atriz-cinema-ingrid-bergman
 

Ingrid Bergman foi uma atriz sueca premiada com 3 prêmios Oscar. Iguakada por Meryl Streep em 2012, Frances McDormand em 2021 e somente superada por Katharine Hepburn com quatro estatuetas e cinco Globos de Ouro, além de ser a primeira ganhadora do prêmio Tony como melhor atriz.
Considera uma dos mitos da Sétima Arte, segundo a lista realizada pela American Film Institute é a quarta estrela mais importante na história do cinema. 
É provavelmente uma das atrizes mais prolíficas do século XX, devido em parte a que desenvolveu sua carreira em cinco idiomas (sueco, alemão, inglês, italiano e francês) e atuou no cinema, teatro e na televisão na Suécia, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Itália, França, Espanha e Israel.
Faleceu com 67 anos, depois de lutar contra uma longa batalha contra o câncer de mama.
Foi filha de Justus Samuel Bergman, um pequeno empresário de fotografia sueca e de sua esposa Friedel Adler, nativa da cidade alemã de Hamburgo.
Ficou órfã de mãe quando tinha três anos e seu pai, Justus, morreu onze anos depois.
Sua infância aconteceu na casa paterna, depois com uma das irmãs de seu pai que morreu seis anos mais tarde e finalmente com outro tio paterno, Otto Bergman e sua família.


INÍCIO DE INGRID BERGMAN NA SUÉCIA


ingrid-bergman-suecia

Decidiu ser atriz para combater sua extrema timides, "sou mais eu mesmo quando sou outra pessoa", dizia.
Ingrid Bergman deu seus primeiros passos no cinema como extra aos 16 anos, mais sua verdadeira meta era o trabalho teatral.
Sua primeira oportunidade para atuar foi dada por Greta Danielsson, uma antiga amiga de seu pai, que lhe ofereceu um papel como extra.
Em 1933 foi escolhida entre centenas de aspirantes para estudar no The Royal Dramatic Theater School, onde também estudou Greta Garbo, ao morrer, deixou tudo para sua filha assegurando-se que ela tivesse dinheiro para ser uma atriz.
Quando Ingrid disse a seu tio que queria ser atriz, seu tio se opôs, pois naquela época ser atriz era mal visto.
Ele pensava como tinha boas qualificações em seus estúdios de segundo grau, não necessitava ser atriz, mais como Ingrid Bergman insistia, seu tio lhe prometeu que se apresentava para uma audição e não fosse escolhida, não voltaria a tentar.
A instituição The Royal Dramatic Theater School requeria a cada ator que representara três peças, após isso, os juízes selecionaram duas delas, se o aspirante fosse rejeitado receberia uma carta marrom e se fosse aceito, um envelope branco.
Ingrid decidiu representar uma comédia.
Enquanto atuava os membros do jurado não pareciam ver graça nela, nem sequer prestavam atenção.
De reprente, depois da primeira leitura, lhe disseram que podia se retirar sem lhe dar uma segunda oportunidade.
Mais de meio século depois Ingrid Bergman lembrava de sua desilusão:
Quando abandonava o cenário parecia que estava de luto, parecia que estava em um funeral, era a morte de meu eu criativo.
Tinha o coração quebrado de verdade. Ao sair para a rua, em Estocolmo, que sempre me parecia tão bonita, já não era, e os atores e atrizes que estava esperando para pegar o envelope, riam e zombavam de mim.


ingrid-bergman-filmes

Por que não você não pegou? Perguntavam-me entre risadas.
Cada vez me sentia pior. Embora quase não visse nada porque tinha os olhos cheios de lágrimas.
Quando cheguei a casa, estavam me esperando minhas primas, me disseram que havia chamado um ator amigo delas que tinha participado nos exames.
Ele havia conseguido um envelope branco e perguntou por que eu não havia escolhido o meu.
Lhe perguntei se sabia de que cor era o meu envelope. Disse-me que era branco. Estava entusiasmada. Levadas pela agitação rasgaram o papel de dentro ao abrir o envelope.
Anos depois conheci um dos membros do jurado e lhe perguntei por que haviam interrompido minha leitura tão rápida.
Ele me disse: "Nos encantou sua seguridade e sua impertinência. Falamos e nos vimos nenhuma necessidade de perder o tempo.
Sabíamos que era fabulosa e tinha um talento inato.
Seu futuro como atriz estava certo". 
Aquela noite, quando me fiquei sabendo do envelope branco, foi a noite que mudou minha vida.
Seu primeiro filhe foi Munkbrogreven de Edvin Adolphson.
Em 1937 se casa com o dentista Petter Lindstrom, união da qual nasceu sua filha Pia Lindstrom. Petter a anima a fazer um filme na Alemanha.
Durante a filmagem do filme Die Vier Gesellen, Ingrid conhece o ministro para Ilustração Pública e Propaganda da Alemanha nazista Joseph Goebbels, que tenta convencer ela para que faça filmes para o III Reich, dado que era meio alemão e sabia o alemão, mais não aceitou.
Seu sexto filme Intermezzo teve muito sucesso e fez que o produtor cinemagráfico David O. Selznick compara os direitos do filme para que Ingrid voltasse a protagonizar no idioma inglês.

