a história dos primeiros ônibus

 Este veículo para o transporte públicopode ser chamado de diferentes maneiras, dependendo do país. Por exemplo: ônibus, ônibus, gôndola, ônibus, ônibus, etc. Pode transportar pessoas dentro de uma cidade, ou tornar as filas ou viagens mais longas entre duas ou mais populações. Mas nem sempre foi assim. Você gostaria de saber a história do ônibus.
A origem do ônibus pode ser encontrada no século XVII. Foi Paris, a capital francesa, a primeira grande cidade européia a usá-la por volta de 1662. No entanto, apesar de ser uma boa ideia, esse sistema falhou porque era desconfortável e caro. Trabalhou com 5 linhas desde março de 1662 até o verão de 1677.
Obviamente, naquela época, era uma espécie de carro ou uma grande carruagem de madeira. Era como um pequeno microônibus ou vagão de trem  puxado por cavalos: eles eram chamados de veículos de sangue. Mas como dissemos, foi muito desconfortável e, acima de tudo, muito caro para a época.
primeiro onibus puxado a cavalo

Com o aparecimento do eléctrico em 1775, ele parecia que o problema do deslocamento dentro de grandes cidades seria resolvido, mas ele foi o ônibuscoronel Stanislas Baudry em 1825 os meios de transporte público que obteve mais sucesso e popularidade. 
Stanislas Baudry, inventor do ônibus.

 Stanislas Baudry, inventor do ônibus.


O Sr. Baudry era o proprietário de um banho termal na cidade de Nantes (França) e para tornar seu estabelecimento acessível a todo o público, ele disponibilizou a todos os seus clientes um sistema de transporte de pessoas que partiam do centro da cidade. . Era um veículo inspirado nas velhas diligências , com capacidade para quinze pessoas.

O coronel logo percebeu que não apenas os clientes de seus banhos o usavam, mas que os moradores da cidade que queriam se comunicar com os arredores eram montados nele. Por esta razão, ele fundou a Enterprise Générale des Omnibus , e expandiu o serviço colocando o terminal de ônibus em frente a uma loja de departamentos muito popular e movimentada.

Neste ponto ele colocou uma placa com um texto em latim que dizia: Omnes omnibus, e "palavras s, lá é algo para todos ." O velho coronel gostou da idéia do omnibus, palavra latina que significa "para todos" e colocá-lo em seu carro, destinado a partir desse momento para pegar todos os tipos de passageiros: os clientes de seus banhos termais e do público em geral. Portanto, esta é a origem da palavra omnibus .

A idéia foi tão bem sucedida que foi trazida para Nova York e Londres, onde ele também deu frutos, inaugurando lá a primeira linha de ônibus em 1829. Dois anos depois do triunfo do ônibus, no ano de 1831, o ônibus veio , presente ideia Inglês Walter Hancock . Diferia do ônibus em que o ônibus tinha um motor a vapor, ou seja, podia se mover sozinho, daí o prefixo grego auto = por si mesmo. Aqui está a origem da palavra bus .


A ideia foi colocada em funcionamento experimentalmente para cobrir a linha da cidade de Londres e da cidade de Stratford. Seu primeiro nome não era ônibus ou ônibus, mas o infante .

A alguns anos mais tarde, Hancock deu o seu carro um motor a gasolina construída pela empresa alemã Benz (Karl Benz) e começaram a se multiplicar o número de unidades a partir de 1895. Não era apenas um inconveniente: o número de assentos foi reduzida , apenas seis mais dois motoristas que, como o colecionador , estavam do lado de fora do veículo como se fosse uma diligência do faroeste americano.
Primeiro ônibus a gás

Primeiro ônibus a gás

Desde 1822, as grandes capitais europeias de Paris, Berlim e Londres tinham alguns meios de transporte. Em Berlim, quarenta anos depois, o Aboag ou Allgemeine Berliner Omnibus-Aktiengesellschaft tinha uma frota de duzentos e cinquenta e sete ônibus e oitenta e nove mil cavalos para puxá-los. Esta empresa já experimentou em 1898 os primeiros ônibus elétricos equipados com grandes acumuladores de energia elétrica. Se você quiser mais informações, você pode ver como a eletricidade é obtida .
Mas esse tipo de energia limpa foi uma falha na época. Por exemplo, como na cidade espanhola de Barcelona em 1898, com as idéias e o trabalho de Emilio de la Cuadra e sua General Car Company. Dificuldade em convencer a esquecer Don Emilio eletricidade e adotar o "revolucionário" motor de combustão interna como um sistema de propulsão dos seus autocarros, mas finalmente o suíço Marc Birkigt.

 
 Trólebus, um ônibus elétrico

 Trólebus, um ônibus elétrico

Apesar de todo o ônibus, extremo ônibus curto + sufixo carro se espalhou para o resto da Europa e do mundo, superando o bonde que surgiu no século XIX, como a escolha indiscutível de transporte de massa e passou mesmo acima do bonde elétrico .
Só o sistema do metropolitano (o metro) conseguiu em 1863 fazer-lhe sombra e tirar sua clientela e futuro. Em Berlim, os trólebus operavam desde 1892 regularmente, embora o transporte público tenha começado a operar de maneira moderna em 1905. Eram veículos com dezesseis assentos no interior e dezoito no teto, além de três assentos em pé. Durante a noite, o serviço foi realizado com veículos puxados por animais.
Mas o ônibus sempre teria seu público entre aqueles que não estavam dispostos a afundar nos túneis da cidade. Seu sucesso foi tal que não parou de funcionar até nossos dias. Sim, gradualmente, eles vão com sucesso a introdução de veículos movidos a energia alternativa e mais limpa, como o gás natural, metano , hidrogênio e eletricidade. Você pode ver no link a seguir os veículos mais populares da história do ônibus.
Fonte: curiosfera