem à risca as tradições britânicas: não abdicam nem do "chá das cinco", o five o'clock tea, e chegam a misturar o inglês com o português, sempre com o inconfundível sotaque nordestino.
Durante décadas, as fábricas de açúcar e rapadura fizeram daquela região um local deveras abastado. Dentre elas, tinha destaque a Usina Monguaba, propriedade da família mais rica e tradicional de Greenville, os Mendonça e Albuquerque.
Tudo começa quando Eulália, a herdeira da Monguaba, se apaixona pelo cortador de cana Zé Leandro, com quem vive um intenso romance. Desconfiado, o irmão mais velho de Eulália, Pedro Afonso, por temer as verdadeiras intenções de Zé Leandro, proíbe o namoro e chega a ameaçar o rapaz de morte. Com temor pela vida do amado, Eulália ajuda-o a fugir, enquanto ele lhe jura regressar um dia para buscá-la. Meses depois, Eulália dá à luz uma filha dele, Lúcia Helena (conhecida apenas como Helena), a quem ensina a esperar pelo pai.
Quinze anos depois, um forasteiro de nome Teobaldo Faruk, filho de pai egípcio (este já falecido) e mãe brasileira, chega à cidade e logo se encanta com Eulália. Todavia, ela ainda espera por Zé Leandro. Por outro lado, Maria Altiva, esposa de Pedro Afonso, humilha Teobaldo ao afirmar que um forasteiro "sem eira nem beira" não é digno de se aproximar de uma Mendonça e Albuquerque. Teobaldo jura vingança, e mira um alvo em particular — Pedro Afonso, viciado em jogo e que deve dinheiro a várias pessoas, a quem assinou promissórias.
Certo dia, Zé Leandro regressa, disposto a fugir com Eulália e Helena e começar com elas uma nova vida, com uma fortuna em pedras preciosas que conseguiu juntar, ao trabalhar num garimpo. Depois de combinar a fuga, ensina a Helena o valor da terra, o que ela jamais esquecerá. Todavia, o barco em que fogem naufraga e Zé Leandro morre afogado. Eulália morre também, mas antes pede a Helena para confiar em Teobaldo que conseguiu enriquecer.
A maquiavélica Altiva consegue convencer Pedro Afonso de que a irmã o odiou e traiu durante quinze anos. Magoado, o marido se recusa a fazer o velório de Eulália em sua casa. Teobaldo descobre e resolve agir: compra todas as promissórias de Pedro Afonso e torna-se seu único credor, portanto, dono de todos os seus bens. Como sabe que está impossibilitado de pagar a dívida com dinheiro, exige outro tipo de pagamento: o velório de Eulália será na mansão dos Mendonça e Albuquerque e Helena casará com ele. Em troca, Pedro Afonso e a família poderão continuar a morar na mansão e receberão da parte de Teobaldo uma mesada para poderem subsistir. Para manter sua dignidade, Pedro Afonso deixa que seja Helena a decidir e a menina aceita casar com Teobaldo. Esse combina com ela mandá-la para Londres até terminar os estudos; só então deverá Helena regressar para casar com o forasteiro, e assim acontece. Teobaldo conta ter um filho com Helena, para poder juntar o seu sangue ao dos Mendonça e Albuquerque, como forma de completar a sua vingança contra Altiva.
Dez anos depois, Helena regressa e casa com Teobaldo, com pedido da usina (que ele ganhou de Pedro Afonso e está parada há anos) como presente de casamento. A sua ideia é reativá-la para dar valor às suas terras de cana-de-açúcar e cumprir, assim, os ideais do pai. Todavia, após o casamento com Teobaldo, ela se recusa a consumá-lo, o que o deixa fora de si. O conflito dura a novela inteira e os dois vivem uma história de ódio e amor que movimenta toda a cidade.