 

A ESTREIA DE INGRID BERGMAN NOS ESTADOS UNIDOS


ingrid-bergman-nos-estados-unidos

Em 1939, e depois de protagonizar vários filmes na Suécia, se muda para os Estados Unidos para protagonizar a nova versão de Intermezzo.
Em 1942 protagonizou junto a Humphrey Bogart do filme de Michael Curtiz Casabranca, estreia em 1943, no ano que foi postulada pela primeira vez ao Oscar, nesse caso por seu brilhante trabalhos no filme Por Quem os Sinos Dobram, embora não ganhou.
No entanto, Ingrid Bergman se mostrou satisfeita com seu trabalho e declara publicamente frente a atriz Jennifer Jones, ganhadora do prêmio: Tu Bernadette é melhor que minha Maria. 
Não obstante, no ano seguinte obtêm o Oscar sendo a melhor atriz, esta vez por seu papel À Meia-Luz.
Em 1945 recebe sua terceira candidatura consecutiva ao Oscar, está vez pelo filme Os Sinos de Santa Maria.
A atriz receberia sua quarta candidatura ao Oscar na categoria de melhor atriz em 1948, pelo seu papel em Joana D'Arc.
Em 1949 Ingrid Bergman decidiu escrever uma carta ao diretor italiano Roberto Rosselini expresando-lhe um desejo de trabalhar em algum de seus filmes. Quando Rossellini recebe a carta vai aos Estados Unidos para conhecer a Petter e a Ingrid Bergman.
Em 1949 mudou-se a Itália com 300 dólares pensando voltar em uns meses, para filmar as órdens de Rossellini no filme Stromboli.
Durante as filmagens, começou uma relação com o diretor italiano.
Fruto dessa relação, Ingrid Bergman ficou grávida. Seu filho Roberto Ingmar Rossellini nasceu em 2 de fevereiro de 1950, o que provou um grande escândalo nos Estados Unidos. 
O vice-presidente e diretor de Códigos de Produção, Joseph Breen, lhe pediu  que desmentisse os rumores de que estava a ponto de se divorciar e abandonar a sua primeira filha para se casar com Rossellini.
Foi criticada pela Igreja luterana da Súecia e sacerdotes da Igreja católica, sobre tudo nos Estados Unidos; também recebeu cartas de pessoas que pensavam que devia ser queimada na fogueira, como Joana Dar'c, mais também ser queimada como bruxa.
O escândalo foi de tal magnitude que inclusive provocou que a atriz fosse declarada pessoa non grata no território americano, o que fez que exilara na Itália, deixando ao seu primeiro e a sua primeira filha nos Estados Unidos.
Tal como declarou depois: 

Chegaram cartas cruéis, cada envelope ia cheio de ódio. Em algumas estavam escrito que eu arderia no inferno por toda a eternidade. Outras diziam que era uma agente do diabo e que meu pequeno era filho do diabo. E ainda outras que meu bebê nasceria morto ou seria corcunda.
Falavam de todo tipo de deformações que afetariam a meu filho.
Chamavam-me de puta, e não podia acreditar que me odiasse tanta gente. A Margem do que pensaram sobre minha vida, se tratava de minha vida privada, e eu não lhes havia feito nada.
Estava em estado de choque. Chegavam cartas de todas as partes, mais a maioria da América. 
América é muito grande, assim que havia gente para escrever cartas de todo tipo. Roberto me perguntava por que as lia se me afetavam muito.
Dizia que era como ler resenhas de críticos a quem nunca gostava do seu trabalho.
Que sentido tem? Eu lhe respondia que era o único modo para encontrar cartas de amigo que me animavam e me apoiavam.
Depois de me separar de Lindstrm e depois do nascimento de seu filho, a atriz teve além outras duas filhas em 1952, as gêmeas Isabella e Isotta. Finalmente, se separou de Rossellini em 1957.
Durante sua estadia na Itália trabalhou em cinco filmes. Viaggio in Italia, Giovanna d'Arco ao Rogo e La Paura; em seu momento, esses filmes representaram fracassos de público e de crítica, embora mais tarde fosse valorizado, especialmente por causa das críticas na Europa e aos criadores do movimento frances Nouvelle vague.

