Filmes de Clark Gable 

William Clark Gable nasceu na cidade de Cádiz, nos Estados Unidos em 1901. Foi um ator americano e ganhador de um Óscar sendo o melhor ator principal, é considerado um dos melhores atores do cinema clássico.
Sua mãe morreu quando ele tinha somente sete meses de idade. Aos 16 anos deixou o colégio e foi trabalhar em uma fábrica.
Depois de ver no teatro, no teatro viu uma obra que o fez ficar impressionado, então Clark Gable decidiu ser tour.
Começou a realizar tour com companhias teatrais de segunda fila, e trabalhou também como vendedor e em diferentes indústrias para ganhar seu sustento.
Em 1924 foi a Hollywood com a ajuda financeira de um agente de teatro, Josephine Dillon, que se converteu em seu gerente. Clark Gable passou vários anos atuando em pequenos papéis de filmes e aparecendo também em obras teatrais.
Em 1930 pode assinar finalmente um contrato com a Metro Goldwyn Mayer. A partir de então interveio em vários filmes.
Clark Gable ganhou o Óscar no filme "Aconteceu Naquela Noite" de 1934. Apesar disso ele é conhecido mais por seu papel de Rhett Butler no clássico do cinema "E o vento levou" de 1939. Em 1935 também foi nomeado ao Óscar por sua intervenção em "O Grande Motim".
Desde seus primeiro papéis, demonstrou ter um "gancho" pouco comum na telinha, que mais tarde se converteria em seu reconhecido carisma para a interpretação de personagens tipo galã, com um lado escuro que tinha certo cinismo.

clark-gable-ator-cinema

Trabalhou com alguns dos melhores diretores da época dourada de Hollywood: Ernst Lubitsch, Frank Lloyd, Clarence Brown, Robert Z. Leonard, Sam Wood, George Cukor, King Vidor, John Ford, Raoul Walsh, W. S. Van Dyke, entro outros, e chegou a compartilhar a telinha com atrizes do nível de Joan Crawford, Greta Garbo, Claudette Colbert, Hedy Lamarr, Vivien Leigh, Constance Bennett, Jean Harlow, Rosalind Russell, Barbara Stanwyck, Clara Bow, Lillian Gish, Doris Day. Myrna Loy, Loretta Young (com o qual teve uma filha ilegítima, Judy Lewis), Jeannette MacDonald, Lana Turner, Greer Garson, Ava Gardner, Grace Kelly, Marilyn Monroe e Gene Tierney
Seu momento de maior fama foram os anos 30, desde os sucesso de bilheteria de "A Guarda Secreta" ou "Uma Alma Livre" ambas de 1931, até sua consagração definitiva como grande estrela de 1939 com o "E o Vento Levou", e desde os anos 40, até sua participação na Segunda Guerra Mundial. Nos anos 50, sua fama se manteve graças a alguns sucessos, especialmente no Western ou na Comédia, entre os que se destaca Mogambo, e o próprio ator declarava que esperava a oportunidade de poder terminar sua carreira com um grande filme. 
Não a encontrou até que em 1960 protagonizou seu último papel em um filme mítico por várias razões: "Os Desajustados" de 1961, junto com Marilyn Monroe e Montgomery Clift. Sua filmagem concluiu em 4 de novembro de 1960, doze dias antes da morte de Clark Gable. O filme teve a estréia em 1 de fevereiro de 1961.
Compartilhou cartazes  em seis ocasiões com a primeira loira que se converteu em um mito de Hollywood, Jean Harlow, até sua morte dela durante a filmagem de Saratoga em 1937, e formou também em três filmes com Spencer Tracy, até que esse último decidiu romper com Clark Gable por motivo profissionais.

 

VIDA PESSOAL DE CLARK GABLE


clark-gable-e-carole-lombard

O casamento de Clark Gable com sua terceira esposa, a atriz Carole Lombard, foi a época mais feliz de sua vida, segundo várias fontes. Eles se casaram em 1939, mais a união terminou de forma trágica, quando Carole Lombard morreu em um acidente de aviação em 1942. 
Clark Gable profundamente afetado pela perda de seu grande amor, decidiu entrar para a Força Aérea.
Quando voltou do serviço na Segunda Guerra Mundial voltou ao cinema com um filme, Adventure, que não teve sucesso. A Metro não lhe renovou o contrato considerando seu elevado salário. 
Nos anos seguintes dez anos Clark Gable fez filmes que em sua maioria foram filmes mais fracos que os de antes
Clark Gable se casou duas vezes: Primeiro com Sylvia Ashley, modelo e atriz inglesa viúva do ator Douglas Fairbanks Sr, e depois com Kay Williams, uma ex modelo e atriz de coadjuvante, divorciada e com dois filhos que foi a mãe de seu único filho legítimo, nascido uns meses depois de sua morte (tinha uma filha mais velha, Judy Lewis, nascida de sua relação com Loretta Young.
Seu último filme foi "O Renegado", dirigida por John Huston e co-protagonizado por Montgomety Clift e Marilyn Monroe, e para o filme foi também seu último filme: dois dias depois de finalizar a filmagem Clark Gable uma trombose coronária e depois uma aparente recuperação, a repetição do ataque cardíaco dez dias mais depois provocou seu morte em 16 de novembro de 1960 em Los Angeles, com 59 anos.
Foi enterrado junto com sua esposa Carole Lombard, no  cemitério  Forest Lawn Memorial Park de Glendale, em Los Angeles.