Altiva sempre foi uma pessoa péssima. Há vinte e oito anos atrás, sua irmã, Santa Maria, a Santinha, então adolescente, viveu um romance com o dono do British Club, Richard da Silva Taylor. Despeitada com a felicidade da irmã, a quem sempre detestou pela sua bondade e simpatia, Altiva (já casada com Pedro Afonso e mãe de um filho, Hércules) se aproveitou de uma bebedeira de Richard e, no escuro, se fez passar pela irmã para dormir com ele. Santinha os surpreende na cama e Altiva afirma que ele a drogou e violentou. Desesperada, Santinha acredita e rompe com Richard, que jura jamais voltar a amar outra mulher. É então que Altiva se descobre grávida de Richard e viaja com Santinha para esconder a gravidez. Traumatizada, Santinha bebe para esquecer e procura um novo amor, mas só se envolve com homens casados. Altiva dá à luz um filho, Artêmio, e quer abandoná-lo no lixo, para que morra de fome e frio. Chocada, Santinha propõe que levem o bebê para casa, fingindo tratar-se do filho de um trabalhador da usina que o abandonou por não ter meios de sustentá-lo. Altiva acaba por aceitar, mas obriga a irmã a jurar esconder a verdade e que, se alguém desconfiar, será Santinha quem assumirá a maternidade de Artêmio. Ele é criado por Florência, a empregada dos Mendonça e Albuquerque que, sabendo da verdade, ameaça Altiva constantemente de revelá-la. Atualmente, Artêmio é um moço tímido e arisco, apaixonado por Helena, que sofre por haver sido abandonado e pelo casamento de Teobaldo com a amada. Altiva, cada vez pior, sempre o ignora e se recusa até a pronunciar o nome dele. Humilha Santinha constantemente e tudo fará para não deixar que ela e Richard se reaproximem.
Amargurado por tudo o que aconteceu em sua vida, Pedro Afonso é dominado por Altiva. Todas as noites perde dinheiro nas mesas de jogo do British Club, rumando depois para o bordel, a Casa de Campo, onde encontra consolo nos braços da sonhadora "camélia" Dinorah. Esta sonha casar de véu e grinalda, na igreja, com alguém que a ame pelo que ela é. É então que conhece Sérgio Murilo, um forasteiro, por quem se apaixona à primeira vista. Doente, ele precisa de uma transfusão de sangue, e ela, tendo o mesmo tipo sanguíneo, serve de doadora. A partir de então, ela se recusa a trabalhar, e Pedro Afonso, sem ela, acaba por se apaixonar por Zenilda, a enérgica dona do bordel que, todavia, rejeita a ideia de se envolver com o marido da sua maior inimiga, Altiva. Contudo, Pedro Afonso tudo fará para viver esse amor. Sérgio Murilo promete casamento a Dinorah, que vê os seus sonhos perto de se tornarem realidade. Mas nem tudo são flores: ele necessita de um transplante renal. É então que a apaixonada Dinorah resolve doar-lhe o seu rim. Os dois se casam e se submetem à cirurgia. Todavia, ao recuperar-se, Sérgio Murilo desaparece, deixando a mulher desesperada.
Hércules é o filho de Pedro Afonso e Altiva. Misterioso, só aparece em Greenville de tempos em tempos. A certa altura, cansada de ser sustentada por Teobaldo, Altiva pede a Hércules que se case com Dorothy, a tímida e desengonçada filha do homem mais rico da cidade, o deputado Pitágoras Williams Mackenzie, eternamente apaixonado por Altiva e que despreza a esposa, Cleonice. Viciado em jogo como o pai, Hércules está na miséria e foge de credores, que ameaçam matá-lo e à família, já que ele é casado em segredo com a sobrinha de Florência, a bela Inês, com quem tem dois filhos, Vivinha e Júnior. Pitágoras lhe promete uma larga quantia se ele ficar noivo de Dorothy. Para salvar a família, Hércules acaba por concordar. É então que Inês descobre tudo e ruma a Greenville, revelando-se. Dorothy fica desesperada e tenta se matar. Artêmio a salva e os dois se apaixonam.