 

INGRID BERGMAN DE VOLTA AO CINEMA INTERNACIONAL


filmes-ingrid-bergman

As falhas de seu trabalho junto com Rossellini levaram ao casamento a uma crise artística e financeira. Em 1956 Rossellini lhe permitiu trabalhar as ordens do diretor francês Jean Renoir no filme Elena et les hommes com o qual teve sucesso.
Nesse ano protagonizou na Inglaterra no filme Anastásia pelo qual ganharia seu segundo Oscar como melhor atriz, que seu amigo e colega Cary Grant recebeu em seu nome.
Redobrado o sucesso com seu triunfo nas mesas em Paris, em Tea and Sympathy de Robert Anderson, durante a temporada 1956 a 1957. 
Em 1959 voltou a Hollywood para apresentar o Oscar no melhor filme na 31° edição de entrega dos prêmios da Academia. Na sala, o público a recebeu com uma ovação fechada.
Em 23 de dezembro de 1958, se casou com o produtor teatral Lars Schmidt.
A partir de então, começou a alternar suas atuações no filmes nos Estados Unidos e na Europa, assim como aparições ocasionais em dramas televisivos e em obras de teatro,
Desse período destacam seus trabalhos no filme Turn of the Screw de 1959, pelo qual recebeu seu primeiro prêmio Emmy; Hedda Gabler 1962; A visita de 1963; Stimulantia, filmado em 1964 sobre um relato de Guy de Maupassant, no  qual se reuniu com seu antigo colega da Escola de Arte Dramática, Gunnar Bjornstrand e o antigo mentor de Bergman, Gustaf Molander, no qual foi seu último trabalho para o cinema; A Voz Humana de 1966; Flor de Cacto de 1969; Uma Questão de Tempo de 1976 no filme também chamado Nina, junto com Liza Mennielli, dirigida por Vincent Minneli, no qual atuava sua própria filha, Isabella Rossellini em sua estreia nas telinhas e era maquiada por sua irmã gêmea, Ingrid Rossellini; Sonata de outono de 1978, dirigida por Ingmar Bergman.
Em 1974, a atriz recebeu seu terceiro Oscar, está vez na categoria de melhor atriz coadjuvante, por sua participação no filme Assassinato no Expresso Oriente.
Em 1975 foi diagnosticado um câncer de mama e nesse mesmo ano se divorciou de Lars Schmidt. Apesar de sua frágil saúde, seguiu trabalhando a tempo completo.


filmes-ingrid-bergman

Sua última indicação ao prêmio Oscar foi recebido em 1978 por seu papel em Sonata de outono, o diretor sueco Ingmar Bergman. No final de 1981, se mudou para Israel para a filmagem da mini-serie televisiva chamada Golda sobre a vida da primeira ministra de Israel Golda Meir.
Nas nove semanas de rodagem, que concluíram em Londres, significaram um enorme desafio para a saúde debilitada da atriz, na etapa terminal do dia em que cumpria 67 anos.
Ao longo de sua vida, três diretores marcaram sua carreira cinematográfica: Gustaf Molander, que lhe dirigiu em sete filmes e com o qual foi proclamada melhor promessa do cinema sueco de 1935; Rossellini, que a dirigiu em seis filmes e foi seu marido; e Alfred Hitchcock, que a dirigiu em três ocasiões sendo já uma consolidada atriz.
Recebeu a premiação italiana Ruban d' Argento sendo a melhor atriz estrangeira em duas ocasiões, pelos filmes Stramboli, de 1950, e Europa 51, de 1952.
Também ganhou o prêmio Emmy por seus trabalhos em Turn of the screw em 1959 e Golda de 1982.
Por essa minissérie obteve além do Globo de Ouro sendo a melhor atriz da minissérie.
 Seu trabalho no palco foi igualmente reconhecido tanto na Suécia, onde estreou na década de 1930, quanto nos Estados Unidos na Broadway Avenue, em Nova York, onde interpretou Liliom de Ferenc Molnár (1940); Juana de Lorena de Maxwell Anderson (1946-47) e Stately Mansions de Eugene O'Neill (1967-68). Seus sucessos teatrais foram estendidos em turnês nos Estados Unidos com Anna Christie de O'Neill (1941); em toda a Europa com Joana d'Arc em jogo por Claudel e Honegger (1953-55); na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá com The Conversion of Captain Brassbound de George Bernard Shaw (1971-72) e The Constant Wife of Somerset Maugham (1973-75), além de seus sucessos na França com Tea and Sympathy de Robert Anderson (1956- 57) e Hedda Gabler de Ibsen (1962-63) e no West End de Londres com A Month in the Country de Ivan Turgenev (1965-66) e Waters of the Moon de Norman Charles Hunter (1977-78).



O SIGNIFICADO DE INGRID BERGMAN

 

filmes-ingrid-bergman

De acordo com a lista compilada pelo American Film Institute, 4 Ingrid Bergman é a quarta estrela feminina mais importante da história do cinema, precedida por Katharine Hepburn, Bette Davis e Audrey Hepburn. Por outro lado, como a atriz era fluente em sueco, inglês, italiano, alemão e francês, ela pôde participar de várias obras cinematográficas rodadas nessas línguas e ganhar outros prêmios.
Bergman também foi considerada a segunda atriz com mais Oscar da história do cinema com 3 prêmios: 2 de Melhor Atriz e 1 de Melhor Atriz Coadjuvante, sendo 5 a quinta atriz com mais indicações ao Oscar com 7 indicações, das quais ganhou 3 vezes.