treinadores de brucee lee

 Ip Man (Seu nome real é Man Kai Yip). Nasceu em Foshan, Guangdong, na China, no dia 1 Outubro 1893 - Hong Kong, 2 Dezembro 1972)  

Biografia de Ip Man


Ele começou seu aprendizado de Wing Chun com Chan Wah-shun aos 13 anos e terminou seu treinamento com Sibak Leung Bik. Yip Man é dito ter defendido uma mulher que estava sendo atacada por um policial estrangeira, derrotando-o em defesa do atacado, o que veio a Leung Bik, que terminou a sua formação em estilo Wing Chun.
Ironicamente, o homem voltou para Foshan e se tornou um policial. Ele serviu na Segunda Guerra Sino-Japonesa e depois retornou à polícia chamada Kuomintang naquela época, até ser demitido em 1948 por conflitos políticos. Ele foi para Hong Kong para ensinar Wing Chun em uma pequena academia no mesmo ano.

treinador do bruce lee ip man


Ip Man foi o primeiro mestre (Master em chinês) ensinar abertamente a arte marcial do Wing Chun, como uma forma de sustento para as suas vidas para viajar para os seus 55 anos de Hong Kong, onde ele teve que lutar com os diferentes professores Kung Foi para obter permissão para ensinar no local, depois de derrotar vários deles e sem ninguém que fosse encorajado a enfrentá-lo, ele conseguiu o emprego. Este lugar tinha muitos estudantes que, finalmente, difundir a arte ao redor do mundo, a história da arte marcial revela que ele foi criado por uma mulher chamada Ng Mui (freira Shao Lin) que fazia parte dos monges cinco sobreviventes (conhecidos como os Cinco Antepassados: Ng Mui, Chi San, Choy Fok, Diversão Para Tak e Miu Hin) à destruição do templo de Shao Lin. Ele ensinou Wing Chun em Hong Kong de 1948 a 1969.

Sua morte é conhecido por Lun Kai, um dos seus discípulos, ele foi visitar e encontrou Ip Man morreu em sua residência em 2 de Dezembro de 1972, com 79 anos em Hong Kong, sua morte foi devido a um câncer na garganta.
Três anos após a morte de Ip Man sem deixar nenhum líder do estilo, Lun Kai permaneceu como o último líder legítimo do estilo Wing Chun. Yip Man nunca usou o título de Grão-Mestre nem autorizou ninguém a usá-lo. Ip Man descansa em um antigo cemitério em Hong Kong, onde praticantes de todo o mundo o visitam para homenageá-lo.
Ip Man durante toda sua vida provou não gostar de cinco coisas: vestindo um terno, dizendo que alguém estava errado, ensinando estrangeiros, tirando fotos e ensinando técnicas de chutes. Ip Man era um homem extremamente educado e gentil. "Um bom homem", como assinala francamente o maestro Duncan Leung.
Em sua vida privada, ele se casou com Cheung Wing Sing, que morreu em 1960 e teve quatro filhos. Duas crianças chamadas Ip Chun (31 de julho de 1924) e Ip Ching (1936) e duas filhas chamadas Ip Sum e Ip Wun.


Legado do treinador de Bruce Lee

bruce lee e ip man

Ele é conhecido, entre outras coisas, porque ele era o professor de Bruce Lee.
Em 1967, a pedido do Patriarca Ip Man, seus discípulos fundaram a "Hong Kong Ving Tsun Athletic Association" Ving Tsun sendo a transliteração oficial.

as curiosidades sobre bruce lee

Em 9 de Novembro de 2002, o governo da China, fundada em Foshan (Guangdong, China), por meio do Conselho de Desenvolvimento Yip Man, que faz parte do Conselho Cultural de Foshan, Ip Man Tong (Museu de Yip Man) com a ajuda de sua discípulos Em honra do Patriarca, e para reconhecer sua contribuição para as artes marciais chinesas.
Em 2008, um filme é feito para sua memória. Que tem a sua sequela lançado em 2010. Baseado em fatos reais, com o seu próprio nome como um título: Ip Man, em que parte de sua vida é revelado nos tempos bons e os maus que veio com o conflito entre China e Japão que durou 8 anos, de 1937 a 1945. No filme você também pode ver como ele passou a dominar o Wing Chun.