A juíza Mirandinha é a grande paixão do seu assessor, Egídio. Viúva, nunca olhou para homem algum, até que Egídio consegue chamar-lhe a atenção e os dois encetam um romance malvisto pelo povo de Greenville, já que ele é vinte anos mais jovem do que ela. O próprio filho da juíza, Felipe, se revolta com a situação, embora também ele viva um romance proibido. Namora Carolaine, a filha do megalômano prefeito Ypiranga Pitiguary, que odeia a juíza, sendo ela a única pessoa que consegue pôr freio às suas loucuras. O político tudo fará para separar a filha e Felipe. A juíza e Egídio casam contra tudo e contra todos e ele se torna um homem-modelo, cobiçado pelas mulheres, principalmente pelos seus dotes culinários.
Por Amor - 1997
A novela Por Amor é uma novela brasileira e foi exibida pela Rede Globo e teve 190 capítulos. A novela foi escrita por Manoel Carlos e houve várias colaborações.
História
Helena é mais do que mãe: é a verdadeira amiga da filha Maria Eduarda, e faz de tudo para que ela aceite e ajude o pai alcoólatra, Orestes, de quem é separada. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. O rapaz sofre com a perseguição da ex-namorada, Laura, inconformada por haver sido trocada por Eduarda. Ela é cruel, invejosa, egoísta e desequilibrada, fará de tudo para destruir a vida do casal e dará o golpe da barriga para se vingar de Marcelo.
A mãe de Marcelo, Branca Letícia, também não gostou da escolha do filho, pois não simpatiza com Helena, que é simples demais para ela. Branca é uma mulher de personalidade forte, que adora manipular a vida alheia. Ela é dominadora, esnobe e muito arrogante. Tem adoração pelo filho Marcelo, mas vive criticando os outros dois por não terem ambição na vida: A moderna e bela jovem Milena e o super tímido e atrapalhado Leonardo.
Milena tem um romance com o piloto de helicóptero Fernando (Nando), mas Branca faz de tudo para separá-los, considerando que o rapaz não é do alcance social de sua família. Com a ajuda de Fausto (funcionário da empresa de helicóptero onde Nando trabalha), ela consegue armar para que o piloto seja preso com drogas. Porém, Fernando é solto algum tempo depois.
Branca controla até a vida da amiga Isabel, que tem um caso com Atílio, um homem que está à procura de um grande amor. Branca, na verdade, é apaixonada por Atílio há muito tempo, mas nunca conseguiu se expressar e nem confessa ser apaixonada. Ela fica transtornada ao descobrir que ele apaixonou-se por Helena, mãe de Eduarda. Ela se revolta e se culpa muito por jamais ter conseguido ter coragem de se declarar por mais de 20 anos. Após um breve romance, e para o desgosto de Branca e Isabel, Helena e Atílio se casam, numa linda cerimônia.
Mãe e filha engravidam na mesma época e dão à luz no mesmo dia, hora e hospital, sob os cuidados do jovem médico César, um eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce grande e saudável, mesmo ela tendo mais de 40 anos de idade. Eduarda, com menos de 25 anos, tem sérias complicações no parto e seu filho morre horas depois de uma morte súbita. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ser mãe, pois teve que retirar o útero por conta das diversas hemorragias que sofreu.
Desesperada em evitar esse duro golpe para a filha, Helena mostra que amor de mãe vai além de qualquer sacrifício e ela troca sua felicidade pela da filha e decide trocar os bebês, implorando a ajuda de César. Ela diz para o médico: "Vamos trocar os bebês!". Embora relutante com a ideia, César acaba por ceder e consente a troca, culpa que ele vai carregar por toda a trama. Tanto Helena quanto César fazem a troca com um único intuito: o amor. Assim sendo, Eduarda cria o meio-irmão pensando ser seu próprio filho, enquanto Atílio sofre por pensar que seu filho com Helena morreu ao nascer. César é a única pessoa que sabe desse segredo, o qual concordou pelo mesmo objetivo que Helena: evitar o sofrimento de Eduarda. Quem mais padece, contudo, é Helena, que é obrigada a tratar o filho como neto e ainda vê o seu relacionamento com Atílio desmoronar, apesar do grande amor que os une. Ela escreve todos os acontecimentos de sua vida em um diário e é nele que está a revelação do grande segredo que Helena carrega consigo. E é acidentalmente lendo-o que Eduarda, chocada, descobre toda a verdade ao final da trama.No final, Branca vive sozinha abandonada pela família. Laura pede para voar em um helicóptero pilotado por Nando, enteado de Orestes, e a aeronave sofre um acidente, caindo no mar. O piloto sobrevive, mas Laura não é encontrada, ficando subentendida a sua possível morte. Nando vai parar no hospital com ferimentos leves, mas termina feliz com Milena. Marcelo e Eduarda ficam juntos e pretendem adotar uma menina. Atílio decide ir embora, depois de descobrir a verdade sobre Helena e Eduarda. Na cena final, Marcelinho caminha junto com Eduarda e Marcelo, e depois corre para Helena e Atílio, reconciliados, sugerindo que o menino será criado pelos pais verdadeiros.
Torre de Babel - 1998
A novela Torre de Babel é novela brasileira e foi produzida pela Rede Globo em 1999, e teve 203 episodios. A novela foi escrita por Silvio de Abreu e teve outras colaboradores.
História
Para conceber o "Tropical Towers" – localizado fora da cidade cenográfica de Torre de Babel –, os cenógrafos Mário Monteiro e Keller Veiga se inspiraram no trabalho do pintor holandês Pieter Brueghel, que, no século XVIII, retratou a Torre de Babel descrita na Bíblia. Todo o trabalho foi realizado sem a ajuda de efeitos de computação. Feito basicamente de esquadrias metálicas e vidro, o "Tropical Towers" ocupava uma área de 1.200m2 e levou 41 dias para ser erguido, dos quais 20 foram dedicados à construção de fundações de verdade capazes de sustentar o peso da estrutura. Foram usados 4.600m de vigas metálicas pesando 20 toneladas. Cerca de 200 operários trabalharam na construção, realizada no terreno onde antes havia "Greenville", cidade cenográfica de A Indomada. Dois elevadores panorâmicos foram instalados na fachada, e escadas rolantes davam acesso aos três pavimentos do shopping, onde estavam instaladas as lojas e os escritórios da direção. Foram gastos cerca de R$ 1,1 milhão na construção deste cenário.[3]
A trama contava, ainda, com mais duas cidades cenográficas e 19 cenários internos, entre eles o cortiço onde moravam Sandrinha (Adriana Esteves) e Bina (Claudia Jimenez). O cenógrafo Keller Veiga relatou que o cenário do ferro-velho de Agenor (Juca de Oliveira) foi concebido para parecer “uma ilha dentro de um ferro-velho”. O quarto da personagem Shirley (Karina Barum), por exemplo, foi montado dentro de um trailer acoplado à sala.
Torre de Babel também teve algumas gravações em Itaipava, no estado do Rio de Janeiro, e os interiores do Shopping Iguatemi, em São Paulo, foram usados para cenas que se passavam no Tropical Towers.
Antes da estréia, o autor Silvio de Abreu definiu a trama como uma "novela catástrofe".
A novela sofreu grande rejeição do público durante seu início, devido a alguns temas fortes e pouco explorados, como o uso de drogas, violência doméstica, lesbianismo e atores interpretando personagens com personalidades diferentes do de costume. Mediante essa situação, o autor Silvio de Abreu decidiu fazer algumas mudanças drásticas. A primeira delas foi criar uma explosão, matando todos os personagens que estavam incomodando o público.
Silvio de Abreu também investiu no romance e no humor. Além disso, mudou a personalidade do personagem José Clementino (Tony Ramos), que conseguiu se redimir e também destacou a grande vilã da história, que foi a Ângela (Cláudia Raia). No fim das contas, o público aprovou as mudanças impostas pelo autor.
Mesmo após as mudanças, houve rumores de que as personagens lésbicas poderiam voltar a trama. Fato este que não ocorreu.[8] Porém Silvia Pfeifer retornou nas semanas finais da trama, interpretando outra personagem.
Em 14 de setembro de 1998, o ator Danton Mello, que interpretava Adriano na novela e que, na época, era também apresentador do Globo Ecologia, sofreu um grave acidente de helicóptero durante uma gravação para esse programa. No acidente, Danton sofreu hemorragia e fraturou costelas, ficando afastado da trama por meses, voltando somente no capítulo de 26 de novembro de 1998.
Suave Veneno - 1999
A novela Suave Veneno é uma novela brasileira foi produzida pela Rede Globo em 1998 e a novela teve 209 capítulos.
A novela foi escrita por Aguinaldo Silva e outros colaboradores.
História
O empresário Waldomiro Cerqueira atropelou a jovem Inês, que, após o acidente, perdeu a memória. Waldomiro, em dívida com a moça sozinha e sem passado, leva-a para morar em sua casa até que a situação dela se restabeleça. A família a recebe friamente e com desconfiança: a mulher, Eleonor, e as três filhas, Maria Regina, Maria Antônia e Márcia Eduarda. E o que todos temiam acaba acontecendo: o envolvimento entre Waldomiro e Inês, provocando a separação dele e de Eleonor e a fúria de Maria Regina, que vê Inês como uma intrusa e uma ameaça à fortuna da família. Maria Regina bate de frente com o pai, numa luta acirrada pelo poder na Marmoreal, empresa criada e presidida por Waldomiro.
Mas o amor por Inês custaria muito caro a Waldomiro. Tudo fazia parte de um plano de vingança arquitetado pela advogada Clarice Ribeiro, a filha bastarda que Waldomiro desconhecia. Inês desaparece, e com ela valiosos diamantes. Por conta disso, Waldomiro perde a presidência da empresa para sua filha Maria Regina. É quando ocorrem dois fatos que dão uma reviravolta na história: Clarice, de posse dos diamantes do pai, é assassinada misteriosamente; e Waldomiro encontra Inês completamente diferente na pele de outra pessoa - Lavínia.
Ao reencontrar Lavínia, Waldomiro passa a viver em função desse amor e julga ser essa misteriosa mulher a mesma Inês que apareceu como morta, meses antes. Lavínia tenta fugir várias vezes de Waldomiro sempre afirmando que não é a Inês que ele conheceu. Os próprios telespectadores só vão ter a certeza que Lavínia é mesmo Inês no dia que ela sai de casa e vai procurar Clarice para pedir ajuda com Waldomiro.
Lavínia mora em um bairro simples do Rio de Janeiro apenas na companhia de seu sobrinho Junior que ela ajuda a criar. O personagem de Junior era interpretado pelo recente ator Vinícius de Oliveira, que despontava na época com o grande sucesso do cinema nacional, Central do Brasil. Junior era filho de Adelmo, o irmão complicado de Lavínia.
Terra Nostra - 1999-2000
Terra Nostra é uma novela brasileira produzida pela Rede Globo em 1999 a 2000, a novela teve 221 capítulos. A novela Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e por outros calaboradores.
História
O cenário é o Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. A maior parte da história se passa nas fazendas de café do interior de São Paulo, mostrando a imigração italiana no Brasil, com destaque para o romance de Giuliana e Matteo, dois imigrantes italianos que foram tentar uma vida melhor em terras brasileiras.
Giuliana é filha de Giulio e Ana, imigrantes italianos que deixam seu país e vêm para o Brasil a conselho de um amigo compatriota, Francesco. No navio, a jovem apaixona-se por Matteo, e os dois fazem planos de se casar quando chegarem ao Brasil, mesmo os dois nem se conhecendo direito. A morte dos pais de Giuliana, causada pela peste negra (doença causada pela pulga de rato), e a leve infecção de Matteo pela doença aproxima ainda mais o casal, que passa uma noite ardente de amor juntos,sendo a primeira vez de Giuliana, antes de o navio atracar no porto de Santos.
Na confusão do desembarque, Giuliana e Matteo se perdem e seguem rumos diferentes. Ela é acolhida por Francesco (Raul Cortez), um milionário banqueiro, amigo de seus falecidos pais, casado com Janete, mulher prepotente e arrogante, e pai de Marco Antônio, um bon-vivant. Já Matteo vai trabalhar na fazenda de Gumercindo, um barão do café que é casado com Maria do Socorro e pai da meiga Angélica e da cruel Rosana.
Assim que vê a italiana, Marco Antônio se apaixona loucamente por ela. Francesco vê com bons olhos o casamento do filho, mas Janete não. Giuliana também rejeita o amor de Marco Antônio, pois está decidida a reencontrar Matteo. Porém, quando ela descobre que espera um filho de Matteo, Marco Antônio vê aí a chance de ficar com sua amada. Ele pede Giuliana em casamento e, com medo, a moça aceita. Entretanto, Janete arma para que seu filho seja poupado de criar o filho de Giuliana com outro homem. Com a ajuda da governanta Mariana, Janete faz o parto da nora, mas Giuliana desmaia depois de ouvir a criança chorar. Então, Janete manda que Mariana leve a criança para um orfanato bem longe e depois afirma à nora que o bebê nasceu morto.
Enquanto isso, na fazenda de Gumercindo, a beleza de Matteo encanta as irmãs Angélica e Rosana. Angélica é uma moça tímida que quer ser freira, para desgosto do pai. Rosana, impulsiva e de personalidade forte, investe no rapaz, sendo repetidamente rejeitada por ele. Entretanto, para forçar Matteo a se casar com ela, Rosana o seduz e inventa que fez amor com o italiano. E, para evitar que Angélica entre para o convento, Gumercindo aceita o pedido de casamento de Augusto, jovem com sonhos de se tornar político.
Augusto, porém, mantém um caso com Paola, bela e fogosa italiana que chegou na mesma leva que Matteo e Giuliana. Para evitar que Anacleto, o pai da jovem, o force a se casar com ela, Augusto monta uma casa para a moça na cidade de São Paulo, e se casa com Angélica conforme os planos já acertados. Posteriormente, porém, Angélica e Augusto se mudam para São Paulo, e Paola se torna amiga de Angélica. Assim, Paola percebe que Augusto tem uma boa mulher, e rompe o caso com ele.
Entretanto, por motivos de negócios, Gumercindo (Antônio Fagundes) se aproxima de Francesco. A esta altura, Matteo (Thiago Lacerda) já está casado com Rosana (Carolina Kasting), com quem tem um filho, e Giuliana teve uma filha com Marco Antônio, Aninha. Mas o verdadeiro destino do filho de Giuliana e Matteo é descoberto, e o casamento de Francesco e Janete vai por água abaixo, e Giuliana também se separa de Marco Antônio.
Mas para ambos viverem esse grande amor, restam deixarem o passado para trás, e isso inclui duas pedras no caminho do casal que terão de serem superadas: A da asquerosa Rosana e a do egocêntrico Marco Antônio. Mas no fim tudo dá certo, Giuliana se casa com Matteo e eles têm mais um filho, e Matteo aceita criar Aninha, filha de Giuliana com Marco Antônio e ficam muito felizes de reencontrar o filho que eles tiveram.
0 Comentários